O PELÉ DO PIAUÍ
No futebol do Piauí, durante muitos anos, houve uma certeza: para ser campeão estadual, o time deveria contar com Sima e +10. Sim, Simão Teles Bacelar, conhecido também como Pelé do Nordeste. E o apelido é justo: o atacante marcou 550 gols durante a carreira, sendo até hoje, o maior goleador do futebol do eixo norte-nordeste.
Ao longo de sua trajetória como jogador de futebol, Sima vestiu o terno de vários clubes do Piauí, Sergipe, Ceará e da Bahia. Nascido no Piauí, foi no seu estado que conquistou os maiores feitos, balançando (e muito) as redes adversárias.Lá fez sucesso defendendo as cores do Piauí, Tiradentes e River, seu clube do coração. Fora do estado, seu melhor momento foi vestindo a camisa do tricolor baiano. Em 1972, fez o gol que levou o Bahia as finais do campeonato estadual e ainda fez parte da equipe que disputou o Brasileirão naquele ano. Se faltaram oportunidades em outras grandes equipes do futebol nacional, sobrou reconhecimento do povo nordestino, que até hoje o considera como uma lenda viva do futebol.
O atacante classudo foi um goleador sem limites. Entre 1966 e 1987, tempo que durou sua carreira, foi artilheiro do campeonato Piauiense dez vezes. Em 1977, se tornou o maior goleador dos campeonatos estaduais de todo o país, marcando 33 gols pelo River. Naquele mesmo ano, quando o tricolor piauiense estreou na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, Sima marcou quatro vezes contra o América-RN. Depois dessa exibição de gala, o atacante permaneceu três semanas na liderança da artilharia da competição, a frente de Zico, Roberto Dinamite e Serginho Chulapa.
Por que jogava de terno?
Com grande habilidade e inquestionável faro de gol, Sima passou toda a sua carreira complicando a vida dos zagueiros e goleiros adversários. É o atacante máximo do estado do Piauí e seus recordes são perseguidos pelas novas gerações. Foi exímio em sua posição, sendo considerado um do 20 maiores artilheiros do mundo pela FIFA. Sima ainda é um dos maiores goleadores do futebol brasileiro: segundo as estatísticas, o piauiense marcou menos gols apenas que lendas como Pelé, Romário, Túlio, Zico e Roberto Dinamite.
Simão Teles Bacelar
07 de março de 1948 (69 anos)
Brasileiro
Piauí, Moto Clube, Bahia, Tiradentes, River-PI, Leônico, Ferroviário-CE, Flamengo-PI, Sergipe e Auto Esporte.
(principais) Campeonato Piauiense 66, 67, 68 e 69 (Piauí), 74, 75 (Tiradentes), 77, 78 e 80 (River-PI) e 83 (Auto Esporte), Campeonato Sergipano 82 (Sergipe).
Sem títulos individuais de destaque
Classômetro: (6,3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário