Como se não bastasse o forte calor e o polêmico saibro azul, o vento deu as caras na segunda semifinal do Masters 1.000 de Madri. Mas Roger Federer nem precisou dele. Passou feito um furacão por Janko Tipsarevic, sérvio que na véspera tinha derrubado o número 1 do planeta, Novak Djokovic. Mantendo o controle do início ao fim, o suíço defendeu todos os seus saques, venceu por 2 a 0 (6/2 e 6/3) e avançou para enfrentar o tcheco Tomas Berdych na final de domingo. O terceiro do mundo agora está a um passo não apenas do título, mas de tomar a segunda posição de Rafael Nadal no ranking.
Bicampeão em Madri (2006 e 2009), Federer busca o tricampeonato contra um motivado Berdych, que tem sacado muito bem no torneio e eliminou Juan Martín Del Potro em dois sets na semifinal. Como se não bastassem o tri e a segunda posição do ranking, o suíço pode também igualar Nadal como maior campeão de torneios Masters 1.000, com 20 títulos.
Oitavo do mundo, Tipsarevic viu com a ajuda de seus tradicionais óculos um rival bem acima das suas possibilidades neste sábado. Em sua segunda semifinal de Masters (perdeu em Montreal no ano passado), não repetiu a boa performance da véspera e sucumbiu à experiência do suíço.
Logo no primeiro game, Federer mostrou que não estava disposto a manter a zebra viva em Madri. Sem perder nenhum ponto, ele confirmou o serviço e fez 1/0. Três games depois, abriu a disputa com duas duplas-faltas seguidas, mas se recuperou e conseguiu sua primeira quebra, garantiu um confortável 4/1 no placar. Tipsarevic ainda sacou para cortar a vantagem, mas Federer abriu 5/2 e, no oitavo game, quebrou de novo para fechar tranquilamente em 6/2.
Na segunda parcial, o vento já tinha dado um tempo. Os tenistas defenderam seus serviços nos primeiros games, mas Federer logo voltou a quebrar no quarto e abriu 3/1. A partir dali, controlou o ritmo da partida até fechar em 6/3 e garantir a passagem para a final. Abriu um sorriso tímido, consciente de que o objetivo real é a conquista dupla de domingo: o título e a segunda posição no ranking.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário