NOSSO FUTEBOL COM ERNANDO MESQUITA.

 
 BANGU ATLÉTICO CLUBE 1985 - RIO DE JANEIRO. 
VICE - CAMPEÃO CARIOCA E VICE - CAMPEÃO BRASILEIRO.
 
Da esquerda para direita: Marinho, Lulinha, João Cláudio, Oliveira, Gilson Gênio, Marcio Nunes, Jair, Baby, Ado e Israel. E no canto, o Lendário Dr. Castor de Andrade. 
 

Bangu Atlético Clube, mais conhecido apenas como Bangu, é um clube esportivo brasileiro sediado no bairro de Bangu, no Rio de Janeiro, fundado em 17 de abril de 1904. Suas cores são o branco e o vermelho. Manda seus jogos no Estádio Proletário Guilherme da Silveira, mais conhecido como Moça Bonita, que tem capacidade atual para cerca de dez mil espectadores e é de sua propriedade. Seu maior rival é o America, com o qual faz o Clássico Bisavô.

É um dos clubes mais tradicionais do futebol do Rio de Janeiro, com 110 participações no Campeonato Carioca, sendo o quarto clube que mais participou da primeira divisão estadual,[4][5] e um dos pioneiros do futebol nacional a contar com jogadores negros e operários em seu elenco, o que contribuiu de maneira decisiva para a democratização do esporte - então elitista em seus primórdios - no Brasil.[6][7] A luta do Bangu foi tão intensa nesta questão, que o clube se retirou do Campeonato Carioca em que era fundador, em 1907, e só voltou ao campeonato quase dez anos depois, quando finalmente a federação aceitou os seus atletas negros. O Bangu foi também o primeiro clube com atuação no futebol a ter vinculo com uma escola de samba no Brasil, no caso a Unidos de Bangu.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSO FUTEBOL COM ERNANDO MESQUITA.