O Barbalha, da 2ª Divisão Cearense, levou apenas 12 jogadores, todos irregulares, para a estreia na competição, no dia 10 de março, contra o Boa Viagem, e deve ser gravemente punido por isto. A denúncia foi feita nesta terça-feira pelo pocurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol no Ceará (TJDF-CE), Marcelo Desidério.
O Barbalha foi denunciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz: Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. A pena para este artigo é a perda de três pontos por cada jogador irregular, além de multa variável entre R$ 100 e R$ 100 mil.
- A pena para o time, caso seja condenado pelo Tribunal (TJDF-CE), é da perda de três pontos por cada jogador, ou seja, eles devem perder 36 pontos - afirma Marcelo Desidério.
Segundo o procurador do TJDF-CE, a maioria desses jogadores só teve seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 13 de março. O caso deve ser julgado na próxima segunda-feira.
O presidente do time, Mavignier Morais de Carvalho, afirma que já contratou um advogado e que tem os recibos do pagamento da anuidade pela utilização do sistema da CBF. Segundo Mavignier, o clube fez as inscrições e pagamentos antes do início da competição.
- Nós pagamos e vamos provar quando for a julgamento. É natural que a Federação (Cearense de Futebol) não tenha visto ou coisa assim. Eles têm que atender a todos os clubes. Nós não vamos perder pontos não e nem seremos rebaixados - garante o presidente do Barbalha.
A FCF rebate a informação do presidente do Barbalha e informa que o clube só fez o pagamento da anuidade do sistema eletrônico de registro da CBF na sexta-feira, 9 de março. Júlio Manso, diretor de operações e registro da entidade, disse ainda que a liberação do sistema só ocorre no dia posterior ao pagamento. Desta forma, o Barbalha teria que ter efetivado o pagamento até a quinta-feira, 8 de março.
No Regulamento Específico da 2ª Divisão Cearense, caso os atletas tivessem sido inscritos até a sexta-feira, eles estariam respaldados legalmente para atuar no sábado, 10 de março.
- Nós fazemos todo um trabalho informativo para os clubes cearenses. Os outros onze clubes da 2ª divisão não tiveram esse problema, apenas eles - ressalta Júlio Manso, que conta ainda que a FCF já realizou sete simpósios com dirigentes do clube desde que o sistema informatizado da CBF foi adotado, em 2010.
O Barbalha tem 12 pontos conquistados na Segundona Cearense, ocupando a 2ª posição do grupo A2. Hoje, o time estaria classificado para a fase final da competição. No entanto, se condenado a perder os 36 pontos será rebaixado para a Terceirona, de onde veio no ano passado.
Outros clubes
O TJDF-CE informou ainda que está analisando as outras súmulas dos jogos do Barbalha para verificar se houve mais irregularidades. Marcelo Desidério diz que as súmulas das outras equipes também estão sendo acompanhadas.
- Até o momento, essa foi a única irregularidade confirmada e denunciada. Mas qualquer outra equipe que apresentar algum tipo de irregularidade vai ser denunciada da mesma forma - frisa o procurador.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário