A primeira meia: sem sofrimento, atletas debutam no trajeto de 21 km Na abertura do Golden Four, cariocas encaram desafio pela primeira vez

                                              Por Lucas Loos Rio de Janeiro

Golden Four corrida (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)Abertura do Circuito Golden Four atraiu quatro mil
corredores (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)
O objetivo do Circuito Golden Four é oferecer uma prova em que os corredores mais experientes possam baixar suas marcas. Tanto é assim que a maioria dos quatro mil participantes que percorreram os 21 quilômetros da prova no Rio de Janeiro saíram do Recreio dos Bandeirantes ligados no cronômetro. Só que teve também quem estivesse pensando mais em cruzar a linha de chegada, como no caso dos atletas que disputaram uma meia maratona pela primeira vez na vez na vida neste domingo.
Estreante nesse tipo de prova, Elisa Barboux começou não faz tanto tempo no esporte - cerca de dois anos - e diz que irritava seus companheiros nas aulas de running da academia. Após muitas caminhadas, ela foi evoluindo até disputar uma prova de 10 quilômetros. Desta vez, o desafio foi mais intenso, apesar de não ter sido nada de outro mundo, como a própria admite.
- A primeira vez a gente nunca esquece. Quando cheguei no quilômetro 20, não sabia se ria ou chorava. Mas não foi sofrido, cheguei bastante preparada para a corrida - diz Elisa, que completou os 21 quilômetros em 2h16m.
Golden Four corrida (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)Lourdes Carvalho e Elisa Barboux correram uma meia pela primeira vez (Lucas Loos / Globoesporte.com)
O intuito da organização era fazer um evento em que os corredores pudessem quebrar seus recordes pessoais. Para isso, disponibilizou um percurso quase todo plano, com bastante hidratação e uma largada cedo, às 7h. Talvez por isso não tenha sido tão complicado concluir um desafio deste porte.

- Não foi sofrido, mas também não foi fácil. Treinei bastante e, além disso, a estrutura estava muito boa, assim como a largada cedo também ajudou - disse Alécia Peres, que completou o trajeto em 1h55m.
Objetivo não é só completar
Engana-se, porém, quem pensa que os estreantes na prova iriam se contentar apenas em cruzar a linha de chegada. Tempos baixos também atraem corredores menos profissionais.
- Dava para baixar mais 3 minutos se não fosse a subida no final. Mesmo assim, está bom. Só tinha corrido provas de até 16 quilômetros e meu tempo médio foi superior. Agora, quero correr uma maratona no ano que vem - diz Sergio Duarte, que completou o percurso em 1h19m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário