Ao alcançar a quinta vitória seguida nas cinco partidas iniciais, feito que ninguém havia conseguido desde 2003, o clube paulista deixou para trás Botafogo e Fluminense, em 2005, e o Inter, em 2009, e a si mesmo, já em 2001, todos com o acúmulo de quatro triunfos nos primeiros quatro jogos.
A vitória também deixa o São Paulo ainda mais confortável na liderança do Nacional, agora com 15 pontos em 15 possíveis. Mas o triunfo passou, e muito, pelas mãos do goleiro Rogério Ceni, que fechou o gol e pegou até pênalti em Fortaleza. Como algo mais, um golaço de Lucas.
A pressão do Ceará foi fortíssima e só não virou gol aos 21 minutos do primeiro tempo porque o arqueiro pegou a penalidade cobrada por Osvaldo após falta de Xandão dentro da área dois minutos antes. Aos 35, veio o castigo. Marlos invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado para fazer 1 a 0 São Paulo.
No segundo tempo, Rogério fez pelo menos cinco ou seis defesas daquelas consideradas milagrosas. Com o goleiro pegando tudo atrás, coube ao time visitante explorar os contra-ataques e a velocidade dos jovens Lucas e Henrique na frente. Aos 21, Lucas aproveitou sobra, invadiu a área do Ceará, deixou marcador e goleiro para trás e tocou para o fundo do gol vazio.
Rogério pegou até pênalti no Ceará e garantiu a quinta vitória seguida do São Paulo
Crédito da imagem: Agência Estado
Na próxima rodada, o Ceará encara o Palmeiras, novamente em casa, enquanto os são-paulinos tem um teste de fogo contra o Corinthians, no Pacaembu.Crédito da imagem: Agência Estado
O Jogo
O Ceará iniciou a partida com tudo, não deixando o São Paulo respirar. Os lances, porém, não chegaram a dar muito trabalho para Rogério Ceni. A primeira chegada com real perigo para o goleiro tricolor foi com Osvaldo, aos 13 minutos. Ele recebeu de Thiago Humberto e bateu cruzado para boa defesa do arqueiro.
Aos 19, os visitantes quase surpreendera. Sem aparecer muito, Lucas cruzou para cabeçada de Casemiro, que parou em bela defesa de Fernando Henrique. Na sequência, Osvaldo puxou contra-ataque e foi derrubado por Xandão dentro da área. Pênalti, que o próprio atacante bateu e, mais uma vez, parou em bela defesa de Rogério.
Depois do lance, o ritmo da partida diminuiu. O Vozão passou a arriscar da entrada área e não manteve a mesma pegada na marcação. Assim, inflamados pela boa partida de Rogério, os garotos são-paulinos começaram a mostrar futebol. E não precisaram de muito para abrir o placar.
Em jogada trabalhada desde o meio-campo, Wellington achou Marlos na esquerda. O atacante ganhou no corpo do zagueiro, girou, limpou para o pé esquerdo e bateu rasteiro, sem chances para Fernando Henrique, fazendo 1 a 0 aos 34 do primeiro tempo. Com a vantagem, os visitantes seguiram no mesmo ritmo, cozinhando o duelo até o intervalo.
Já no segundo tempo, um Ceará ligado veio pra cima do São Paulo. Com três minutos, Diego Macedo desceu livre pela direita e tocou para o meio. Iarley desviou fraco, Xandão afastou e o próprio Iarley brigou pela bola com Rogério. Ela sobrou para Thiago Humberto, que, sem goleiro, chutou e foi travado por Jean.
Após o lance, Paulo César Carpegiani tirou Marlos e colocou Bruno Uvini, para acertar a defesa. Mesmo assim, o Vozão seguiu em cima, e Osvaldo perdeu mais dois gols, em outras boas defesas de Rogério. Enquanto isso, Henrique, isolado na frente, tentava as jogadas e dava certo trabalho para Fernando Henrique.
E o golpe fatal tricolor veio após o atacante brigar com o zagueiro e ela ficar com Lucas, sumido até então. O garoto limpou o zagueiro, driblou o goleiro e tocou para o fundo das redes, marcando o segundo.
Mesmo com o 2 a 0, Rogério seguiu fazendo belas defesa. Aos 28, ele foi buscar no ângulo grande chute de Diguinho. O ímpeto, porém, não era mais o mesmo. Assim, o time tricolor apenas administrou a vantagem, e segurou a campanha 100% no Brasileiro.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 0 X 2 SÃO PAULO
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 19 de junho de 2011, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Marcia Lopes Caetano (RO)
Cartões Amarelos: João Marcos (Ceará); Juan, Rodrigo Souto e Bruno Uvini (São Paulo)
Gols: Marlos, aos 34 minutos do primeiro tempo, e Lucas, aos 21 minutos do segundo tempo
CEARÁ: Fernando Henrique; Diego Macedo (Sinho), Diego Sacoman, Erivelton e Vicente; João Marcos, Heleno, Eusébio (Washington) e Thiago Humberto; Osvaldo e Iarley (Diguinho)
Técnico: Vágner Mancini
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan; Welington, Rodrigo Souto, Casemiro (Carlinhos Paraíba) e Lucas; Marlos (Bruno Uvini) e Henrique (Rivaldo)
Técnico: Paulo César Carpegiani
Nenhum comentário:
Postar um comentário