Botafogo vence e acaba com a euforia do Palmeiras Paulistas perdem por 3 a 1 e estacionam em sexto. Cariocas entram de vez na briga pelo título


AE - Agência Estado
RIO - O Botafogo confirmou nesta quarta-feira a sua ascensão no Brasileirão, mostrando que é mesmo candidato ao título. Diante de um Palmeiras cheio de desfalques, mas empolgado após vitória diante do líder Corinthians, o time carioca ganhou por 3 a 1, no Engenhão, numa noite chuvosa no Rio, e subiu da quinta para a terceira colocação, superando São Paulo e Flamengo.

Marcos de Paula/AE
Botafoguenses comemoram o segundo gol no Engenhão
Além de somar a terceira vitória seguida - antes, derrotou Atlético-MG e Fluminense -, chegando aos 37 pontos e subindo na tabela, o Botafogo bateu um rival direto nesta quarta-feira. Agora, o Palmeiras, que vinha embalado pela vitória no clássico, segue com 32 pontos, em sexto lugar.
O Palmeiras entrou em campo nesta quarta-feira com desfalques importantes: o goleiro Marcos, poupado, o meia Valdivia, na seleção chilena, e os atacantes Luan, suspenso, e Maikon Leite, contundido. Para completar, teve a surpreendente ausência do atacante Kléber, que chegou a ser relacionado para o jogo, mas, com dores musculares, nem viajou para o Rio.
Diante de tantos desfalques, o técnico Luiz Felipe Scolari, que nem ficou no banco de reservas do Engenhão por causa de suspensão, teve dificuldades para armar a equipe do Palmeiras nesta quarta-feira. Optou por escalar apenas um atacante, o recém-contratado Fernandão, formando o meio-de-campo com Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Rivaldo.
Do outro lado, o Botafogo teve praticamente força máxima - o zagueiro Antônio Carlos, contundido, foi o único desfalque no time considerado titular. E não demorou para abrir o placar. Logo aos três minutos, Renato bateu escanteio e o atacante argentino Herrera, sozinho dentro da área palmeirense, subiu para cabecear e fazer 1 a 0.
Sem criatividade no ataque e com alguns erros bobos na defesa, o Palmeiras foi presa fácil para o Botafogo. O time carioca quase ampliou aos 19 minutos, na boa defesa de Deola no chute de Maicosuel. E acabou fazendo 2 a 0 aos 23, em nova bola cruzada na área palmeirense. Como ninguém cortou, o zagueiro Gustavo aproveitou para marcar o gol botafoguense.
Felipão, então, resolveu mexer na equipe. Aos 34 minutos, tirou o meia Tinga para promover a entrada do atacante Ricardo Bueno, que fez sua estreia com a camisa palmeirense. Mas, apesar de ter mais opções no ataque, o Palmeiras continuou sem ameaçar o goleiro Jefferson. E o Botafogo, mesmo acomodado com a boa vantagem, levava sempre mais perigo.
No segundo tempo, o panorama do jogo não mudou muito. As melhores chances do Palmeiras saíram dos pés de Marcos Assunção, tanto nos cruzamentos para a área quanto nos chutes diretos para o gol. Mesmo assim, foi pouco para assustar o goleiro Jefferson. E o Botafogo, apostando principalmente nos contra-ataques, era sempre mais perigoso.
Foi justamente num rápido contra-ataque que o Botafogo marcou o terceiro gol. Aos 17 minutos, Maicosuel ficou sozinho diante do zagueiro Leandro Amaro, que tinha entrado no lugar de Thiago Heleno, e ainda fez o drible antes de chutar na saída do goleiro Deola. Aos 46, Marcos Assunção descontou em cobrança de falta, mas não evitou a derrota do Palmeiras.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 3 X 1 PALMEIRAS
Botafogo - Jefferson; Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos (Lucas Zen), Renato, Elkeson e Maicosuel (Felipe Menezes); Herrera (Caio) e Loco Abreu.Técnico - Caio Júnior.
Palmeiras - Deola; Cicinho (João Vitor), Thiago Heleno (Leandro Amaro), Henrique e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção, Márcio Araújo, Tinga (Ricardo Bueno) e Rivaldo; Fernandão. Técnico - Luiz Felipe Scolari.
Gols - Herrera, aos três, e Gustavo, aos 23 minutos do primeiro tempo; Maicosuel, aos 17, e Marcos Assunção, aos 46 minutos do segundo tempo.
Árbitro - Francisco Carlos Nascimento (AL).
Cartões amarelos - Henrique, Rivaldo, Elkeson e Cortês.
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Estádio Engenhão, no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário