Sebastian Vettel quebrou o jejum de mais de três meses sem vitória e voltou a vencer na F1. Com atuação perfeita, o alemão da Ferrari deu o bote para cima de Valtteri Bottas ainda na largada e ganhou a posição no S do Senna. Daí em diante, apesar da proximidade do finlandês, o fato é que Vettel não teve adversários e comemorou um triunfo fácil no GP do Brasil deste domingo (12). Mas quem deu show mesmo foi Lewis Hamilton. Soberbo e com uma performance de gala, de um autêntico tetracampeão mundial, o britânico largou do pit-lane e escalou o pelotão com propriedade, sem tomar conhecimento dos rivais. Nas voltas finais, depois de passar Max Verstappen, foi para cima de Kimi Räikkönen. O 'Homem de Gelo', porém, resistiu, e o pódio escapou por pouco para o britânico, que ainda assim foi muito aplaudido pelo público em Interlagos.
Em quarto, Hamilton foi seguido por Max Verstappen, da Red Bull, enquanto seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, fechou em sexto. Felipe Massa, na sua despedida definitiva de Interlagos como piloto de F1, foi o sétimo, à frente de Fernando Alonso, que completou um ótimo fim de semana. Com uma batalha bem acirrada no fim, Sergio Pérez não conseguiu passar os dois adversários, mas somou outros dois pontos. Nico Hülkenberg completou o top-10.
Saiba como foi o GP do Brasil de F1
Antes mesmo da largada, a Ferrari novamente se via em maus lençóis. Assim como aconteceu minutos antes do início do GP do Japão, a Ferrari de Kimi Räikkönen apresentou probemas, o que motivou uma pequena correria por parte da equipe italiana. Ainda assim, o 'Homem de Gelo' entrou no carro e se preparava para a prova. Assim como Lewis Hamilton, ainda nos boxes da Mercedes porque largou do pit-lane.
Vettel largou bem e tomou a ponta do pole Bottas por dentro, no S do Senna. Räikkönen manteve o terceiro lugar, seguido por Max Verstappen, Fernando Alonso e Felipe Massa. Mas a corrida teve seu primeiro momento de ação mesmo quando Romain Grosejan tocou Force India de Esteban Ocon, numa batida de franceses. O jovem ficou fora e abandonou pela primeira vez na temporada. Quem também ficou fora foi Stoffel Vandoorne, que tocou na Red Bull de Daniel Ricciardo depois de ter sido espremido e acertado por Kevin Magnussen, que também deixava a disputa. Que primeira volta! Safety-car na pista.
Com a entrada do safety-car, os pilotos tiveram de passar pelo pit-lane para a retirada de detritos da pista. A cronometragem registrava pit-stop a cada passagem dos pilotos, mas apenas Ricciardo, Grosjean e Pascal Wehrlein haviam feito verdadeiramente seus pit-stops.
Vettel manteve a dianteira na relargada, enquanto Kimi pressionava Bottas, mas o piloto da Mercedes se segurou em segundo. E Massa conseguia passar Alonso para assumir a quinta posição. Por sua vez, Hamilton já era o 13º colocado e dava pinta de que até mesmo o pódio era possível.
Com o desenrolar das primeiras voltas, Vettel abria vantagem para Bottas. E Hamilton já assumia um lugar no rol dos dez primeiros, escalando com competência o pelotão. Após a volta 10, o tetracampeão já passava as Renault de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg para tomar o oitavo lugar, ficando apenas 12s5 atrás de Vettel. Ricciardo, que também vinha em recuperação, já era o 12º. Era um show dos dois em São Paulo.
Lewis já era o sétimo depois de passar um aguerrido Sergio Pérez, que bem tentou seguir à frente, mas não pode fazer muito com o melhor conjunto da Mercedes. Hamilton fez a ultrapassagem por fora, no S do Senna. Ricciardo, por sua vez, já se colocava no top-10.
Vettel continuava à frente com 21 voltas. Não chegava a ser ameaçado por Bottas, mas o finlandês estava perto, 1s6 atrás. O show todo era de Hamilton, quinto colocado depois de não tomar conhecimento de Fernando Alonso e Felipe Massa. Sua cruzada pelo pódio estava em curso, enquanto Grosjean era punido em 10s por ter causado a colisão que custou a corrida de Ocon.
Depois que os ponteiros fizeram sua parada para troca de pneus, Hamilton assumiu a liderança da corrida na volta 30, ainda com os pneus macios com os quais largou. Vettel se segurou à frente de Bottas, enquanto Räikkönen vinha logo atrás, seguido por Verstappen e Ricciardo, com ótima recuperação. Massa aparecia como o 'melhor do resto', em sétimo, à frente de Fernando Alonso e Sergio Pérez. Hülkenberg aparecia em décimo.
Mais atrás, Lance Stroll tinha uma corrida sofrível em uma pista em que jamais havia corrido antes e só estava à frente de Brendon Hartley, que abandonou na volta 41.
Hamilton finalmente fez sua parada na volta 43, com Ricciardo realizando a troca de pneus na volta seguinte. Com os supermacios, Lewis voltou à pista em quinto, à frente de Massa e Ricciardo. Com cerca de 16s de frente para Vettel, o líder, o tetracampeão mostrava que o pódio era muito possível em São Paulo.
Com 15 voltas para o fim, Hamilton já se colocava 2s6 atrás de Verstappen. A briga pelo quarto lugar era iminente. Só que nem chegou a ser uma briga. Na volta 59, Lewis passou o holandês no fim da Reta Oposta para avançar mais um degrau rumo ao pódio. O próximo a ser batido era Kimi. E era só uma questão de tempo. Ainda mais virando um tempo monstruoso: 1min11s918.
Verstappen, com os pneus destruídos, voltava ao pit-lane para fazer mais uma parada, com a Red Bull espetando um jogo de supermacios em seu carro para ir até o fim. Lewis, por sua vez, estava cada vez mais perto de Kimi. Só que o finlandês resistiu no fim para fechar o domingo no pódio. O que nem assim invalida a enorme performance de Hamilton, muito aplaudido em Interlagos, assim como Felipe Massa, na sua despedida do GP do Brasil de F1.
F1, Interlagos, GP do Brasil, Resultado:
Em quarto, Hamilton foi seguido por Max Verstappen, da Red Bull, enquanto seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, fechou em sexto. Felipe Massa, na sua despedida definitiva de Interlagos como piloto de F1, foi o sétimo, à frente de Fernando Alonso, que completou um ótimo fim de semana. Com uma batalha bem acirrada no fim, Sergio Pérez não conseguiu passar os dois adversários, mas somou outros dois pontos. Nico Hülkenberg completou o top-10.
Saiba como foi o GP do Brasil de F1
Antes mesmo da largada, a Ferrari novamente se via em maus lençóis. Assim como aconteceu minutos antes do início do GP do Japão, a Ferrari de Kimi Räikkönen apresentou probemas, o que motivou uma pequena correria por parte da equipe italiana. Ainda assim, o 'Homem de Gelo' entrou no carro e se preparava para a prova. Assim como Lewis Hamilton, ainda nos boxes da Mercedes porque largou do pit-lane.
Vettel largou bem e tomou a ponta do pole Bottas por dentro, no S do Senna. Räikkönen manteve o terceiro lugar, seguido por Max Verstappen, Fernando Alonso e Felipe Massa. Mas a corrida teve seu primeiro momento de ação mesmo quando Romain Grosejan tocou Force India de Esteban Ocon, numa batida de franceses. O jovem ficou fora e abandonou pela primeira vez na temporada. Quem também ficou fora foi Stoffel Vandoorne, que tocou na Red Bull de Daniel Ricciardo depois de ter sido espremido e acertado por Kevin Magnussen, que também deixava a disputa. Que primeira volta! Safety-car na pista.
Com a entrada do safety-car, os pilotos tiveram de passar pelo pit-lane para a retirada de detritos da pista. A cronometragem registrava pit-stop a cada passagem dos pilotos, mas apenas Ricciardo, Grosjean e Pascal Wehrlein haviam feito verdadeiramente seus pit-stops.
Vettel manteve a dianteira na relargada, enquanto Kimi pressionava Bottas, mas o piloto da Mercedes se segurou em segundo. E Massa conseguia passar Alonso para assumir a quinta posição. Por sua vez, Hamilton já era o 13º colocado e dava pinta de que até mesmo o pódio era possível.
Com o desenrolar das primeiras voltas, Vettel abria vantagem para Bottas. E Hamilton já assumia um lugar no rol dos dez primeiros, escalando com competência o pelotão. Após a volta 10, o tetracampeão já passava as Renault de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg para tomar o oitavo lugar, ficando apenas 12s5 atrás de Vettel. Ricciardo, que também vinha em recuperação, já era o 12º. Era um show dos dois em São Paulo.
Lewis já era o sétimo depois de passar um aguerrido Sergio Pérez, que bem tentou seguir à frente, mas não pode fazer muito com o melhor conjunto da Mercedes. Hamilton fez a ultrapassagem por fora, no S do Senna. Ricciardo, por sua vez, já se colocava no top-10.
Vettel continuava à frente com 21 voltas. Não chegava a ser ameaçado por Bottas, mas o finlandês estava perto, 1s6 atrás. O show todo era de Hamilton, quinto colocado depois de não tomar conhecimento de Fernando Alonso e Felipe Massa. Sua cruzada pelo pódio estava em curso, enquanto Grosjean era punido em 10s por ter causado a colisão que custou a corrida de Ocon.
Depois que os ponteiros fizeram sua parada para troca de pneus, Hamilton assumiu a liderança da corrida na volta 30, ainda com os pneus macios com os quais largou. Vettel se segurou à frente de Bottas, enquanto Räikkönen vinha logo atrás, seguido por Verstappen e Ricciardo, com ótima recuperação. Massa aparecia como o 'melhor do resto', em sétimo, à frente de Fernando Alonso e Sergio Pérez. Hülkenberg aparecia em décimo.
Mais atrás, Lance Stroll tinha uma corrida sofrível em uma pista em que jamais havia corrido antes e só estava à frente de Brendon Hartley, que abandonou na volta 41.
Hamilton finalmente fez sua parada na volta 43, com Ricciardo realizando a troca de pneus na volta seguinte. Com os supermacios, Lewis voltou à pista em quinto, à frente de Massa e Ricciardo. Com cerca de 16s de frente para Vettel, o líder, o tetracampeão mostrava que o pódio era muito possível em São Paulo.
Com 15 voltas para o fim, Hamilton já se colocava 2s6 atrás de Verstappen. A briga pelo quarto lugar era iminente. Só que nem chegou a ser uma briga. Na volta 59, Lewis passou o holandês no fim da Reta Oposta para avançar mais um degrau rumo ao pódio. O próximo a ser batido era Kimi. E era só uma questão de tempo. Ainda mais virando um tempo monstruoso: 1min11s918.
Verstappen, com os pneus destruídos, voltava ao pit-lane para fazer mais uma parada, com a Red Bull espetando um jogo de supermacios em seu carro para ir até o fim. Lewis, por sua vez, estava cada vez mais perto de Kimi. Só que o finlandês resistiu no fim para fechar o domingo no pódio. O que nem assim invalida a enorme performance de Hamilton, muito aplaudido em Interlagos, assim como Felipe Massa, na sua despedida do GP do Brasil de F1.
F1, Interlagos, GP do Brasil, Resultado:
1 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 71 voltas | |||
2 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | +2.762 | |||
3 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | +4.600 | |||
4 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | +5.468 | |||
5 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | +32.940 | |||
6 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | +48.691 | |||
7 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | +1:08.882 | |||
8 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | +1:09.363 | |||
9 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | +1:09.500 | |||
10 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | +1 volta | |||
11 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | +1 volta | |||
12 | 26 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Renault | +1 volta | |||
14 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | +1 volta | |||
14 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | +1 volta | |||
15 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | +2 voltas | |||
16 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | +2 voltas | NC | ||
17 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Renault | +35 voltas | NC | ||
18 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | +71 voltas | NC | ||
19 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | +71 voltas | NC | ||
20 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | +71 voltas | NC | ||
Recorde | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:08.322 | 11/11/2017 | |||
Melhor volta | Max VERSTAPPEN Varjota Esportes - Ce. / MSN. | HOL | Red Bull | 1:11.044 | 12/11/2017 |
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