NBA planeja revolução com mata-mata pré-playoffs, Finais sem conferência e até uma 'copa'

NBA planeja grandes mudanças para seu futuro.
LeBron James em jogo dos Lakers © Getty Images LeBron James em jogo dos Lakers
Segundo informaram fontes aos repórteres Adrian Wojnarowski e Zach Lowe, da ESPN, a liga deseja fazer quatro alterações no seu formato e calendário: a criação de uma fase pré-playoffs, permitir Finais entre times da mesma conferência, disputar um torneio no estilo ‘copa’ e reduzir a temporada regular.
A intenção do comissário Adam Silver é que as propostas sejam votadas na reunião da liga em abril de 2020, visando à implementação na temporada 2021/22.
Todas as propostas, entretanto, ainda estão em fase de discussão e precisam da aprovação também da NBPA (National Basketball Players Association), organização que defende os direitos dos atletas.
Conheça melhor cada proposta:

Copa da NBA

Talvez a mais controversa delas. Inspirada no futebol, a NBA quer criar um torneio no melhor estilo das copas. Seria um mata-mata, em jogo único, com participação de oito times – ou seja, começando nas quartas de final.
O campeonato, que duraria do fim de novembro até dezembro, teria a classificação por meio de uma “fase de grupos” disputada dentro de cada divisão. Os jogos dessa fase, entretanto, seriam os mesmos já marcados para a temporada regular. O líder de cada divisão, somado aos dois melhores times que não lideram sua divisão, fariam parte da Copa.
A ideia é dar uma chance de título para as equipes que não sonham com as Finais, além de partidas emocionantes no meio da temporada.

Mata-mata pré playoffs

A NBA quer que os últimos dias de temporada regular sejam mais emocionantes. Dessa forma, ela pensou numa fase pré-playoff, a qual disputariam o sétimo, oitavo, nono e décimo colocados de cada conferência. Funcionaria da seguinte maneira.
Sétimo e oitavo se enfrentam em jogo único. Quem vencer, está nos playoffs como 7º classificado.
Nono e décimo se enfrentam em jogo único. Quem vencer, enfrenta o perdedor do jogo entre sétimo e oitavo em outra partida única. O ganhador se classifica com a 8ª vaga.

Finais sem conferência

Muitas vezes, as Finais da NBA não foram disputadas entre os melhores times da liga. Recentemente, por exemplo, em algumas temporadas a final da Conferência Oeste possuía equipes mais fortes que os dois times da final da Conferência Leste.
A ideia agora é acabar com as finais de conferência e fazer um Final Four, ou seja, uma semifinal de fato.
Após a segunda rodada dos playoffs, as conferências seriam ‘esquecidas’ e as semifinais seriam definidas pelas campanhas na temporada regular. A melhor enfrenta a quarta melhor, enquanto a segunda enfrenta a terceira melhor.
Assim, seria possível ter Finais com times da mesma conferência, como Houston Rockets e Golden State Warriors na temporada 2017/18.

Redução da temporada regular

Essa é a mais simples de todas. Com a adição de tantos jogos, como a Copa da NBA e o mata-mata pré-playoff, a temporada regular teria que ser reduzida. A liga, entretanto, estabelece um mínimo de 78 partidas. 

 Varjota Esportes - Ce.          /              MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário