Jogada FORTALEZA Defesa é o melhor ataque



BRUNO GOMES
Zagueiro Cléber Carioca está pendurado com dois cartões amarelos e pode ser poupado
Clique para Ampliar
RODRIGO CARVALHO
Ciro Sena fez o gol da vitória contra o Guarany de Sobral, no domingo
Clique para Ampliar
BRUNO GOMES
Osmar Baquit surpreendeu a todos com o desejo de fazer um Clássico-Rei no Alcides Santos
Parte defensiva é uma das maiores armas do Tricolor para obter um bom desempenho no início do Estadual-2012

Mesmo tendo contratado um atacante com fama de goleador por onde passou, no caso Rômulo, não é o ataque que vem dando respaldo à boa campanha do Fortaleza no Campeonato Cearense de 2012.

O time tem tido o seu melhor início no Estadual desde 2001 - Naquele ano, o Leão teve quatro vitórias e um empate no início, com os mesmos 86,66% de aproveitamento - e isso se deve, em parte, à compactação da defesa.

O técnico Nedo Xavier parece que começou a organizar a equipe de trás para a frente, ou seja, primeiro agrupou bem o sistema defensivo até conseguir ajustar a linha de frente. "Vocês tinham me perguntado como é o jeito de o Nedo Xavier trabalhar e expliquei, em algumas entrevistas anteriores, que ele gosta do time que marque muito", lembrou o zagueiro Cléber Carioca.

Menos vazada

O gol do zagueiro Ciro Sena, na vitória de 2 a 1 sobre o Guarany (S) evidenciou o que os números já vinham mostrando. Pelo menos nas cinco primeiras rodadas do Estadual o Leão possui a defesa menos vazada. São quatro gols em cinco partidas. Vale lembrar que o Tricolor tem um jogo a menos, pois não enfrentou o Trairiense, o que acontecerá no sábado de carnaval.

Na Série B de 2011, Nedo Xavier também conseguiu segurar o Boa como a defesa menos vazada da competição e agora está buscando aperfeiçoar o sistema de marcação do Fortaleza.

Um das vantagens para o entrosamento do sistema defensivo é que ele teve a sorte de sempre repetir a mesma defesa em todos os jogos. Assim, facilitou o entrosamento. Aos poucos, Nedo chegou à dupla de zaga mais afinada do elenco atual. Mesmo com os dirigentes já tendo sonhado com os zagueiros Fabrício e Angelim, quem vem resolvendo as coisas são Ciro Sena e Cléber Carioca. A dupla se destaca em jogadas aéreas e na boa capacidade de recuperação, fugindo do perfil dos zagueiros mais pesados e lentos. Os dois já jogaram juntos no Gama/DF, em 2007, por seis meses. "A gente vem conversando sempre. Tomamos alguns gols, mas com os treinamentos vamos procurar minimizar isso. Sei que não impedirá totalmente que tomemos gols, mas vai melhorar muito. O nosso trabalho também é dividido com o Leandro e o Lucas, que são volantes que marcam muito", comentou Cléber Carioca.

"Estamos podendo dar um suporte maior aos atacantes, para que eles possam finalizar com propriedade", analisou Lucas.

Ele lembra que a união do grupo, dentro e fora do campo, começou na pré-temporada. "Quando a gente ainda estava em Beberibe ficamos muito tempo juntos e procurando assimilar a maneira de o Nedo dirigir o time", prosseguiu Lucas. Além dos dois volantes, há também o cabeça-de-área Marielson, que marca e também sai para o jogo.

SAIBA MAIS

Defensores artilheiros
O ataque do Fortaleza ainda não deslanchou marcando um grande número de gols. Com isso, os defensores foram ganhando espaço entre os artilheiros da equipe. Os nove gols foram feitos por: Ray (2), Bismarck, Rômulo, Marielson, Lucas, Geraldo, Ciro Sena e Kauê

Pendurados
Uma dor de cabeça para o técnico Nedo Xavier é o fato de três homens da marcação estarem pendurados com dois cartões amarelos, um jogo antes do clássico contra o Ceará, marcado para domingo próximo. São eles: o zagueiro Cléber Carioca, o volante Leandro e o lateral Kauê

Jogo-treinoOs reservas do Fortaleza venceram um time combinado do Exército por 3 a 0, ontem á tarde, no Pici. Thiago Potiguar fez os três gols do Leão. Com relação ao restante do time, a diretoria emprestou o lateral -direito Hugo para o Horizonte

Baquit quer jogo contra o Ceará no Pici
Mesmo com a perda financeira que poderia acarretar, o presidente do Fortaleza, Osmar Baquit - em represália à decisão de Clássico-Rei com apenas uma torcida, informou ontem que o segundo jogo do Estadual contra o Ceará, marcado para o dia 25 de março terá de acontecer no Estádio Alcides Santos.

No momento, o estádio do Leão se encontra interditado, esperando por obras e laudos dos órgãos competentes, mas Baquit disse que vai reformá-lo e pedir a liberação daquela praça de esportes o mais rápido possível.

Como é mandante do segundo jogo, o Fortaleza quer levá-lo para o Alcides Santos. A reforma terá que ser rápida e custará em torno de R$ 150 mil, no total.

Amanhã, já está marcada a reunião da diretoria do Tricolor com a empresa que irá fazer a reforma do estádio. De posse dos laudos indicando o que deve ser feito na reforma, a empresa vai atacar esses pontos solicitados pelos diversos órgãos, para concluir os trabalhos.

O Fortaleza também protocolou pedido de trio de árbitros da Fifa para dirigir o primeiro clássico contra o Ceará. Baquit disse ainda que a torcida do Fortaleza quer os 10% a que tem direito, para assistir ao primeiro jogo.

Ivan BezerraRepórter 


 DN    /    Varjota Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário