VERSÃO IMPRENSA Buscando se modernizar para centenário, Fortaleza terá consultoria de gestão Profissionalização no Leão: Fortaleza terá uma consultoria de gestão no planejamento estratégico para 2018. Clube quer se tornar autossustentável

 



Um clube autossustentável. Essa é a ambição do Fortaleza. O objetivo passa pela modernização da agremiação em 2018, ano do centenário, adotando princípios empresariais. 
Para alcançar a meta, o Leão terá uma consultoria de gestão da empresa Gomes de Matos, que será responsável pelo planejamento estratégico do Tricolor do Pici. 
A ideia é tornar o Fortaleza uma empresa mais forte, explica o presidente Marcelo Paz sobre a parceria. O planejamento não fica restrito apenas ao futebol, com a busca de título e formação de elencos competitivos, mas avança por outros setores, como marketing, comercial, administrativo e patrimônio. A parceria pretende deixar um legado em termos de estrutura física, traçar objetivos a partir de seus públicos de interesse e se estruturar financeiramente, ampliando fonte de receita e se planejando para gastar sempre menos do que arrecadar. O projeto já está em andamento. A empresa contratada pelo Fortaleza vai atuar no acompanhamento dos indicadores estratégicos de cada área, que já foram estabelecidos em reuniões com os dirigentes. Diante disso, serão feitas as análises das metas, criando mecanismos de sustentabilidade.


"É um projeto para o clube ser autossustentável. Não quer depender apenas de bilheteria e de sócio", explica Felipe Guedes, consultor associado da Gomes de Matos que está atuando no planejamento estratégico do Leão.  
A empresa estipulou metas aceitáveis e de sucesso em todos os setores. Desta forma, o clube vai manter um padrão de exigência elevada em cada área. Felipe ressalta que a diretoria terá total autonomia para executar os projetos. "Abaixo disso não se pode admitir. Na apresentação do planejamento para a torcida, a gente deixou claro que não quer dizer que tudo vai dar certo, mas vai ter o mínimo de erro possível, sendo sempre transparente", diz ele.  
A iniciativa do Fortaleza, segundo o consultor, é tendência no futebol de alto nível. Um estudo de mercado foi realizado para conhecer quais as práticas bem sucedidas implantadas pelos grandes times nacionais e internacionais e adaptá-las à situação do Tricolor.  
Conforme o presidente Marcelo Paz, dois times nacionais são referência para o Leão. "O Flamengo, clube que, de um tempo pra cá, apresenta uma gestão bastante profissional. A nível Nordeste, o Sport se profissionalizou muito. Não à toa, está há anos na Série A e tem aumentado o seu patrimônio", conta. 
Dentro da estratégia, consta o fortalecimento de marcas ligadas ao clube, como a Leão 1918 e a Cantina 1918. É projetado um aumento da arrecadação do programa de sócio-torcedor. Entre as melhorias de infraestrutura no Alcides Santos, estão a drenagem do gramado e a construção de um hotel, que pode gerar uma economia de cerca de R$ 7 mil.  
O torcedor do Fortaleza também é um dos alvos das ações que serão implementadas. Um estudo realizado pela empresa avalia os diferentes perfis de consumo da torcida.  
A pesquisa vai possibilitar a identificação da parcela do mercado na qual o clube está inserido, medindo possíveis ações para o seu público-alvo, desenvolvendo ações promocionais e analisando o alcance e o poder que os torcedores têm.  
O levantamento será fundamental no momento de buscar patrocínios, garantindo a sustentabilidade do negócio, projeta a consultoria. 

Ações da consultoria por setor no Leão   

FUTEBOL 
Trabalhar metas aceitáveis e de sucesso na busca por títulos e formação de elencos competitivos.   

PATRIMÔNIO 
Acompanhar o andamento das obras de infraestrutura que serão feitas.   

COMERCIAL 
Definir mecanismos de ampliação de receitas e de canais de vendas.   

MARKETING
Ampliação de sócios-torcedores e monitoramento da condição de  adimplência. 

PLANEJAMENTO 
Criar mecanismos de monitoramento de todos os planos de ação e indicadores. 

ADMINISTRATIVO 
Projetar ações de melhorias na gestão de pessoas e contratos.  

LUCAS MOTA 

VARJOTA ESPORTES - CE.      /       O  POVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário