Fernando Diniz EXCLUSIVO fala sobre Daniel Alves no São Paulo, seu entendimento de futebol e muito mais

Fernando Diniz durante partida do São Paulo em 2020 © Divulgação / São Paulo FC Fernando Diniz durante partida do São Paulo em 2020
Mesmo com tudo parado, Fernando Diniz, treinador do São Paulo, segue em alta. 
Técnico com melhor aproveitamento de toda a 'Era Leco', que já soma cinco anos, Diniz venceu 14 jogos, empatou 7 e perdeu 8 no comando do Tricolor.
Com a terceira melhor campanha do Campeonato Paulista e embalado por uma grande vitória sobre a LDU na Libertadores, o clube do Morumbi vivia grande fase antes do futebol ser paralizado. E nesta quinta-feira, o treinador conversou com a ESPN Brasil AO VIVO no SportsCenter e abriu o jogo: 

Entendimento de futebol

Ajudar os jogadores talvez seja o pilar central do meu trabalho. Tudo é resultado. O resultado não pode ser só o placar final do jogo. A gente não pode resumir o futebol em 'a bola que entra' e 'a bola que não entra'. É minimizar um esporte tão bonito, tão fascinante, que tem tanta arte.
Assim como na vida, no futebol a gente vive em torno das probabilidades. A matemática que se aplica ao futebol é a da probabilidade, não é uma aritmética exata, de 2 + 2 = 4. O futebol não é isso e nem a vida. Então, quando eu ajudo um jogador, não faço pensando que isso vai ajudar a equipe, faço porque gosto de ajudar, porque é uma coisa que fica para a vida inteira. Após o jogo, a vida continua, e o compromisso maior que a gente tem que ter é com a vida, mais do que com o resultado final de uma partida. Essa é a maneira que eu vivo, que passo para os meus filhos, que eu tento o tempo todo compartilhar com jogadores, membros de comissão e imprensa. A gente diminuir o futebol só pela bola que entra e que não entra, é um erro que está atravessado na essência do que o que a gente faz hoje no Bra

O que espera do mundo após a pausa

Espero que a sociedade, não só do Brasil, mas mundial, perceba que o mundo é cada vez mais uma ilha. Todas as pessoas precisam umas das outras. Essa desigualdade social no mundo não tem razão de ser. Podemos distribuir melhor a riqueza do mundo. O mundo produz muita riqueza, mas quanto mais riqueza a gente produz maior fica a desigualdade. A sociedade tem de repensar e procurar diminuir a desigualdade. No fundo, temos de viver cada vez mais em comunidade e se respeitando. É tentar viver de uma maneira mais equilibrada.

Daniel Alves

Eu gosto do Daniel há muito tempo. Sempre me impressionou muito a capacidade que ele tem de se refazer dentro do jogo. É um cara dinâmico que gosta de ter a bola. Ele tem técnica, inteligência, muita coragem e personalidade para jogar futebol. Fomos juntos, eu ele e o time, achando o melhor posicionamento para cada jogador, e para ele de maneira especial. Um cara que tem o volume de ações que ele gosta de ter, com a personalidade, coragem e criatividade, eu acho que esse tipo de jogador tem que pegar na bola o maior tipo de vezes possível, e ele gosta disso. No São Paulo, ele se achou e está tendo um ano maravilhoso. E ele consegue melhorar muito os jogadores que estão ao lado dele, e ele jogando numa região mais cental, isso acontece de maneira mais constante. Concordo com o Tite que ele ainda é o melhor lateral-direito do mundo.

Tratamento da torcida e da imprensa com ele

Eu acho que o torcedor, que nem o do São Paulo, que é muito impaciente por conta dos títulos que ganhou no passado e que deixou de ganhar nesse período mais recente. Eu estou só há cinco meses no São Paulo, e eu acho que o torcedor foi entendendo o que está acontecendo e hoje vive numa conexão cada vez maior com o time no campo.
Sobre a imprensa, tem muita gente boa. E que reconhece o trabalho. Eu estou sendo agora mais elogiado do que criticado, mas não foi sempre assim. Quando eu sai do Athletico-PR, era muito difícil ligar a televisão e ver um elogio ao que estava acontecendo. Ver elogios naquela época é o que para mim seria significativo, porque o Athletico teve momentos brilhantes, mas teve um mês que os resultados foram ruins e houve uma chuva de críticas, exagerada, que a gente não consegue desconectar do trabalho.

O São Paulo ideal

O time ideal é algo que para mim não existe, igual o mundo ideal, a vida ideal. A gente não tem uma vida ideal porque ela oscila entre estar bem e estar mal, ganhar e perder, alguém que adoece, alguém que morre e outro que nasce. A gente tem que procurar dançar entre mundo ideal que não existe e o mundo real. A idealização existe para todo mundo, a gente busca um ideal de perfeição. O que eu quero para o São Paulo é que ele esteja cada vez melhor - e eu acho que ele está indo no caminho certo.

Diretoria

Vi uma diretoria muito acolhedora e estável. Sempre me senti muito seguro. Eu trabalho muito e todo mundo viu qual era nossa intenção e empenho. Minha sintonia com a diretoria já era muito grande e só cresce.

Igor Gomes

Acho que é natural a sondagem e as especulações sobre o Igor Gomes porque acho que ele é um jovem com muito talento que casou muito bem com minha forma de, primeiro enxergar a vida, o mundo, e depois de enxergar o futebol. Ele teve uma conexão muito boa comigo e uma ascensão muito rápida. Fora a identificação que ele tem com o clube. A tendência é que quanto mais ele jogue, mais ele se destaque e abra o mercado. É uma coisa com a qual a gente tem que saber conviver. Enquanto o futebol brasileiro for produtor de matéria prima, é isso que os clubes daqui têm que passar. E ele é uma excelente matéria prima, de muita qualidade. A gente espera de fato que ele continue conosco, ele tem um papel super importante na equipe. Ao mesmo tempo, perdê-lo é uma coisa negativa, mas o lado positivo é ver que tem um jogador super talentoso se desenvolvendo, ficando mais forte emocionalmente, tecnicamente, para poder seguir sua carreira no nível mais alto possível.

Gonzalo Carneiro

Conheço muito pouco do jogador, mas o que temos que fazer com ele não é psicológico - a gente fala essa palavra e parece coisa muito distante do mundo real. É uma questão de humanidade: a gente têm que acolher, ele e todo mundo que tem algum tipo de problema. O primeiro passo é saber acolher, e a partir disso a gente vai ver as possibildiades de como usar ele no São Paulo, dando esse ambiente mais seguro. 

 Varjota Esportes - Ce.             /            MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário