Homem de 71 anos dá exemplo de disposição aos mais novos no AM Valdinar Cássio da Silva é aposentado, pai de cinco filhos, sendo dois homens e três mulheres, avô de três netos e dono de uma disposição invejável


Valdinar esteve no XTerra, sábado (Foto: Adeilson Albuquerque/GLOBOESPORTE.COM)
O piauiense Valdinar Cássio da Silva é aposentado, pai de cinco filhos, sendo dois homens e três mulheres, e avô de três netos. Apesar do currículo de um senhor aparentemente sossegado, seu corpo, no entanto, não agüenta ficar parado. Sua verdadeira paixão por correr quilômetros e quilômetros de passadas, como a corrida da Policia Militar, a do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e, por fim, os 5 quilômetros do XTerra, no último sábado, são de meter inveja a qualquer fundista profissional.
Hoje, aos 71 anos, e morando há 38 em Manaus, é exemplo de um movimento comprovado nas principais corridas realizadas pelo Brasil à fora. Cada vez mais os idosos brasileiros se dedicam a atividades físicas. E quem abraça o esporte competitivo tem desempenho cada vez mais destacado em todas as sua ações.
- Eu tenho amor ao que faço. Corro em todas as competições oficiais do Amazonas, sou apaixonado. Isso me mantém bem fisicamente e me tira do sedentarismo precoce e me ajuda a viver melhor - enfatizou sorridente seu Valdinar.
XTerra (Foto: Adeilson Albuquerque/GLOBOESPORTE.COM)O aposentado diz que faz tudo com alegria
(Foto: Adeilson Albuquerque/GLOBOESPORTE.COM)
O fundista ressalta que a sugerida disposição só é possível devido ao apoio recebido de seus familiares.
- A minha família está sempre comigo, ela me apóia em tudo o que faço. Quase todas as vezes que vou correr minhas filhas e meu genro correm comigo. Inclusive, quando participei da prova do XTerra elas me acompanharam - disse.
O aposentado, que mora no bairro da Compensa, zona Oeste da cidade, destacou que para manter a forma corre de segunda a sexta uma hora e meia de duração.
- Isso dá em torno de doze quilômetros diários que faço de corrida. E quanto mais corro mais tenho vontade de continuar correndo. Enquanto Deus me conceder saúde e disposição continuarei me exercitando - completou.
Em números
Segundo censo do IBGE divulgado no último ano, a expectativa média de vida do brasileiro atingiu 71,9 anos.
A explicação para este crescimento está no maior acesso a cuidados médicos, dieta balanceada, novas tecnologias, queda da mortalidade infantil e na prática de atividades esportivas, entre outras. 
  Varjota Esportes - Ce        /   Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário