Fortaleza Retorno às raízes

Ronaldo Angelim e  Erandir  já  despontavam  como  dois   talentos  locais e  foram  e foram  importados
no acesso à Série A  de  2002. 
     
 
A política de valorizar os jogadores do clube, da terra e da Região é uma tendência que o Tricolor quer resgatar em 2012
Muito se falou sobre o que teria acontecido para a campanha do Fortaleza na Série C de 2011 ter sido desastrosa como foi, com o time sendo eliminado ainda na primeira fase.

Da eliminação do time para cá, muitas foram as falhas que ocorreram, apesar do fator imponderável. Embora haja divergências no tocante ao que deu errado, pode-se dizer que, as chances de uma campanha dar certo no Fortaleza ocorrem quando ele forma um elenco com a maioria de atletas da casa ou de estados nordestinos.

Só para citar um exemplo marcante. Utilizando atletas da terra ou da Região, o Leão conseguiu em 2002 algo bem melhor do que subir para a Série B, como ele tentou e não teve êxito: o acesso à Série A. Em 2002, o time não foi bem no Estadual e perdeu o título em campo, mas subiu para a Primeira Divisão.

No elenco que levou o Fortaleza à elite do futebol Brasileiro, havia 20 jogadores do Estado ou do Nordeste. O técnico Luiz Carlos Cruz comandou o grupo, que tinha como principais atletas: Jéfferson (Fortaleza), Rodrigues (Parambu/CE),Carlinhos (Fortaleza), Aldemir (Fortaleza), Marcão (Caraúbas/RN), Rogério (Aracaju/SE), Ronaldo Angelim (nascido em São Paulo mas criado em Juazeiro do Norte), Chiquinho (Limoeiro), Sérgio (Maranguape), Dino (Piripiri/PI), Erandir (Fortaleza), Kel (Natal/RN), Dude (Jaguaruana/CE), Alyson (Fortaleza), Marcelo Rocha (Fortaleza), Juninho (Recife), Clodoaldo (Ipu), Mazinho Loiola (Tauá/CE) e Sandro Goiano (João Pessoa/PB). Comparando-se com o elenco deste ano na Série C, a situação se inverteu. Nada menos que 20 jogadores eram totalmente de fora, nem da Região, o que pode ter atrapalhado o comprometimento do grupo.

Regionalização
20 jogadores do elenco do Fortaleza em 2002, que subiu à Série A, eram originários do Estado ou de regiões vizinhas, fortalecendo o grupo

IVAN BEZERRAREPÓRTER 

  
  DN  /  Varjota  Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário