PORTO CONNQUISTA LIGA DOS CAMPEÓES 1987.



No dia 27 de maio de 1987, o Porto conquistava de maneira histórica sua primeira Liga dos Campeões da UEFA.
Na final, contra o favorito Bayern München de Pfaff, Brehme e Matthäus, mais de 60 mil pessoas no Praterstadion (atual Ernst Happel Stadium), em Viena, viram Ludwig Kögl, aos 25´, abrir o placar para os alemães.
Se a vitória bávara era mais do que previsível, após aquele gol ela estava quase consolidada. Com mais posse de bola e chances de gols, os alemães dominavam as ações e o quarto título europeu parecia questão de tempo. Mas, falando de tempo, os 15 minutos do intervalo fizeram bem à mente de Artur Jorge e de seus comandados.
O treinador portista tirou um volante (Quim) e colocou o talismã Juary com o objetivo de bagunçar a defesa alemã e dar mais liberdade para Futre criar jogadas ao seu estilo, pelas pontas e com muita criatividade. Além disso, Madjer poderia abusar dos dribles e também aparecer como elemento surpresa. Dito e feito.
O Porto foi totalmente outro no segundo tempo e mudou os prognósticos. Mais incisivo, o time azul e branco encolheu o Bayern em seu próprio campo e chegou ao gol de empate aos 32´, quando Madjer recebeu dentro da área e mandou para o gol de Pfaff de calcanhar, num dos gols mais bonitos da história das finais da Liga dos Campeões.
O tento impulsionou os portugueses à virada, que aconteceu três minutos depois, após outra boa jogada de Madjer, dessa vez pela esquerda, que deixou um zagueiro para trás e cruzou na medida para Juary mandar para as redes: 2 a 1. Com a vitória na mão, o Porto jogou com muita inteligência os minutos finais e deu show com sua defesa muito bem postada, que deixou os atacantes alemães em constantes impedimentos. Sem esboçar reação, o Bayern caiu e o Porto fez uma histórica e inesperada festa: depois de 25 anos, um clube português era campeão da Europa. E, pela primeira vez, o Porto conquistava o mais cobiçado troféu de todo o continente.
📷 Em pé: Jósef Mlynarczyk, Eduardo Luís, Celso Gavião, Augusto Inácio, Jaime Magalhães e João Pinto. Agachados: Rabah Madjer, Quim, António André, António Sousa e Paulo Futre.
Relembre no Imortais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário