Pernambuco chega ao final de 2011 celebrando conquistas O futebol estadual termina o ano com um saldo mais positivo do que 2010

Pernambuco chegou ao final de 2011 com quatro títulos de vice. Na Série B, o Náutico fez 64 pontos e conquistou o vice-campeonato do torneio, ficando atrás somente da Portuguesa. O Santa Cruz, por sua vez, perdeu a final da Série D e também ficou com o vice. Na Copa do Brasil Feminina de Futebol, o vice ficou com as meninas do Vitória de Santo Antão, quer perderam o título para o Foz Cataratas-PR. A lista ainda inclui o Salgueiro com o nada honroso título de vice-lanterna da Série B.

Brincadeiras à parte, apesar do péssimo desempenho do Salgueiro, que obteve 25 derrotas em 38 rodadas na Série B, os pernambucanos têm muito a comemorar. No início deste, o estado tinha três equipes na Segunda Divisão (Náutico, Sport e Salgueiro) e um representante na Quarta Divisão (Santa Cruz), o nível mais baixo do futebol nacional. Muito pouco para o território que sempre conta com jogadores na Seleção Brasileira de Futebol.

Decorridos 11 meses do ano, o panorama é bem melhor para Pernambuco, em que pese a queda do Salgueiro para a Série C. O Náutico e o Sport conquistaram o acesso à Série A com grande destaque. O Timbu fez bonito ao ficar com o vice-campeonato, passar pela Série B de forma invicta nos Aflitos (de 18 jogos em casa, foram 12 vitórias e seis empates) e fazer o artilheiro da competição (Kieza, com 21 gols).
 


laNCE DO JOGO ENTRE VILA NOVA E SPORT (Foto: André Costa / Agência Estado)Sport se salvou na última rodada
(Foto: André Costa / Agência Estado)
O Leão teve uma campanha bem mais irregular e conquistou a última vaga na Primeira Divisão apenas na última rodada. Mas, pela forma que foi, a torcida do Sport comemorou como se o tivesse conquistado o bi-campeonato da Copa do Brasil. Os rubro-negros invadiram as ruas do Recife neste domingo e promoveram um verdadeiro carnaval para celebrar o feito heroico de seus jogadores.

O Santa Cruz perdeu o título da Série D para o Tupi-MG, dentro do Arruda, mas salvou o ano tricolor ao garantir uma vaga na Série C. O objetivo havia sido frustrado nos dois últimos anos, mas o Cobra Coral aproveitou os bons ventos que sopraram para o futebol pernambucano em 2011 e começou, de fato, sua escalada para retornar à elite do esporte preferido dos brasileiros.

Já a equipe feminina do Vitória de Santo Antão chegou à final da Copa do Brasil de Futebol de forma invicta, mas perdeu a final para o Foz Cataratas-PR. A derrota deixou um gostinho amargo por tudo o que as jogadoras mostraram ao longo do torneio, mas o bom futebol apresentado certamente resultará em ótimos frutos para as atletas no futuro.
 


Acesso à Série C e torcida fiel foram destaques no Santa Cruz (Foto: Phelipe Caldas) 
 Globoesporte.com   /  Varjota  Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário