As chances de rebaixamento e o que cada time precisa fazer na última rodada para não cair

 Avaí mantém as esperanças de permanecer na Série A© Frederico TADEU/AFC Avaí mantém as esperanças  de permanecer na Série A

Depois do lanterna Atlético-GO, o Campeonato Brasileiro conheceu mais um clube rebaixado para a Série B na 37ª rodada. Derrotada em casa pelo Vitória por 3 a 2, a Ponte Preta não conseguiu evitar a queda para a Segunda Divisão nacional. Faltando apenas uma rodada para o término do Brasileirão, quatro equipes ainda correm riscos de rebaixamento nas últimas duas vagas restantes: Avaí, Sport, Coritiba e Vitória.
Segundo as projeções do Soccer Power Index (SPI), índice da ESPN (entenda como funciona abaixo), o Avaí, entre os quatro clubes citados, é o time que mais possui chances de cair para a Série B. De acordo com o índice, mesmo após a vitória em casa diante do Atlético-PR, o time catarinense tem 88% de chances de ser rebaixado.
O Avaí soma 42 pontos, ocupando atualmente a 18ª posição. Na última rodada do Brasileiro, a equipe visita o Santos na Vila Belmiro. Somente a vitória interessa ao time de Claudinei Oliveira. Se empatar ou perder, o Avaí estará rebaixado. Além do resultado positivo, o time catarinense ainda precisa torcer pelo tropeço de dois dos concorrentes diretos (Sport, Coritiba e Vitória).


Ainda dentro da zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 42 pontos, o Sport abriga 65% de chances de queda para a Série B. Na rodada derradeira, o time pernambucano tem encontro marcado com o campeão Corinthians, na Ilha do Retiro. Assim como o Avaí, o Sport precisa do triunfo a qualquer custo. Se vencer, a equipe ainda precisa torcer pelo tropeço (derrota ou empate) de Coritiba ou Vitória.
Na 16ª posição com 43 pontos, o Coritiba tem 35% de chances de rebaixamento. A equipe paranaense joga a sua vida na última rodada diante da Chapecoense, na Arena Condá. Se vencer, o time de Marcelo Oliveira conseguirá a salvação. Se empatar, e Sport e Avaí não triunfarem, também estará garantido na elite. O Coritiba pode até se salvar com uma derrota, se, por exemplo, Sport e Avaí também perderem os seus jogos.


O Vitória deu um passo importante para se livrar da degola após a vitória em Campinas sobre a Ponte Preta. A equipe baiana soma 43 pontos, no 15º lugar, com 12% de chances de cair. O Vitória encerra a sua campanha jogando em casa, diante do Flamengo, no Barradão. Com a vitória, o time de Vágner Mancini automaticamente garante a permanência na Série A. Se empatar, e dois dos concorrentes também empatarem, estará livre da queda. Se perder, dependerá dos resultados das partidas de Coritiba, Sport e Avaí.
Entendo o Soccer Power Index
O Soccer Power Index (SPI) é um índice criado pela ESPN em 2009, com a proposta de analisar o futebol unindo perspectivas objetivas e subjetivas. Atualmente, a ferramenta tem ranking de 24 ligas nacionais de futebol, incluindo a Série A do Brasileiro, e ainda acompanhará a Champions League e a Liga Europa.
A metodologia dos números usa quatro fatores básicos a cada partida – que envolvem os gols marcados e finalizações – para avaliar as performances dos times, criando medições ofensivas e defensivas. Esses índices, então, permitem o cálculo das probabilidades de vitória, empate ou derrota em cada jogo.
Com essas projeções, a ferramenta simula as possibilidades para os duelos futuros e, seguidamente, a temporada milhares de vezes para determinar as chances de cada time ser campeão – ou rebaixado.
Riscos de rebaixamento:
15º - Vitória - 43 pontos: 12%
16º - Coritiba - 43 pontos: 35%
17º -  Sport - 42 pontos: 65%
18º - Avaí - 42 pontos: 88% 

  Varjota Esportes - Ce.          /         MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário