Final do Cearense no dia 13 de maio preocupa órgãos de segurança Major da Polícia Militar, George Benício, e o diretor geral da Guarda Municipal, Arimar Rocha, temem a realização de jogo e procissão no mesmo dia


Estádio Presidente Vargas fica próximo da Igreja de
Fátima (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)
O segundo jogo da final do Campeonato Cearense, no próximo dia 13 de maio, e mais fortemente, o possível duelo entre Ceará e Fortaleza na final do Campeonato Cearense 2012 já deixa desde já os órgãos de segurança de "orelha em pé". O GLOBOESPORTE.COM/CE entrou em contato com o major da Polícia Militar (PM), George Benício, responsável pelo policiamento dos jogos do Campeonato Cearense e com diretor-geral da Guarda Municipal, Arimar Rocha. Ambos se dizem preocupados com a situação.
Nesta quarta-feira, a direção da Igreja de Fátima, há apenas 2 quilômetros do Estádio Presidente Vargas, e localizada em uma das principais vias de acesso ao estádio, em dias de jogo, afirmou que não mudará a data dos festejos a Nossa Senhora de Fátima.
De acordo com George Benício, a Polícia Militar já traça um planejamento visando a segurança das comemorações de Nossa Senhora de Fátima e do Clássico-Rei.
- Estamos nos organizando para fazer a segurança dos dois eventos, apesar de achar que é um erro realizar dois destes de grande porte no mesmo dia. Nossa preocupação é exatamente na saída da torcida perdedora, que deve acontecer precisamente na hora que sairá do Centro uma procissão até a Igreja de Fátima. Estamos planejando uma mudança na rota dos fiéis ou até mesmo a proibição da passagem das torcidas por alguns trechos para evitar o encontro - afirma major George Benício.
O major George Benício confidenciou ainda que prepara uma reunião com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) para organizar os trajetos das torcidas e dos fiéis. Antecipar a rota por onde vai passar as torcidas e os fiéis é primordial.
- Nosso objetivo é manter a segurança do cidadão. Para aquele que independente de qual evento for de ter a certeza que vai ficar bem quando tudo terminar - pontua o major.
Mudança de data seria a decisão mais sensata
Ao ser questionado sobre uma alternativa para evitar essa "dor de cabeça", Major Benício opinou que o ideal seria que o jogo fosse realizado no sábado (12) à tarde, um dia antes do previsto na tabela ofical do Cearense.
- O bom mesmo, a decisão mais sensata, era a final ser disputada no sábado. Não sei se os clubes ou Federação (Cearense de Futebol - organizadora do Estadual) vão aceitar. Mas seria o mais lógico. Porém, quero deixar claro, sendo no sábado ou no domingo, a Polícia Militar fará a segurança do cidadão. Repetiremos o sucesso dos dois últimos jogos – diz.

Redução de danos

Já o diretor-geral da Guarda Municipal, Arimar Rocha, está mais preocupado. Inclusive, o gestor esteve reunido nesta semana com o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, para discutir a situação. Ficou decidido entre as partes que os dois eventos, no mesmo dia, é um erro gravíssimo, pois conforme Arimar Rocha, os órgãos de segurança não tem condições de manter a segurança suficiente para a população nesse dia.
- Em dia só de Clássico-Rei, há depredação de dezenas de ônibus e pessoas inocentes feridas. Imagine em dia de festejos de Nossa Senhora de Fátima e final de campeonato. O jogo no mesmo dia vai colocar em risco as pessoas que forem tanto para a missa como para o estádio. Partida no dia 13 é um erro - conclui.
Durante a entrevista ao GLOBOESPORTE.COM/CE, Arimar Rocha deu duas alternativas para reduzir os danos. A primeira ideia seria o jogo ser realizado com torcida única e pela manhã do dia 13. De acordo com ele, as partidas pela manhã levariam mais famílias do que pessoas que poderiam causar algum tipo de confusão.
- Se colocarmos o jogo às 9 horas, tenho a convicção que irão mais famílias do que marginais. Já tivemos clássicos neste horário e me lembro que não houve tantas ocorrências. Sábado também seria uma boa opção. O certo é que vou propor à Federação e aos clubes essa alternativa - conta.
clássico-rei, ceará e fortaleza (Foto: José Leomar / Ag. Diário)Ceará e Fortaleza são os favoritos para passar para as finais do campeonato (Foto: José Leomar / Ag. Diário)  Varjota  Esportes -  Ce.   /   DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário