Rossi acerta na estratégia, controla vantagem para Wickens e vence com facilidade GP de Mid-Ohio

Alexander Rossi fez uma grande corrida para vencer em Mid-Ohio. Neste domingo (29), o americano aproveitou a pole e, com grande ritmo, ainda foi o único a acertar em cheio na estratégia ao parar apenas duas vezes. O resultado foi o segundo triunfo no ano e, naturalmente, a volta à briga pelo título de 2018, vencendo uma corrida improvável para a Andretti.

Em uma das grandes performances de alguém em 2018, Rossi buscou sua quarta vitória na carreira na Indy, controlando muito bem a vantagem que teve para Robert Wickens, outro que fez ótima corrida e teve boa estratégia logo nas primeiras voltas.

A corrida foi muito dura para os brasileiros. A Foyt não teve ritmo em momento algum do final de semana e Pietro Fittipaldi também não conseguiu ter um retorno às pistas tão tranquilo. 
#iconeimagem Alexander Rossi venceu em Mid-Ohio (Foto: Andretti)Confira como foi o GP de Mid-Ohio
window.uolads.push({ id: "banner-300x250-area" });A largada para o GP de Mid-Ohio aconteceu às 16h41 (em Brasília). Alexander Rossi saiu muito bem e deixou a briga para seus adversários. Will Power também resistiu, enquanto Josef Newgarden e Ryan Hunter-Reay foram andando lado a lado por algumas curvas. Melhor para o atual campeão.
Robert Wickens perdeu posição para Max Chilton, mas se recuperou na segunda curva. Chilton, aliás, ainda foi superado por Takuma Sato e tocou o japonês, que rodou e despencou no pelotão. O resultado foi um drive-through para o britânico, fazendo Scott Dixon já ser sexto, seguido por Graham Rahal e Jordan King.
Além de Chilton, que cumpriu punição, Jack Harvey e Pietro Fittipaldi resolveram parar na já sétima volta para tentar uma estratégia diferente. Lá na frente, Rossi abria frente para um Power que segurava o pelotão até Rahal.
As paradas foram continuando na segunda metade do pelotão e gerando ótimas disputas naquela região, com destaque para Sébastien Bourdais passando Sato e Spencer Pigot com muita categoria por fora. Chilton teve problemas em uma das rodas e saiu totalmente da disputa.
Hunter-Reay foi o primeiro dos ponteiros a parar e não fez um pit-stop rápido. Prova disso foi que Wickens, indo aos boxes na sequência, ganhou a posição. Os líderes seguiam na pista por bem mais tempo e andavam os quatro - Rossi, Power, Newgarden e Dixon - muito próximos. A estratégia era outra, mas Wickens ia tirando a vantagem do quarteto.
Na volta 23, Power parou e perdeu a posição para Wickens, enquanto Newgarden fez linda manobra para surpreender Rossi e virar ponteiro da corrida. Só que Josef e Dixon pararam ali no fim do giro e foram surpreendidos pelos demais: voltaram atrás de Wickens, Power e Hunter-Reay.
Rossi foi aos boxes dois giros mais tarde e voltou entre Newgarden e Dixon, em quinto. E aí o americano foi bem ao seu estilo e se defendeu como podia de Dixon, até sendo bem ríspido no contato. Fato é que, mesmo com pneus frios, segurou o quinto posto.
Com um terço de prova completado, Wickens liderava com 12s de vantagem para Power, mas estava em estratégia que precisaria de uma amarela. Hunter-Reay, Newgarden, Rossi, Dixon, Rahal, Pagenaud, King e Zach Veach completavam o top-10. Leist vinha em 17º, Kanaan em 18º e Pietro em 23º, já de retardatário.
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© Grande Prêmio INDY; MID-OHIO; 2018; SÁBADO; CLASSIFICAÇÃO; ALEXANDER ROSSI; ANDRETTI;

Enquanto Pietro ficava muito lento na pista e perdia a posição para Chilton ao parar pela segunda vez, Bourdais seguia em grande corrida. Maior nome da prova, o francês saía de último para décimo antes da metade da corrida.
Wickens parava na volta 39 pela segunda vez e retornava em sétimo, alguns segundos atrás de um Pagenaud que fazia boa corrida. Só que Dixon e Newgarden foram aos boxes logo depois e mostraram que o canadense estava em um bom caminho. Apenas Power e Rossi seguiam na pista, com 18s1 para Wickens, 25s2 para Newgarden, 27s1 para Hunter-Reay e 31s2 para Dixon.
A prova chegava na metade com 4s1 separando Power e Rossi. Wickens, Newgarden, Hunter-Reay, Dixon, Pagenaud, Rahal, Bourdais e King fechavam o top-10. Power parou e voltou como alvo fácil para Wickens, mas não para Newgarden, que teve de fazer uma tremenda manobra para tirar o colega da frente.
Rossi mostrava estar perfeito dentro de sua estratégia. O americano parava na volta 60, ou seja, dava toda pinta de que conseguiria levar o carro até o final. E a vantagem era muito boa, tanto que Alexander só voltou atrás de Wickens, mas pouco. A vitória estava em suas mãos.
Wickens e cia paravam entre as voltas 65 e 66, com um grupo se embolando. Wickens seguia como terceiro e tinha 3s7 de frente para Newgarden, mas Dixon pressionava o americano e já via em seu retrovisor o trio Hunter-Reay, Pagenaud e Bourdais.
Power foi aos boxes com 22 voltas para o final, voltando atrás de Wickens, mas suficientemente na frente de Newgarden para se manter em posição de pódio. Aliás, Dixon, de macios,seguia pressionando Newgarden, de duros. Lá na frente, a história era ver se Wickens conseguiria tirar a vantagem de Rossi nos 20 giros finais, com o americano, provavelmente, poupando mais equipamento.
Bourdais seguia escalando o pelotão e passou Pagenaud com 16 voltas para o fim, prometendo brigar com Hunter-Reay pelo sexto lugar. E isso, de fato, aconteceu. Com seis giros pela frente, o francês superou o americano da Andretti. 

  
  
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