Após chegar à final da série B do Campeonato Cearense, o Pacajus Esporte Clube disputará a elite do futebol profissional do Estado no próximo ano. O clube foi um dos times beneficiados com o investimento da Prefeitura e garantiu classificação com a melhor campanha da competição: seis vitórias, seis empates e uma derrota.
“Investir na juventude sempre é importante, o principal projeto do time é trabalhar a base, o profissional é só uma extensão”, afirma Cristiano Cortez, presidente do clube. Ele celebra que a subida do Cacique do Vale à série A do estadual é uma nova oportunidade aos jovens da cidade. “Nós perdíamos muitos talentos porque eles não tinham para onde ir. Agora eles terão um lugar bom para jogar na própria cidade”, pontua.
O esporte como um objeto de transformação social é a filosofia que a Prefeitura de Pacajus, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, tem adotado. A gestão pública patrocina os times de futebol da cidade, desde que eles garantam investimento para os jogadores das categorias de base.
De acordo com o prefeito Bruno Figueiredo, essa é uma forma de atingir os bairros menos favorecidos, onde o esporte surge como uma alternativa para os jovens. “A juventude se envolve com uma perspectiva de chegar ao nível profissional. Nossa aposta não é somente nessa carreira esportiva, mas em todo seu potencial para a formação de cidadãos”, ressalta.
Nesse sentido, a cidade construiu, em março deste ano, a primeira Areninha do município. O equipamento, implantado em parceria com o Governo do Estado, é localizado no Alto da Boa Vista, um dos bairros socialmente mais vulneráveis de Pacajus, e deve atingir cerca de 1.500 pessoas, de acordo com informações da Secretaria de Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv).
Telmo Alexandre, secretário de Esportes e Juventude de Pacajus, explica que essa ação da Prefeitura dá continuidade ao trabalho desenvolvido nos projetos sociais da cidade. “Essa decisão foi tomada para beneficiar crianças e adolescentes do nosso município, é fundamental valorizar nossos talentos e dar essa oportunidade”, destaca.
O secretário comenta que o apoio não se restringe ao futebol masculino e o investimento também chegou à modalidade feminina, que teve um campeonato juvenil no ano passado. Além disso, ele fala que a ideia é valorizar gradativamente talentos de outros esportes, como vôlei, basquete e karatê.
Varjota Esportes - Ce. / O Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário