MIRANDINHA, O CEARENSE QUE DESBRAVOU O FUTEBOL INGLÊS.
Levou cerca de 100 anos para que um brasileiro jogasse na Terra da Rainha. O primeiro foi o cearense Francisco Ernandi Lima, o Mirandinha. O atacante encantou os britânicos quando jogou um amistoso da seleção brasileira contra Inglaterra no estádio Wembley, em 1987. Miranda atuou bem e fez o gol do empate em 1 a 1.
Na época, o atacante cearense era um dos principais jogadores do país e vivia sua melhor fase pelo Palmeiras. Somados esses aspectos à atuação em Wembley, havia justificativa suficiente para os dirigentes pagarem uma quantia alta para o Newcastle (575 mil libras). O nordestino demorou dois meses para se habituar à nova cultura, língua, alimentação e outros fatores de convivência. Depois de um início errático, Mirandinha fez 11 gols e encerrou a primeira temporada como um dos destaques do Newcastle junto com Paul Gascoigne no Campeonato Inglês.
O cearense ainda jogou mais uma temporada no futebol inglês, totalizando 23 gols em 67 jogos. O time alvinegro foi mal no Campeonato Inglês de 88/89 e acabou rebaixado. Mirandinha decidiu retornar ao Palmeiras, mas já sem o futebol brilhante de dois anos antes. Após a passagem de Mirandinha, vieram Isaías, Juninho Paulista, Doriva, Branco, Emerson, Gilberto Silva, Sylvinho, Robinho, Lucas Leiva, Ramires, David Luiz, Philippe Coutinho e outros, somando mais 60 atletas desde 1987, quando um cearense desbravou uma rota nova para os brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário