o: demitidos do Palmeiras
(Foto: Helvio Romero / Agência Estado)
(Foto: Helvio Romero / Agência Estado)
Há pouco mais de 60 dias, o técnico Luiz Felipe Scolari era erguido
pelos jogadores do Palmeiras e jogado para o alto. O time era campeão da Copa
do Brasil, tinha vaga assegurada na Taça Libertadores e um fim de ano tranquilo
pela frente. No entanto, problemas internos geraram a quebra de confiança entre
comissão técnica e elenco, e as derrotas que se sucederam no Campeonato
Brasileiro só pioraram o ambiente. O jogo contra o Vasco, quarta-feira, foi o
estopim para a demissão do técnico.
A volta do Rio de Janeiro após a derrota por 3 a 1 foi em clima de
velório, principalmente depois de uma conversa que o técnico teve com o gerente
César Sampaio e o vice-presidente Roberto Frizzo. No papo, Felipão deixou a decisão sobre sua permanência a cargo da diretoria, que listou
uma série de pontos de insatisfação – tanto na parte tática, em campo, quanto
no gerenciamento da crise fora dele. Em silêncio durante todo o voo até São
Paulo, o técnico já voltou virtualmente demitido. Só faltava conversar com o
presidente Arnaldo Tirone, que apenas chancelou a decisão tomada por Sampaio e
Frizzo.
saiba mais
Na visão da diretoria, não dava mais para esperar uma influência de
Felipão sobre um elenco que já não tinha tanta confiança no treinador. A
notícia da demissão até animou alguns jogadores, que chegaram a comemorar em
conversas internas. Tudo por causa de dois casos que vazaram à imprensa: a suposta
embriaguez de João Vitor em um treino e as acusações de "migué" a
Daniel Carvalho e Maikon Leite, que se recuperavam de lesões.
Os jogadores ouviram do técnico que a confiança estava intacta, mas a
recíproca não era verdadeira. Eles desconfiaram que as informações foram
vazadas por alguém ligado ao técnico.
As punições ao próprio Maikon, ao zagueiro Leandro Amaro e ao meia
Mazinho também contribuíram para azedar o ambiente. Os três não foram
relacionados para a partida contra o Vasco e se consideraram “responsabilizados”
pela má fase da equipe no Brasileirão.
Ele (Felipão)
se afastou do elenco ultimamente,
e com essas atitudes de vazar acabou queimando alguns jogadores, houve quebra de confiança. Não tinha mais clima"
se afastou do elenco ultimamente,
e com essas atitudes de vazar acabou queimando alguns jogadores, houve quebra de confiança. Não tinha mais clima"
Jogador que
pede para não ser identificado
pede para não ser identificado
– Ele se afastou muito do elenco ultimamente, e com essas atitudes de
vazar, de afastar, acabou queimando alguns jogadores, houve quebra de
confiança. O Mazinho, por exemplo, ficou arrasado depois que passou a ser
cortado dos jogos. Acho que não tinha mais clima – afirmou um jogador, sob
condição de anonimato.
O gerente de futebol César Sampaio detectou problemas no ambiente e
passou a acompanhar os desdobramentos das atitudes de Felipão. Com jogadores
insatisfeitos e sem render o que podiam, ficou claro para a diretoria que a
demissão do comandante seria a única atitude viável para o momento.
A diretoria também sentiu um Felipão apático nos últimos jogos. As
entrevistas pós-jogo mostram um técnico mais abatido, quase entregue à má fase
e à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O presidente Arnaldo Tirone
ouviu reclamações de conselheiros e até de alguns jogadores mais próximos: o
técnico não conseguia mais fazer a equipe atuar em bom nível.
– Ele mesmo disse que não via mais alternativas para ajudar. Dentro
disso, não havia como tomar outra decisão – disse Tirone.
Mesmo com a queda, o planejamento para a Taça Libertadores proposto por
Luiz Felipe Scolari está mantido. Isso significa que três jogadores “de alto
nível” devem ser contratados para a próxima temporada. Mesmo se o pior
acontecer e o Palmeiras cair para a Série B.
– O planejamento não depende de mim ou do Felipão. Eu também não sei se
vou estar no clube em 2013, temos eleições. Mas esperamos contratar, sim.
Seguir o plano que foi proposto – explicou o presidente do Palmeiras.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte

Nenhum comentário:
Postar um comentário