Grêmio evita correria, valoriza treinos e descanso e se refugia em Santiago Capital chilena será a casa do Tricolor por um dia antes da chegada ao Talcahuano, palco da partida decisiva contra o Huachipato


Grêmio se hospeda primeiramente em Santiago
(Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
É possível 10 mil pessoas incomodarem mais do que a sétima população da América Latina? Na louca matemática gremista, em que dois pontos podem valer mais do que três para garantir classificação na Libertadores, é, sim, possível. A ruidosa e efervescente Santiago será, por um dia, o refúgio do time de Vanderlei Luxemburgo antes de encarar a acanhada Talcahuano e o pequeno alçapão do estádio CAP, casa do Huachipato, rival de quinta-feira pela rodada final do Grupo 8.
O Grêmio começou a viagem da semana mais decisiva do ano na noite de segunda, com parada em São Paulo. Desembarca na capital chilena às 11h desta terça-feira. Mais do que fugir do clima da partida, a logística tem outras metas bem mais objetivas: chegar o quanto antes ao Chile e não abrir mão de ao menos dois treinamentos.
O que dificilmente ocorreria se, por exemplo, a delegação rumasse direto à Concepción, província à qual Talcahuano pertence, já que o único voo seria na terça à tarde. Optou-se, portanto, por treinar em Santiago, evitando o desperdício de trabalho. A ordem é fazer tudo da maneira mais tranquila. Serenidade é mantra diante de uma partida que vale muito.
- Chegaremos mais cedo ao Chile. Poderemos alternar períodos de descanso com treinos. Em apenas uma hora, na quarta, estaremos na cidade do jogo de quinta - atesta o preparador físico Antonio Mello.
Distância entre Santiago e Concepción é de 500 km

Talcahuano é uma cidade da província de Concepción

Terça - treino em Santiago
Quarta - treino em Talcahuano
- A logística direta até Concepción é muito difícil. Assim, é a melhor forma de se descansar e de treinar tranquilamente - reforça o assessor de futebol, Marcos Chitolina.
É a mesma opinião dos jogadores. Para Werley, é importante 'pensar em todos os detalhes' e, mais do que isso, usar esses dois diantes antes da decisão para sentir o ambiente:
- Vai servir para nos ambientarmos. É um jogo decisivo, todos estão pensando nisso, em fazer uma grande partida para garantir a vaga. É importante pensar em todos os detalhes. A direção e a comissão técnica sempre nos deram todas as condições para nos preocuparmos apenas com a bola rolando. É isso que temos na cabeça.
O Grêmio se hospeda em Santiago no luxuoso Hilton Garden Inn Hotel, na Avenida Américo Vespúcio, de intenso movimento e que atravessa a capital chilena.
hotel santiago chile grêmio huachipato rua (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)A efervescente Santiago do Chile é a primeira parada do Tricolor (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
Vitória, eliminação e heroísmo em Santiago
Santiago tem relação íntima e recente com o clube gaúcho. Em 2009, na fase de grupos da Libertadores, o Grêmio enfrentou e venceu o Universidad por 2 a 0, gols de Léo e Maxi López. No entanto, em 2011, acabou eliminado, ao ser derrotado no Olímpico e depois na capital chilena pela Universidad Católica, por 1 a 0.
Para Luxa, os ares chilenos inspiram. E não só pelo fato de essa terra ser profícua na produção de vinho, uma de suas predilações gastronômicas. Em 2009, com o Palmeiras, conseguiu uma classificação heroica, num golaço de Cleiton Xavier, já no fim da partida contra o Colo-Colo. O 1 a 0 colocou o time nas oitavas de final. Diante do Huachipato, às 22h de quinta, no entanto, o comandante nem precisa vencer. Um empate basta. A conferir. 

 Varjota  Esportes - Ce.         /          Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOSSO FUTEBOL COM ERNANDO MESQUITA.