As reformas do gramado do estádio Alcides Santos, na sede do Fortaleza, ainda devem durar pelo menos duas semanas, segundo informação da assessoria de imprensa do clube. Com isso, a comissão técnica do Leão confirmou que toda a preparação para o Campeonato Cearense vai acontecer mesmo no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú.
“Nós vamos fazer toda a o pré-temporada aqui (no CT) até a estreia, para depois fazer uma análise melhor do gramado no Pici e ver se na volta (depois do primeiro jogo) é possível trabalhar lá”, informou o técnico Rogério Ceni, que elogiou bastante a estrutura do centro de treinamento.
“Eu acho que isso aqui é uma área muito bacana de ser explorada. O Fortaleza não pode deixar isso aqui esquecido, não são todos os clubes que tem um espaço como esse. Claro que é um pouco afastado da cidade, mas é uma área bem espaçosa, com quatro campos, alojamentos, piscina e academia, que vamos tentar melhorar”, disse o comandante tricolor.
Sobre a distância do CT para a sede do clube, cerca de 13km, Ceni reconheceu certo incômodo dos atletas, mas ressaltou que a estrutura é suficiente para que os atletas almocem e descansem no próprio centro de treinamento em dias de dois expedientes.
A estreia do Fortaleza está marcada para o dia 21 de janeiro, contra o Maranguape, no entanto, é provável que seja antecipada para o dia 17, contra o Uniclinic, a pedido de uma das emissoras de TV que detém os direitos de transmissão do Estadual. Em recesso, a Federação Cearense de Futebol (FCF) só vai decidir sobre o assunto no dia 2.
Quatro anos após ter sido dispensado pelo clube, o atacante Romário vai voltar a vestir a camisa do Ceará em 2018. Aos 25 anos, após passagens sem brilho por seis equipes diferentes desde que saiu de Porangabuçu, o jogador ganhou uma nova chance da direção Alvinegra e terá apenas um semestre para provar que merece seguir no time que o revelou. Em conversa exclusiva com o Esportes O POVO, o centroavante se diz motivado com a chance, admite erros e fala em dar a volta por cima.
Antes de receber convite do Ceará, seu destino era a Tailândia. Mesmo de pré-contrato assinado (com um clube do qual não disse o nome), ele não teve dúvidas em aceitar a proposta do Vovô. “Optei por um contrato mais curto devido a um sonho. Vou receber três vezes menos e apenas por seis meses”, revelou. O sonho ao qual Romário se refere é dar continuidade ao bom momento que viveu em Porangabuçu no ano de 2012, quando se destacou no Campeonato Cearense e foi titular na Série B do Brasileiro até que uma lesão no púbis o tirou de combate.
“É a continuação do sonho. O Ceará foi o time que me abriu as portas pra jogar profissionalmente e todos sabem do amor que tenho pelo clube e do meu desejo de jogar por ele novamente. As coisas aconteceram muito rápidao para mim aqui e eu não tava preparado”, disse. Em 2012 ele fez 39 partidas pelo Vovô e marcou 12 gols.
Recuperado
Uma sequência de outras lesões fez com que Romário não tivesse bom desempenho quando foi emprestado ao Treze-PB e ao Luverdense-MT no ano de 2013. Somando as aparições em campo pelas duas equipes foram apenas sete partidas e nenhum tento.
Entretanto, não foi apenas isso que prejudicou o centroavante. Informações de bastidores dão conta de um histórico de indisciplina dele por onde passou. No próprio Ceará, apesar de nenhum dirigente ter admitido publicamente, o comportamento de Romário foi bastante discutido. Sem especificar ao que se referia, o próprio jogador admitiu que não agiu de forma positiva no início da carreira.
“Muitas vezes, eu acabei errando sem saber que estava errando. Eu não sabia o que eu tava fazendo. Foi muito ruim o que passou. Hoje, eu me sinto mais preparado para voltar. Hoje, eu me sinto um novo homem”, garante.
Ainda jovem para a prática do futebol, Romário acredita que tem todas as condições de reconstruir uma história no Ceará. “Eu desapontei muita gente, desapontei minha família, desapontei a mim mesmo e quero dar a volta por cima. Ainda tenho 25 anos, muita coisa pode acontecer, tô super motivado com esse novo desafio e creio que pode dar muito certo”, disse.
Novo atleta
O torcedor pode esquecer o centroavante que tinha problemas para controlar o peso ou que perdia a cabeça facilmente. Romário garante que hoje encara a vida profissional de outra forma e diz que vai mostrar isso durante a temporada.
“Estou mais maduro, mais profissional. Hoje levo minha carreira muito a sério e em relação a futebol a gente vai mostrando no dia a dia e com os jogos”, avisa. Ele admite que se incomoda quando citam seu (velho) lado extracampo, mas também consegue tirar algo de positivo disso. “Muita gente cobra o Romário fora de campo e isso me deixa chateado, mas cobram com razão. Só que poucas pessoas me cobram dentro de campo”, demonstrou confiança.
Lesões ou quaisquer outros fatores que o atrapalharam ficaram no passado, segundo o atacante, que prega sem titubear: “Eu garanto que, nos buracos que caí antes, eu não caio mais”
A fase não é boa para o Manchester United. Sem apresentar um bom futebol, a equipe de José Mourinho ficou no 0 a 0 com o Southamtpon, em pleno Old Trafford. Foi o terceiro empate seguido na Premier League, que o fez perder a segunda posição para o Chelsea. A nota triste ficou por conta de Lukaku, que recebeu uma pancada na cabeça e saiu de maca no início do jogo.
O resultado faz o United chegar a 44 pontos, agora na terceira colocação, um atrás do Chelsea. Já o Southamtpon, que não vence há oito partidas, está com 20, em 13º.
O Manchester United precisava vencer o Southampton para voltar à vice-liderança do Campeonato Inglês. Em campo, a equipe foi para cima tentando furar a boa marcação do adversário. Lukaku ficou perto de abrir o placar logo aos três minutos, cabeceando para fora. A resposta dos visitantes foi ainda mais perigosa, quando De Gea fez excelente defesa em chute de Prowse.
Aos oito minutos, o Manchester United perdeu um de seus principais jogadores. Em disputa pelo alto, Hoedt acertou cabeçada na nuca de Lukaku. Após ser atendido em campo, o atacante belga foi imobilizado e retirado de maca. Rashford foi a campo.
Sem Lukaku, o United perdeu sua principal referência na área. Por outro lado, ganhou com a velocidade de Rashford. Os jogadores dos Red Devils pediram pênalti em lance com Lingard, que Hoedt tocou a mão na bola. No fim do primeiro tempo, os anfitriões perderam outra boa chance, quando Mkhitaryan colocou na cabeça de Lingard, que mandou raspando a trave.
O Southampton voltou mais forte na marcação e com mais presença ofensiva. Long quase abriu o placar, mas parou novamente em De Gea. Apesar de ter a bola, o United não tinha qualidade para furar o bloqueio dos Saints. O técnico José Mourinho tentou dar mais velocidade lançando Martial no lugar de Mhhitaryan.
O francês deu mais movimentação ao ataque do United, abrindo mais a defesa do Southampton. Shaw e Young deram mais opções pelas pontas. Mas foi em jogada de bola parada que o United levou perigo. Em cobrança de falta pela direita, a bola chegou a Matic, que girou e bateu. Ela já tinha passado do goleiro McCarthy quando Pogba tocou para o fundo da rede. O juiz anulou o gol do meia, que estava claramente impedido.
No fim, Manchester United fez pressão e até teve a chance de fazer o gol da vitória, mas o Southampton conseguiu se segurar e garantiu um ponto em Old Trafford.
A Juventus tinha tudo para encerrar o primeiro turno do Campeonato Italiano na cola do líder Napoli e assim o fez. No estádio Marc’Antonio Bentegodi, o desespero do Verona para fugir do rebaixamento não prevaleceu frente a busca da Juve por mais um título e o confronto acabou com a vitória dos visitantes por 3 a 1.
Assim, a Juventus encerra a 19ª rodada com 47 pontos, apenas um atrás do Napoli. Internazionale, com 41, e Roma, com 39 pontos, completam o G4. Já o Verona estacionou nos 13 pontos e segue na 19ª posição, a dois pontos do Spal, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Quem acompanhou o duelo em Verona percebeu que desde o início, apesar os mandantes esbanjarem coragem e ímpeto, a Juventus era tecnicamente muito superior. E sem grandes dificuldades abriu o placar logo aos seis minutos de jogo com Blaise Matuidi aproveitando rebote dentro da área.
O tempo passava e apesar da vantagem a Juventus não se dava por satisfeita. Tivesse Gonzalo Higuain com a pontaria mais afiada o placar poderia ter ficado mais elástico antes do intervalo. Ao Verona restou ‘agradecer’.
O castigo dos alvinegros veio na etapa final, mais precisamente aos 14 minutos. Em um dos poucos ataques mais incisivos do Verona, Martin Caceres resolveu arriscar de longe e acabou acertando um petardo indefensável. Um golaço de empate muito comemorado pela torcida local.
O problema é que o gol também serviu para acordar novamente a Juventus e seu forte ataque. Menos de 20 minutos depois de sofrer o empate, a Velha Senhora retomou a dianteira e sacramentou sua vitória com dois gols de Paulo Dybala.
Fim de semana que vem a temporada segue já no ano de 2018 e o Campeonato Italiano parece que será mesmo decidido apenas nas últimas rodadas, com Napoli e Juventus, rivais e Norte a Sul da Itália, duelando ponto a ponto.
A diretoria do Corinthians trabalha para entregar o elenco praticamente fechado já na reapresentação do elenco, marcada para a próxima quarta-feira, dia 3 de janeiro. O clube acertou a contratação do zagueiro Henrique, que nesta semana foi incluído em uma lista de dispensa do Fluminense. Chegou-se a um acordo salarial com o defensor, questão antes considerada um entrave, e o Timão aguarda apenas a oficialização da saída dele do Flu para anunciá-lo como reforço. Deve assinar por três temporadas.
Com 31 anos, Henrique foi uma indicação do técnico Fábio Carille e chega para suprir a ausência de Pablo, que acertou renovação contratual. A contratação do zagueiro, no entanto, não inviabiliza a busca por outro defensor, como estava nos planos da comissão técnica.
A dispensa de Henrique do Fluminense, que vive delicada situação financeira, foi determinante para o Corinthians acertar a contratação. Isso porque o clube precisou apenas se acertar com o zagueiro, detentor de altos vencimentos no clube carioca. Sem precisar pagar pela transferência, a diretoria se viu com caminho livre para atender o desejo de Carille.
Também neste fim de semana, os dirigentes corintianos esperam definir a contratação do lateral-esquerdo Danilo Avelar, de 28 anos, que está emprestado pelo Torino (ITA) ao Amiens (FRA). O jogador está com sua família na França para tentar a liberação de seu clube e o aceno é positivo. A tendência é que ele acerte um empréstimo válido por um ano e seja o substituto de Guilherme Arana, vendido ao Sevilla (ESP).
Com esses dois reforços, a cúpula entende que boa parte dos problemas para a montagem do elenco estará resolvida. O foco principal passará a ser a busca por um centroavante para substituir Jô, de saída para o Japão. Tréllez é um alvo, mas a negociação com o Vitória está travada. O clube ainda negocia com o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, do Bahia, e sonha com o meia Gustavo Scarpa, também do Fluminense. Já anunciou o atacante Júnior Dutra e tem tudo certo com o volante Renê Júnior. No caso, são alvos para todas as posições de linha.
O centroavante Hernane Brocador pode ser o substituto de Roger, no Botafogo. Uma vez que o camisa 9 deste ano foi para o Internacional, o atual jogador do Bahia foi oferecido e está tendo o nome analisado pela comissão técnica do Glorioso. A informação foi publicada originalmente pela Rádio Tupi, e confirmada pelo LANCE!.
Os valores estão dentro da realidade atual do Alvinegro, mas o atleta de 31 anos tem contrato com o Tricolor de Aço até o fim do ano que vem. Ele foi bem em 2016, quando marcou 21 gols em 46 jogos. Na temporada recém-encerrada, entretanto, foram sete em 22 partidas.
Destaque no Flamengo em 2013, quando ajudou a eliminar o Botafogo da Copa do Brasil - vencida pelo Rubro-Negro, Hernane fez 36 gols em 58 partidas naquele ano. Depois, atou na Arábia Saudita e passou pelo Sport antes de pisar em Salvador (BA).
A duas semanas da pré-temporada, é improvável que o Glorioso inicie os trabalhos com um centroavante experiente. Se começar como está, Brenner deve ser o camisa 9. Renan Gorne é opção.
O Santos realizou nesta sexta-feira outra tentativa de reversão da liberação de Zeca. O advogado Maurício Corrêa da Veiga impetrou um Mandado de Segurança durante um plantão judiciário e entrou com um Agravo Regimento para tentar reconsiderar a habeas corpus do lateral.
O clube, que teve seu último pedido da Justiça do Trabalho negado, alega que cumpriu com suas obrigações contratuais e exige que o pagamento da multa rescisória de R$ 50 milhões seja acertada em uma futura negociação. Zeca está perto de fechar com o Flamengo.
- Zeca pede a rescisão indireta, o que quer dizer que o clube não cumpriu com as obrigações devidas. Por isso, o atleta se diz no direito de pedir a justa causa. O clube se defende com as obrigações contratuais cumpridas. Ainda não houve sequer uma audiência no processo principal. Cláusula indenizatória ocorre nos casos onde o atleta dá margem à ruptura antecipada do contrato de trabalho. Por isso, o Santos pede para, se o atleta for liberado, o valor de R$ 50 milhões ser depositado em juízo. A decisão que liberou o atleta é temerária. Por isso, o Santos não pode admitir - disse Mauricio Corrêa Veiga em contato com o LANCE!
O lateral-esquerdo pediu a rescisão de contrato com o Santos em outubro após alegar o não pagamento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do direito de imagem.
Rogério Ceni concedeu na manhã desta sexta-feira (29) a sua primeira entrevista coletiva desde o início da pré-temproada do Fortaleza. O treinador fez um balanço positivo de sua primeira semana de trabalhos no clube e revelou que já conta com o grupo praticamente fechado para o início das disputas em 2018.
"Creio que já tenhamos aqui 90% do elenco. Ainda tem mais uma ou duas peças que a gente pretende trazer até o início do próximo mês para compeltar o grupo. Além de mais quatro ou cinco jogadores da base que estamos aproveitando. É um grupo enxuto, pequeno, mas com boa qualidade de jogo, com boa qualidade técnica".
O treinador foi enfático ao afirmar que dará oportunidades a todos os jogadores do grupo tricolor. "Nossa expectativa é dar oportunidade a todos os jogadores. Queremos rodar o elenco e a nossa intenção é ter um time definido até o Clássico Rei", afirmou o treinador, em alusão ao duelo da 6ª rodada do Campeonato Cearense contra o Ceará, marcado inicialmente para o dia 4 de fevereiro, as 18h, na Arena Castelão.
Na programação tricolor, o time trabalha na tarde desta sexta-feira, no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú e faz sua última atividade do ano na manhã de sábado (30), no mesmo local. A reapresentação após Réveillon está marcada para o dia 2 de janeiro de 2018.
O Ceará está próximo de anunciar um pacote com quatro reforços, todos eles considerados apostas, segundo o presidente do clube, Robinson de Castro. O dirigente não confirmou nenhum nome, mas o jornalista Alan Neto revelou quem são os jogadores no programa Trem Bala da TVC e Rádio O POVO/CBN AM 1010 que foi ao ar nesta sexta-feira, 29.
O mais conhecido deles é o atacante Romário, que atuou na base alvinegra em 2011 e defendeu o Ceará pelo time profissional em 2012 e 2013. Aos 25 anos, o centroavante estava atuando no Kalmar, time da Suécia, mas nesta temporada atuou também pelo Boa Esporte-MG, na Copa e pelo Rio Branco-AC, na Série D. Ao todo fez doze jogos e apenas dois gols.
Em conversa com o Esportes O POVO, o atacante disse que tem um pré-contrato com um time da Tailândia, mas não negou a possibilidade de, mesmo assim, negociar com o Ceará. “Não sei, meu empresário é que cuida dessas coisas”, foi sucinto, Romário.
Em conversa com o Esportes O POVO na quinta-feira, 28, Robinson de Castro já havia admitido a contratação de quatro apostas e alertado que uma delas seria uma oportunidade que ele mesmo gostaria de oferecer a um atleta.
Os outros três atletas são todos oriundos da base do Grêmio. Tratam-se do zagueiro Denilson, 22, o volante Parrudo (Jefferson), 23 e o meia Leandro Canhoto, 23. Todos, incluindo Romário, devem assinar contrato com duração de quatro meses, com possibilidade de renovação em caso de apresentarem bom desempenho.
Além deles, o presidente do Ceará ainda quer contratar cinco peças para disputar vaga entre os titulares. Com um calendário cheio de competições pela frente (Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro Série A), a ideia do clube é rodar bastante o elenco para evitar desgastes.
O Cruzeiro segue conversando com o Grêmio para contar com o lateral Edílson. Agora, a Raposa coloca no negócio o atacante Sassá, que é elogiado pelo mandatário gremista, Romildo Bolzan Júnior.
"Gosto muito deste centroavante. Rápido, brigador, chutador, tem a característica do faro do gol. Mas não podemos dizer que virá ou não", ressaltou, para a Rádio Gaúcha.
O mandatário tricolor ainda fez questão de destacar que os clubes ainda não chegaram a um acordo, embora já haja entendimento entre Edílson e Cruzeiro.
"Começou de uma situação boa para o atleta, e você tem que compreender o desejo do jogador. Mas também tem que atender o interesse do Grêmio. De fato, houve um contato do Cruzeiro com o Zanotta (executivo de futebol) e avançaram algumas coisas. Mas o clube ainda não se sentiu contemplado".
Edílson foi titular do Grêmio na conquista da Libertadores, tem contrato com o clube até a metade de 2019 e multa rescisória de R$ 40 milhões.
“Diego tem contrato até dezembro de 2018. Leio e escuto dizendo que a situação do Diego está indefinida. Não está. Ele tem contrato com o Sport até o fim do ano que vem”, disse, esfriando os mais otimistas de que o acordo poderia ser selado ainda antes da virada do ano.
“Nenhum atleta do Sport é inegociável. No momento, o que existe é o interesse do São Paulo, como está sendo divulgado. Chegou até a nós uma proposta pelo empresário dele, mas que não nos agradou. Diego é um atleta que terminou entre os maiores artilheiros do país, que deve ir à Copa do mundo, que seria titular na maioria dos times do Brasil. Dizem que o Sport está sem dinheiro ou queimando ativos. Até agora não alienamos nenhum atleta. Não vendemos nenhum atleta”, completou.
Aos 32 anos, Diego Souza foi convocado por Tite para defender a Seleção Brasileira em amistosos e em alguns jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas durante 2017. Os dirigentes do Tricolor Paulista convenceram o atleta de que sua chance de ir à Copa do Mundo será maior se conseguir se destacar pelo São Paulo no primeiro semestre.
O grande entrave é que o Sport sabe da valorização do seu atleta e não parece disposto a aceitar jogadores, por exemplo, como compensações financeiras pela transferência. No entanto, como o rubro-negro ainda deve parte do pagamento pela compra do atacante Rogério, o São Paulo tenta usar um abatimento de parte dessa dívida para diminuir o valor pedido por Diego Souza.
O programa Sócio-Torcedor do Fortaleza segue aumentando de forma vertiginosa. Nesta quarta-feira, 27, o clube superou a marca de 14 mil sócios-torcedores e celebrou a conquista em suas redes sociais. O que chama atenção é o número de adesões em dezembro: foram mais de mil em 22 dias, já que o clube havia atingido a marca de 13 mil no dia 5.
Porém, mesmo com o aumento, o clube ainda procura formas de aumentar esse número e segue com a meta de crescer ainda mais para chegar aos 15 mil associados antes da estreia no Campeonato Cearense, dia 21 de janeiro, contra o Maranguape.
"Nós temos essa meta e acredito muito que vamos chegar", disse o presidente Marcelo Paz.
MAIS CARO A pressa que o Fortaleza pede ao torcedor para fazer o sócio é reforçada numa campanha paralela que avisa do aumento dos valores do programa. A partir de janeiro os preços das modalidades de sócio-torcedor vão sofrer reajuste, sob justificativa que há três anos os preços estão congelados. Os novos valores ainda não foram divulgados.