Os treinadores sempre lamentam quando perdem titulares de um jogo para o outro. Mas quando o substituto dá conta do recado, a satisfação por tê-lo escalado é evidente.
A situação tem sido uma constante com o técnico Sérgio Soares no Ceará, ao utilizar Hélder Santos na lateral-esquerda em alguma eventualidade, como uma lesão do titular Vicente.
O camisa 13 é o típico reserva que agrada. Sempre agregando alguma coisa no time titular e se destacando. Com características opostas ao seu companheiro de posição, Hélder tem mais força física e poder de marcação, enquanto Vicente é mais veloz e praticamente um ala. Assim, sua participação tem sido decisiva quando solicitado.
Os jogos mais marcantes de Hélder no Ceará são recentes. Pela Copa do Brasil, assistências para Bill marcar. Primeiro, contra o Internacional, no Castelão, na vitória por 3 a 1, e depois diante do Botafogo, no Maracanã, na vitória por 2 a 1.
Na última partida, pela Série B, contra o Vila Nova/GO, na goleada por 5 a 1, ele marcou um dos gols como elemento surpresa, aproveitando a assistência de Samuel, e depois fez um cruzamento na medida para Lulinha, que teve só o trabalho de empurrar para o gol.
Satisfeito com o bom momento no clube em 2014, Hélder comemora as chances de atuar pelo Vovô geralmente em vitórias, como ocorreu em 2013, seu primeiro ano no clube.
O jogador lembra que no ano passado, com poucos dias de treinamento, virou titular, após uma lesão de Vicente e ajudou o time a conseguir uma sequencia de seis vitórias seguidas na Série B, contra ABC, Oeste, Boa, Icasa, ASA, Bragantino e Paraná.
"Cheguei ao Ceará com três meses sem jogar. Fiz uma semana de físico, e fui para os jogos. E ajudei bastante ainda, em uma sequência de vitórias".
Já este ano, Hélder iniciou na reserva de Vicente, e tem aproveitado as oportunidades. Ele espera ter mais chances no time e continuar atuando bem.
"No dia a dia, estou sempre me esforçando, buscando dar algo mais, porque sei que posso contribuir com a equipe. E nos jogos está acontecendo isso, graças a Deus. Quando surge um espaço para mim, procuro sempre dar o meu melhor para ajudar meus companheiros".
Confiança
Suas atuações renderam elogios do técnico Sérgio Soares. O comandante elogiou a atuação dele ante o Vila Nova, aos substituir Vicente, que saiu contundido. "O importante é sempre que preciso, o jogador dê conta do recado. O Hélder entrou muito bem. Na segunda etapa, ele teve a oportunidade de fazer um gol e com ousadia, se apresentando no ataque", elogiou o técnico, que deve utilizá-lo novamente na próxima terça-feira, contra o Sampaio Corrêa.
Volta aos trabalhos com três poupados
Com dois dias de folga, após a maratona de jogos no mês de setembro, o elenco do Ceará se reapresentou ainda com algumas preocupações físicas. O zagueiro Sandro e os atacantes Bill e Magno Alves foram poupados das atividades, ontem.
Já o meia Eduardo e o lateral-esquerdo Vicente continuam entregues ao departamento médico do Vovô. Um dos médicos do clube, Henrique Bastos, elucidou a situação dos dois, que foram substituídos na partida anterior, contra o Vila Nova, na última terça-feira.
"Avaliamos o Vicente. Ele foi submetido a um exame, que detectou uma lesão muscular, que já está sendo tratada. Agora, vamos aguardar a evolução dele até terça-feira. Se o jogo fosse hoje, ele não estaria em campo", declarou Bastos
Sobre Eduardo, o médico adiantou que ele vem evoluindo bem da pancada que recebeu no tornozelo. "O Eduardo vem tendo um grande desgaste nas partidas, é um atleta que é muito perseguido pela posição que ele joga. Então, sofre muitos impactos. Ele levou uma pancada no tornozelo e vem evoluindo bem. Fez um treinamento à parte, juntamente com o Bill e o Magno. Vai ser acompanhado pela fisioterapia", concluiu.
Já o zagueiro Diego Ivo, que não joga desde o dia 9 de setembro, iniciou a transição do departamento médico para o físico.
Vladimir Marques
Repórter
Repórter
Varjota Esportes - Ce. / Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário