Suênio radicaliza na segunda etapa

Clique para Ampliar
Skatista foi vencedor em duas competições no último fim de semana
FOTO: DIVULGAÇÃO
No último fim de semana, o município de Canindé recebeu a nata do skate cearense para as disputas da 2ª etapa do Estadual 2011. Diferente do que normalmente ocorre, os principais astros do evento entraram em cena logo no primeiro dia de competição. O motivo foi a realização do Circuito Mundial de Skate, que pela primeira vez abriu espaço para os atletas locais mostrarem seu talento.

Na principal categoria da competição, a Amador 1, as disputas foram acirradas e os árbitros tiveram muito trabalho para definir o nome do campeão, já que a cada etapa o nível dos atletas sobe e a competição fica mais equilibrada.

Suênio
E quem venceu a difícil disputa dessa categoria foi o atleta de Fortaleza, Suênio Campos. Com manobras suaves e executadas com domínio e segurança, ele, que também terminou como vencedor da primeira etapa, conseguiu mais uma vez superar seus adversários e sagrar-se campeão. Suênio também foi o vencedor do desafio no Mundial da pista do Parque do Cocó.

Ary Graça teme fim da hegemonia



Clique para Ampliar
Juliana e Larissa: hoje, as brasileiras dominam as areias, mas, se não houver renovação, tudo pode mudar
FOTO: DIVULGAÇÃO
Presidente da CBV afirma que País tem de se mexer para evitar que nações emergentes suplantem brasileiros
Se o Brasil não se preparar adequadamente perderá a hegemonia do vôlei de praia que divide com os Estados Unidos nos próximo anos. Esse foi o alerta que o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça, fez durante o Fórum Rio Cidade Sede realizado na Bolsa de Valores. Segundo Ary Graça, no passado, em torno de 40 países praticavam o esporte e hoje são 155. Por isso, ele acredita que o País precisa trabalhar para não perder o domínio nos Jogos de 2016 no Rio, principalmente no feminino.

"Hoje, temos o domínio, mas nos próximos cinco anos Brasil e Estados Unidos vão ter que se cuidar muito porque essa hegemonia em que nos revezamos tende a acabar a não ser que nos planejemos", explicou.

Dentro desse planejamento, Ary Graça disse que a CBV está trabalhando num conceito semelhante ao que há no vôlei de quadra na formação de uma seleção permanente.

Baixo orçamento
Para Ary, o segredo do vôlei não está no dinheiro e sim no trabalho de gestão. Ele afirmou que o vôlei brasileiro tem apenas o 16º orçamento do mundo, atrás, por exemplo, de Rússia (35 milhões de euros) e Itália (40 milhões de euros).

"Hoje, o vôlei tem gente capacitada. Temos 26 técnicos dirigindo seleções do mundo. Ary diz que o Brasil está se preparando fortemente nas quadras para manter o seu domínio.

"A formação está feita. Na praia é que temos problemas. Não para Londres, mas para 2016 não estamos preparados no feminino", completa.

Outro 1 a 0 Sport vence novamente pelo placar mínimo e lidera provisoriamente a Série B Leão derrotou o Barueri, na Ilha do Retiro, superando o desentrosamento e conquistando uma importante vitória Alexandre Barbosa - Diario de Pernambuco

Ricardo fernandes/DP/D.A Press


A vitória, mais uma vez, foi mínima. Apenas 1 a 0 sobre o Grêmio Barueri, nesta terça-feira, na Ilha do Retiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Mas o triunfo foi muito valioso. Alçou o Leão à liderança da competição, agora com sete pontos. A equipe rubro-negra volta a campo daqui a dez dias para enfrentar o ASA/AL.

O Sport iniciou o jogo buscando primeiro se impor na marcação para depois sair para o ataque. Embora o técnico Hélio dos Anjos insista em divulgar que está armando um esquema 3-6-1, fica claro, em campo, que o posicionamento de Marcelinho Paraíba é de um segundo atacante, que conduz a bola vindo de trás. Bruno Mineiro fica mais à frente, atuando como um pivô.

Apesar de ainda se confundir um pouco no posicionamento - a equipe sofreu também com o desentrosamento, ocasionado pelas várias mudanças na equipe -, o Sport conseguiu envolver o Barueri, que apresentou sérios problemas de marcação. Uma das falhas do time paulista era pelo lado esquerdo e foi muito bem aproveitada por Thiaguinho. Um dos destaques da equipe no primeiro tempo, ele explorou bem as jogadas pelo fundo e também pelo meio-campo.

O gol do Sport, no entanto, acabou saindo no lance mais improvável, mas que mostrou a importância da movimentação de Marcelinho Paraíba para o esquema. Num lance em que caiu pela direita, ele puxou para a perna esquerda e bateu da quina da área, sem tanta força, mas o goleiro Juninho acabou aceitando um verdadeiro "frango". O tento deixou o Leão o mais solto em campo. As chances para ampliacar o marcador surgiram. O Rubro-negro, no entanto, desperdiçou todas.

Na volta para o segundo tempo, o Barueri mostrou em campo uma postura mais aberta, o que foi uma boa para o Sport, que chegava com certa facilidade. Procurando bastante por Marcelinho Paraíba e tentando jogar em velocidade, o Leão continuava criando situações de perigo, embora menos claras do que as da primeira etapa.

Sem medo de arriscar, o técnico Sérgio Soares colocou a equipe do Barueri ainda mais à frente, o que levou alguma dificuldade ao Sport. Naturalmente, o time visitante passou a pressionar mais, fazendo que o Leão tivesse que cuidar um pouco mais da marcação, optando por sair nos contra-ataques. Conseguiu armar alguns, mas não foi competente na hora de matar o jogo.


Sport
Magrão; Montoya (Igor), Tobi e Gabriel; Thiaguinho (Renato), Germano, Naldinho, Wellington Saci e Fernandinho; Marcelinho Paraíba e Bruno Mineiro (Ruan). Técnico: Hélio dos Anjos

Barueri
Juninho; Saldanha (Eraldo), Rodrigo Arroz, Douglas e William (Marcelinho); Anderson Pedra, Alê, Elivélton (Bebeto) e Alex Maranhão; Pedrão e William Henrique. Técnico: Sérgio Soares

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Antônio Hora Filha (SE). Assistentes: Aílton F. da Silva (SE) e Luís Felipe Corrêa (PB). Gol: Marcelinho Paraíba (S). Cartões amarelos: Thiaguinho, Germano (S), Elivélton, Anselmo, Rodrigo Arroz (B). Público: 17.063. Renda: R$ 113.285.

A caminho do Botafogo, Renato se despede do Sevilla e chora na última entrevista


Renato ao lado do presidente do Sevilla. Foto do site oficial do clube O volante Renato, de 32 anos, contratado pelo Botafogo na semana passada, se despediu emocionado do Sevilla nesta terça-feira, em entrevista coletiva no estádio Ramón Sánchez-Pizjuán. O presidente do clube espanhol, José María del Nido, ficou ao lado do jogador, com os seis troféus conquistados durante a passagem do meia pela equipe.
- Volto ao Brasil para jogar até quando minhas pernas e meu corpo aguentarem. Depois estou à disposição do clube (Sevilla) para trabalhar onde eles quiserem - declarou o agora jogador alvinegro, que foi às lágrimas na entrevista.
NO BRASILEIRÃO: Caio Jr. traça meta de 60% de aproveitamento
BLOG: É Por Ti, Fogo
Renato se emociona na entrevista coletiva. Foto do site doficial o Sevilla
Em caso de uma possível volta de Renato à Europa, o Sevilla tem direito a uma porcentagem da negociação. O jogador disputou 286 partidas e marcou 39 gols pelo Sevilla e é o estrangeiro com mais jogos da história do clube. Ele ainda não tem previsão de chegada a General Severiano e não deve estrear antes de julho.
"O adeus de um dos grandes. Um adeus que não é definitivo, é um até logo. Sorte, campeão", finaliza o site oficial do clube espanhol.

Jogadores do Santos mostram confiança em Assunção

BRUNO DEIRO - Agência Estado
Os jogadores do Santos demonstraram confiança na classificação à final da Copa Libertadores, nesta terça-feira, no desembarque em Assunção, no Paraguai. Na quarta, o time brasileiro jogará por um empate contra o Cerro Porteño no jogo da volta da semifinal.


"Vencer esse campeonato nos deixaria marcados para sempre. Não apenas eu, mas todo o grupo", afirmou o atacante Neymar, na chegada ao Paraguai. "O Cerro é um time muito bom, que jogou de igual para igual em São Paulo. Mas estamos prontos para fazer um bom jogo", assegurou.

O volante Arouca mostrou confiança no futebol do atacante para fazer a diferença diante dos paraguaios. "Eles viram que com o Neymar não dá para ter espaço", afirmou o jogador, que descartou o uso de violência por parte do adversário para parar o jovem atacante. "Acredito que não vai haver deslealdade".

Já o meia Elano espera uma marcação reforçada sobre o jovem atleta, responsável pela jogada que gerou o gol santista na partida da semana passada. "Isso é normal, algo que a gente já espera", disse o meia.


João Havelange rejeita crise e defende atuação da Fifa

AE - Agência Estado
O presidente de honra João Havelange saiu em defesa do trabalho da Fifa nesta terça-feira e negou qualquer crise na entidade que comandou entre os anos de 1974 e 1998. Para o ex-dirigente, as seguidas denúncias de corrupção são resultado somente da briga pelo poder dentro da cúpula da Fifa.


"Todo mundo procura um erro porque querem sentar naquela cadeira. Se a Fifa estivesse a zero, ninguém a desejaria. Se procuram alguma coisa, é porque se tornou um valor e símbolo a ser seguido", declarou o brasileiro de 95 anos.

Apesar das suspeitas de corrupção envolvendo os dois candidatos à presidência, Havelange negou que a Fifa esteja enfrentando uma crise. "Você fala em sofrimento, eu falo em alegrias. O que a Fifa tem são 208 filiados, atende a todos. As competições se realizam normalmente e com nível elevado. Houve uma evolução no futebol mundial, sobre todos os aspectos, financeiro, disciplinar e técnico", disse.

A eleição para a presidência nesta quarta-feira, que integra o congresso realizado em Zurique, terá apenas um concorrente. Prestes a confirmar seu quarto mandado à frente da Fifa, o suíço Joseph Blatter tem o apoio de Havelange, de quem foi braço direito por mais de 20 anos. "Acho que ele como presidente foi excelente e tem de continuar", afirmou o brasileiro.               

Novos nomes só quando acertados


Clique para Ampliar
O presidente Evandro Leitão garante que trará reforços; enquanto Fernando Henrique segue sendo o destaque
FOTO: KID JÚNIOR
A diretoria do Ceará segue trabalhando na contratação de reforços para o Brasileirão-2011. Especula-se que sete jogadores já estão contratados e que em breve serão divulgados pela atual gestão alvinegra. Segundo o presidente Evandro Leitão, a direção está atuante e tem buscado nomes que só serão anunciados quando os mesmos estiverem com seus contratos devidamente assinados. "Não quero passar nenhuma expectativa para a torcida, mas garanto que vamos fazer de tudo para trazer qualidade para o elenco", afirmou.

Seleção da rodada
Depois da segunda rodada do Brasileiro, o Troféu Armando Nogueira, seleção do portal Globo Esporte, elegeu o goleiro Fernando Henrique como o melhor jogador em campo. O meia Iarley também esteve na lista.

Falta o Maestro

Os contratados do Fortaleza já começaram a chegar para a Série C, mas ainda falta fechar com um meia articulador
Velocidade, pegada forte e qualidade. Estas serão as três principais características do novo time do Fortaleza, que começará a ser montado à partir de amanhã, pelo técnico Ferdinando Teixeira e sua comissão.

Para o presidente do Leão, Osmar Baquit, ainda está faltando aquele jogador cerebral, que consiga ser o grande articulador de jogadas na Série C.

Veja entrevista do do presidente



Para resolver essa questão, Baquit tem várias alternativas. A primeira delas, o número 1 seria o meia Andrezinho, ex-São Paulo e Ponte Preta. O jogador ficou de responder ontem uma proposta do Tricolor, mas ainda não respondeu. O dirigente tem esperanças de que ele venha a aceitar.

Outro cabeça pensante para a meia cancha seria Ramon, de 38 anos, que está no Joinville/SC. Este, entretanto, fica praticamente descartado, pela pedida alta. Paralelamente à essas negociações, o clube negocia com o meia Adriano Pimenta, que mostrou futebol de qualidade no Estadual, mas que tem algumas exigências para ficar.

Chegada
A comissão técnica de Ferdinando Teixeira já começou a receber os primeiros reforços. Entretanto, a torcida só irá vê-los à partir de amanhã às 8h30, data da apresentação do elenco.

Veja entrevista do treinador



Desde domingo, já chegaram os seguintes atletas: Marcelo Bonan (goleiro), Júlio César (zagueiro), Luciano Sorriso (volante e meio-campo), e Gustavo (atacante). Ontem à tarde, desembarcaram o zagueiro Dezinho, o atacante Wellington Amorim e o volante Russo. À noite, chegaram o volante Escobar e o zagueiro Lino.

Transmissão
Baquit consultou ontem o diretor da TV Diário, Roberto Moreira, para tratar da transmissão dos jogos do Leão na Série C. As partes ainda voltarão a conversar. No dia 10 de setembro contra o América/RN, o Tricolor joga no Estádio Nazarenão, litoral Sul do estado vizinho.     
Clique para Ampliar
Ferdinando Teixeira quer um time com muita velocidade, por isso, o meia que vestirá a camisa 10 terá que atender a essas características. Enquanto isso, os atletas começam a chegar
FOTO: KID JÚNIOR

ATLETISMO 30/05/2011 22H13 Seleção viaja para o Sul-Americano

.A seleção brasileira de atletismo viaja nesta terã-feira, em dois grupos separados, à Argentina, para a disputa do Campeonato Sul-Americano. A competição acontecerá na capital Buenos Aires, entre os dias 2 e 5 de junho. A delegação verde e amarela é composta por 78 atletas, sendo 39 homens e 39 mulheres. As principais esperanças de medalha de ouro para o país estão no feminino. Fabiana Murer, recordista sul-americana do salto com vara, e Maurren Maggi, atual campeã olímpica do salto em distância, são amplamente favoritas em suas modalidades    
DIÁRIO SP

De volta à elite do futebol após sete anos, Tricolor baiano abre as portas para os refugos, os 'bad boys', as eternas promessas... RENAN CACIOLI DIÁRIO SP COMPARTILHE TAMANHO DA LETRA IMPRIMIR

Imagine ligar sua TV depois da novela e escutar aquela musiquinha grudenta do "BBB": "Se você pudesse me dizer...". Mas se, em vez de rostos desconhecidos, surgissem as caras dos meias Ricardinho e Carlos Alberto, do centroavante Souza e do técnico René Simões? Pois o Bahia, de volta à elite do futebol brasileiro após sete temporadas, vem reunindo um elenco digno de "reality show".

Só tem figura. Carlos Alberto, apresentado anteontem, antes do empate por 3 a 3 com o Flamengo, em Pituaçu, é a mais recente. "Gosto de jogar em equipes de massa como o Bahia. Já fiquei arrepiado com a galera gritando meu nome", declarou o meia que, neste ano, vem cravando a incrível média de uma camisa de clube beijada a cada dois meses e meio ? antes, ele estava no Grêmio.

Mas ele não é um jogador problemático? Pfff... No Bahia, meu amigo, Carlos Alberto pode ficar à vontade. Por exemplo, você se lembra do Jobson, flagrado em exame antidoping há dois anos por uso de cocaína (que ele jurou de pé junto ser crack)? Está lá, também.

Aliás, a rodinha de atletas com a imagem, digamos, levemente arranhada não para de crescer: na semana passada, Ricardinho desembarcou em Salvador. Em 2006, uma pesquisa feita pela revista "Placar" junto aos jogadores apontou: o meia era o mais odiado do país.

"Eu não tenho inimigos no futebol. Agora, as pessoas podem gostar ou não do meu trabalho", rebateu Ricardinho, durante sua apresentação no Tricolor baiano. Bem, uma dessas pessoas que não vão com a cara dele é Dorival Júnior. O treinador falou em "traição" no episódio que culminou com a saída do jogador do Atlético-MG, no começo de abril.

HeterogêneoMas pode ficar sossegado, caro torcedor tricolor. Nem só de "bad boys" vive o Bahia. O elenco também está recheado de promessas. Porém, não ligue se este rótulo já foi utilizado em outros clubes.

Jancarlos, por exemplo, tinha tudo para ser a solução da lateral direita do São Paulo, em 2008. Chegou com moral do Atlético-PR. Não funcionou. Na temporada seguinte, Jancarlos era o lateral-direito ideal para o Cruzeiro. Nada feito. Tudo bem, o lugar de Jancarlos estava reservado no Botafogo, um ano depois. Ficou no quase.

Já o corintiano Lulinha subiu ao time profissional com apenas 17 anos e 297 gols marcados na base. Recebeu sondagens de Chelsea e Barcelona. Sua multa rescisória foi multiplicada. Lulinha, hoje com 21 anos de idade, nunca mais foi o mesmo.

O Big Brother Bahia conta, ainda, com a turma dos gringos ? ainda em formação, representada pelos colombianos Mosquera e Tressor Moreno.

Mas quem lidaria com elenco tão pitoresco? Ora, alguém de visão a longo prazo: René Simões, o treinador que chamou Neymar de "monstro". No mau sentido, é claro. "Ele é um fenômeno, mas estava perdendo o rumo", disse, ao DIÁRIO. Nem Pedro Bial faria melhor.

Clube tem priorizado acordos mais longos
O Bahia não vem apenas dando espaço a jogadores em busca de uma nova chance na carreira. O clube também propõe contratos mais extensos a seus reforços. São os casos do volante Fahel, vindo do Botafogo, e de Ricardinho. Ambos firmaram acordo até 31 de dezembro do ano que vem. "Não queremos contratar 18, 19 jogadores
a cada início de ano", diz o gestor de futebol do Bahia, Paulo Angioni.

Categorias de base são o próximo alvo
Vice-campeão da Copinha deste ano, o Bahia tem oito atletas da base treinando com a equipe principal. A meta é subir mais garotos para a próxima temporada.

'Esse grupo é desafiador'
René Simões diz que sua maior dificuldade no Bahia é despertar o interesse dos veteranos

DIÁRIO_ Como tem sido lidar com um elenco recheado de caras rodados, como Souza, Ricardinho, Carlos Alberto...?
RENÉ SIMÕES_ É legal porque eles sabem lidar com o peso de uma camisa como a do Bahia. O segundo passo é harmonizar tudo isso, conciliar os sonhos dos mais jovens com os dos mais antigos. O jovem quer ter carro, casa. Agora, se o cara já fez muitos gols, tem um bom salário, o que o motiva?

É o grupo mais difícil com o qual já trabalhou?
Todo grupo é difícil, mas esse é bastante desafiador. Acho até que essa diversidade é muito legal. Não gosto de unanimidade, gosto de unidade.

O Bahia contratou bastante. Mas contratou bem?
Quando cheguei, diziam que o Souza não podia jogar, o Lulinha estava acabado, o Boquita era uma contratação errada... E agora todo mundo começa a ver diferente. Foram aquisições de qualidade, também.

Tempos atrás você reclamou do comportamento do Neymar, disse que estavam criando um monstro. Mantém a opinião?

Reagi não por mim, mas pelo futebol brasileiro. Continuo vendo nele um fenômeno, mas ele estava perdendo o rumo. Aquilo foi um chamamento não só ao Neymar, mas a todos. Agora está tudo bem, não se falou mais nada a respeito dele.

Ex-jogadores deveriam dirigir Fifa, diz Carlos Alberto Torres

 futebol deveria ser dirigido por personalidades ligadas diretamente ao esporte, como os ex-jogadores, disse o capitão da seleção brasileira campeã do mundo em 1970, Carlos Alberto Torres, nesta segunda-feira, em meio às denúncias de corrupção na Fifa.
"Acho que deveria haver uma mudança geral, tem tanta gente boa que poderia assumir", afirmou Torres à Reuters em entrevista por telefone.
"Uma denúncia como essa que aconteceu afasta até as grandes empresas, tira o objetivo das grandes empresas de investir no futebol", acrescentou.
Acusações de corrupção envolvendo dirigentes do comitê executivo da Fifa, que estão sendo investigados pela comissão de ética da entidade, levaram à suspensão do vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf, Jack Warner, e do presidente da Confederação Asiática de Futebol, Mohamed Bin Hammam, no fim de semana.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi inocentando da mesma investigação e agora vai concorrer sozinho por um quarto mandato à frente da entidade responsável pelo futebol mundial, depois que Bin Hammam retirou sua candidatura em consequência das acusações.
As alegações de corrupção começaram desde a eleição para as sedes dos Mundiais de 2018 e 2022, em Zurique, em dezembro.
O Catar foi acusado de comprar votos em sua vitória para organizar a Copa de 2022, enquanto quatro dirigentes do comitê executivo da Fifa, incluindo o brasileiro Ricardo Teixeira, foram acusados pelo ex-líder da candidatura inglesa para 2018 de terem oferecido vender seus votos.
Essas denúncias foram negadas pela Fifa nesta segunda-feira, com Blatter dizendo que todos os acusados eram inocentes. Apenas Bin Hammam e Warner seguem sendo investigados pelas acusações de corrupção na eleição presidencial da entidade.
Carlos Alberto Torres citou os ex-jogadores Michel Platini e Franz Beckenbauer como exemplos de personalidades esportivas que já tiveram sucesso em funções de administração do futebol, e que deveriam assumir cargos mais altos.
"O Platini está fazendo um trabalho fantástico lá na Uefa, você vê o sucesso da Liga dos Campeões", afirmou ele, referindo-se ao ex-meia francês que dirige o futebol europeu.
"Temos o Beckenbauer, que organizou com brilhantismo a Copa do Mundo da Alemanha (em 2006). Acho que deveria haver gente nova no comando das entidades", disse.
"Com essas mesmas pessoas por tanto tempo fica um círculo vicioso. Acho que a renovação é boa em qualquer área, não só no futebol, mas em tudo. Essa coisa de a pessoa se eternizar no cargo vai criando coisas complicadas, que levam as pessoas a desconfiar que há corrupção", acrescentou.
"O ideal seria que a coisa fosse realmente bem clara, no sentido honesto. Mas desde o momento que levantam suspeitas, eu não acho nada bom para o futebol."
Em março, um pequeno grupo pouco conhecido chamado Change Fifa (Mude a Fifa) tentou lançar o ex-zagueiro chileno Elias Figueroa como candidato na eleição desta semana da federação internacional, mas o ex-jogador afirmou que não teve tempo para montar uma campanha forte o suficiente para destronar Blatter.
Figueroa, de 64 anos, três vezes eleito o melhor jogador da América do Sul nos anos 1970, disse à Reuters nesta segunda: "Minha ideia era que grandes figuras do futebol tivessem mais presença, aqueles com mais qualificação e mais experiência (no esporte)."
"É uma pena que tudo isso tenha se tornado público, isso suja o futebol. 

Romário convida Teixeira a esclarecer denúncias na Câmara

O deputado federal Romário (PSB-RJ) conseguiu aprovar nesta terça-feira requerimento convidando o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a esclarecer em comissão da Câmara dos Deputados as recentes denúncias de corrupção na Fifa.
O ex-atacante, campeão do mundo em 1994 com a seleção brasileira e que afirma ter marcado mais de 1.000 gol na carreira, quer que Teixeira dê explicações sobre as denúncias envolvendo o nome do dirigente no escândalo de suposta compra de votos na escolha de sedes da Copa do Mundo.
"Nada tenho contra o presidente da CBF. Tenho até uma boa relação, não de amigo, mas uma boa relação. Mas a cada dia surgem novas acusações e acho pertinente a presença dele aqui para responder algumas questões", afirmou Romário durante sessão da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, segundo comunicado do PSB.
Ricardo Teixeira foi um dos quatro membros do comitê executivo da Fifa acusados por um ex-presidente da federação inglesa de futebol de terem oferecido vender seus votos para a candidatura da Inglaterra na eleição para a Copa do Mundo de 2018.
Teixeira negou a acusação e foi inocentado de qualquer irregularidade no fim de semana pela Fifa, após uma investigação interna.
O dirigente David Triesman, que também era o líder da candidatura inglesa, disse que quando abordou Teixeira sobre o tema, o brasileiro respondeu: "O que você tem para mim?".
Teixeira não é obrigado a comparecer à comissão apesar do convite, segundo uma assessora da Câmara.
Em seu requerimento, Romário citou que o Brasil já enfrenta problemas com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e que denúncias de corrupção podem prejudicar ainda mais o andamento das obras.
"A última coisa que o país precisa é mais escândalos de corrupção para interferir no processo de andamento das obras e qualificação profissional que esses grandes eventos esportivos exigem de um país sede", disse o deputado.
Segundo uma assessora de Romário, o pedido de esclarecimentos não é exclusivamente sobre as denúncias na Fifa, mas também sobre outras acusações de conduta suspeita do dirigente à frente da CBF e do comitê organizador do Mundial.
"O que motivou o deputado a fazer esse requerimento são as denúncias que vieram à tona agora, mas ele quer também que o presidente da CBF esclareça não só essa, mas denuncias antigas que ele nunca respondeu", disse a assessora à Reuters.
A Fifa vive uma das piores crises de sua história desde a eleição das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, em dezembro, com denúncias de compra de votos tanto na escolha dos países como na eleição presidencial da entidade, que acontece na quarta-feira.
A Copa do Mundo de 2018 será na Rússia, e o Mundial de 2022 acontecerá no Catar

Blatter muda discurso e admite incerteza na pirâmide da Fifa PUBLICIDADE RODRIGO MATTOS ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, mencionou a crise da organização na abertura do Congresso da entidade, nesta terça-feira, e prometeu anunciar formas de combatê-la amanhã (quarta-feira). Dirigentes da entidade estão envolvidos em acusações de corrupção, como a compra de votos em eleição ou na escolha da Copa-2018 e 2022 e recebimentos de propinas.
Fabrice Coffrini/France Presse
Blatter arruma a gravata durante congresso da Fifa
Blatter arruma a gravata durante congresso da Fifa
"Pensei que vivíamos em um mundo de fair play. Infelizmente, não é o caso. Porque a nossa pirâmide da Fifa, a famosa pirâmide da Fifa, tem incertezas em sua base. Na abertura da agenda do congresso, vou falar a vocês sobre esses perigos e mostrar e saber como lutar contra o perigo para garantir que o nosso esporte faça seu papel de nos unir. Mas isso vou deixar para amanhã", discursou o dirigente.
Seu discurso muda o tom em relação ao de ontem quando negou a existência de qualquer crise na Fifa. Amanhã, Blatter será reeleito como candidato único, já que seu opositor Mohamed bin Hammam está suspenso por suspeita de comprar votos.
Hoje, Blatter recebeu aplausos discretos, longe da unanimidade habitual de encontros da entidade. Mas o show da Fifa continua, com malabaristas e dançarinos no palco no centro de convenções em Zurique.

Corinthians não punirá zagueiro que atirou acidentalmente em amigo PUBLICIDADE MARIANA MAZIERO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A folga de segunda-feira não acabou como Leandro Castán queria. Na casa da família em Jaú, a cerca de 300km de São Paulo, o zagueiro do Corinthians e Leonardo Calixto, de 20 anos, seu amigo de infância, se envolveram em um acidente com uma espingarda de chumbinho.
Almeida Rocha-9.mai.2011/Folhapress
Zagueiro do Corinthians, Leandro Castán, atirou acidentalmente em um amigo com uma arma de pressão
O zagueiro Leandro Castán durante treino do Corinthians
Às 18h58, ao armar a espingarda de pressão, Leandro Castán acertou o amigo, que está internado na UTI do hospital Santa Casa de Jaú. O tiro perfurou o baço e atingiu o pulmão. De acordo com Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, o estado dele é estável, mas é preciso aguardar 48 horas para dar um boletim médico mais preciso.
Foi feito um Boletim de Ocorrência do caso ainda na noite de segunda, constando que foi um ato acidental e certificando que Castán não estava sob efeito de álcool. Quem socorreu Leonardo foi a própria família do zagueiro.
"Eles estavam brincando e quando a arma disparou, o Leonardo nem queria ir ao hospital, porque não sentiu nada na hora. A família do Leandro Castán o levou na Santa Casa de Jaú e ele permanece internado. Falei ontem mesmo por telefone com o Castán e hoje aqui no CT, ele está bastante abatido com o que aconteceu, mas já voltou ao trabalho", contou Edu Gaspar, que colocou o Corinthians à disposição das duas famílias para ajudar no que for preciso.
O ato do zagueiro não será considerado caso de indisciplina, já que foi um acidente e o jogador não tem histórico de mau comportamento no clube.
"Não vamos considerar ato de indisciplina e nem pensamos em multa-lo por isso. Foi mesmo um acidente e todos sabem qual é o comportamento dele aqui no clube", assegurou Gaspar.

Bilionário separa LeBron da taça da NBA

O maior gastão da NBA é o último obstáculo para LeBron James, 26, ser, enfim, campeão da liga americana de basquete profissional.
A melhor de sete jogos da decisão entre Miami, o time do ala, e o Dallas, franquia do bilionário Mark Cuban, começa hoje, às 22h, na Flórida.
Será um duelo entre dois personagens que há muito tempo não poupam esforços para conseguir o título.
Harry How - 02.mai.2011/France Presse
O dono do Dallas Mavericks,Mark Cuban, bate bola em quadra
O dono do Dallas Mavericks,Mark Cuban, bate bola em quadra
Depois de oito temporadas sem êxito no Cleveland, LeBron enfrentou uma saraivada de críticas por deixar o time do Estado onde nasceu e cresceu para se juntar a Dwyane Wade e Chris Bosh e fazer do Miami uma potência.
Mais longa é a busca por um título de Cuban, que fez fortuna no ramo da tecnologia e passou a ser o dono de time mais excêntrico da NBA ao comprar o Dallas Mavericks em 2000 --até então um saco de pancadas na liga.
Cuban usou o talão de cheques para tirar seu time do limbo. Sob seu comando, o Dallas contratou muito e quase sempre teve uma das três maiores folhas de pagamento em cada temporada.
Nesta, por exemplo, ele gastou US$ 88 milhões (cerca de R$ 142 milhões) com seu elenco, valor inferior só ao do LA Lakers (US$ 91 milhões) e quase US$ 20 milhões a mais do que o gasto por Miami, mesmo com o trio de astros.
Cuban não repete outros donos de time, que preferem camarotes luxuosos longe da quadra para acompanhar os jogos. O proprietário do Dallas opta por assistir às partidas numa cadeira normal, bem ao lado dos reservas.
O calor dos jogos faz Cuban também gastar muito com o pagamento de multas. Ele é o recordista de punições por críticas aos árbitros.
Apenas em 2006, justamente na única vez em que o Dallas chegou à final sob o seu comando e contra o mesmo Miami, Cuban recebeu multa de US$ 250 mil (hoje cerca de R$ 400 mil). Disse que os árbitros protegeram Wade no jogo 5 da decisão, capital para o título do rival.
Somando os episódios, o bilionário acumula quase US$ 2 milhões (R$ 3,2 milhões) em multas desde que comprou a franquia texana.
Por ter feito melhor campanha na temporada que o adversário, o Miami tem o direito de fazer quatro dos eventuais sete jogos finais no seu ginásio, na Flórida.
Ambos os times têm problemas de lesão. No Dallas, Caron Butler deve ficar fora de toda a série. Pelo lado de Miami, Wade vem sofrendo com dores no ombro que atrapalharam seu desempenho durante os playoffs.
NA TV
Miami x Dallas
22h
ESPN e ESPN HD

Começou o Campeonato Intercolegial sub-11 em Santa Quitéria

      Começou neste sábado, 28, o Campeonato Intercolegial Sub-11 de Futsal com a participação de nove equipes representando algumas escolas da rede pública e particular de Santa Quitéria.
      Na abertura do campeonato, João Rodrigues Pinto x Paulo Freire empataram em 3x3, jogo válido pela chave A. No segundo confronto do dia, a Escola Chico Figueiredo bateu o Colégio Francisco de Assis Parente por 4x2, pela chave B. Outro jogo aconteceu pela chave A, a maior goleada do dia: Luiz Dermeval 1x11 Dom Bosco. E no último duelo do sábado, a escola Almerinda Jucá perdeu para Geracina Lobo por 2X1.
     Esta categoria é uma das mais importantes pois é o início da formação esportiva e do futuro cidadão. É necessário mais atenção, com mais incentivo pelas autoridades. Ao mesmo tempo que parabenizamos a iniciativa dos promoventes.

Fonte:santaquiteriadeverdade 

Delegação Sobralense é destaque nos Jogos Abertos do Inteiror :Jogos Abertos do Interior na cidade de Varjota

Por mais um ano, Sobral se destaca nos resultados na fase regional dos Jogos Abertos do Interior realizado Município de Varjota, nos dias 20,21 e 22 de maio de 2011.
Sobral que mantendo a tradição sempre leva aos jogos a maior delegação, este ano embarcou com 126 atletas, e obteve os seguintes resultados:

MODALIDADE
CAMPEÕES
VICE - CAMPEÕES
3ª COLOCAÇÃO
BASQUETE MASCULINO
SOBRAL
VARJOTA

BASQUETE FEMININO
Classificado: SOBRAL
FUTEBOL MASCULINO
SANTA QUITERIA
SOBRAL

FUTSAL MASCULINO
SOBRAL
SANTANA DO ACARAÚ
SANTA QUITÉRIA
FUTSAL FEMININO
SOBRAL
COREAÚ
SANTA QUITÉRIA
HANDEBOL FEMNINO
IRAUÇUBA
SOBRAL
MORRINHOS
 
A equipe do basquete Feminino obteve sua classificação direta devido a ausência das equipes de basquete da região.
O futsal feminino manteve o favoritismo de campeão da edição anterior e conquistou sua vaga na fase estadual ao vencer a equipe de Coreaú pelo placar de 02 x 01 e a equipe masculina conquistou sua vaga após jogo emocionante contra Santana do Acaraú com final de 3x2 para sobral.
O futebol masculino também conquistou sua classificação mesmo com o título de vice-campeão após perder um jogo emocionante contra Santa Quitéria de 1x0, com gol de falta aos 43min do segundo tempo cobrado com precisão pelo atleta da equipe de Santa Quitéria.
A equipe de handebol feminino obteve sua vaga ao conquistar a segunda colocação, perdendo apenas para a equipe de Irauçuba, num jogo super disputado resolvido nos últimos segundos do jogo.
Os Jogos Abertos do Interior é promovido pela Secretaria do Esporte do Estado (SESPORTE), em parceria com a Federação Universitária Cearense de Esporte (FUCE). Tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo entre os municípios, proporcionando boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas, bem como apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense.
A fase regional contou com a participação dos seguintes municípios:Alcantaras, Barroquinha, Cariré, carnaubal, Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Guaraciaba do Norte, ipu, Irauçuba, Jijoca de Jericoacoara, martinópole, Miraima, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Pires ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Tianguá, uruoca, Varjota e Sobral nas seguintes modalidades (masculino e feminino): handebol, futsal, basquetebol e futebol de campo (somente masculino para este).
A fase estadual será realizada no Município de Morada Nova nos dias 10,11 e 12 de junho de 2011 e a delegação de Sobral continua seus preparativos para trazer mais uma vez muitos títulos ao município.
O Secretário do Esporte e Juventude, Hermenegildo Sousa Neto parabeniza a todos os atletas que tão bem representaram o Município nos Jogos Abertos.

Fonte:varjotanoticias.blog

Os Primeiros Semi-finalistas no Máster e Sub-20

                     Os  Primeiros  Semi-finalistas  já  se  conhecem,  pelo Sub-20  estão  classificados  as  equipes  do Flamengo do Croatá , que  passou   pela equipe  do  Nacional  de  São  Domingos  ,  por   2  x1   no Sabado.
                    Já  no  Domingo   o Fortaleza  classificou-se  ao  empatar  em   1  x  1  com  o  Santa  Cruz  do  Sangradouro , Gol  de  Jeferson  e descontando para o Santa Cruz  o  atléta  Cicinho  o  mais  belo  gol  do  campeonato  até  o  momento, uma  bela  Bicicleta da intermediária.
                   No  Máster  no  sabado  o  todo  poderoso  e Penta-campeão  Ajax  foi  de  favorito  a  eliminado pela  equipe  do  Santa  Cruz  Máster , perdendo  por  1 x 0  gol  de  Antônio Luiz  camisa   9.
                   No  Domingo  fechando  a  rodada  que  apontava  os  primeiros  Semi-finalistas , o  Santos  Máster   empatou  com  a  grande  equipe  do  Flamengo  do  Croatá ,  Tendo  como  destaque  pelo  Fla  o  atléta Chicão e  Dalton  e  pelo  Santos  Pipi e  o  veterano  Vilemar.
                  Agora  é  aguardar  o  que  vai  acontecer   no  proximo   final  de Semana entre  as   outras   equipes   que  lutam  para  chegar  a  Semi-final.

Apoio  Secretária  de  Esporte  e  Juventude: Sec.  Antunino  martins neto.

 Um  abraço   de   Ernando  Mesquita.

A etapa do Mundial de Skate reuniu feras da modalidade, que agitaram o público com manobras radicais FOTO: ALEX COSTA O brasileiro Rodolfo Ramos "Gugu" dominou a terceira etapa do Circuito WSC - Mundial de Skate Pro 2011. O evento foi encerrado, ontem, na pista do Parque do Cocó (Av. Rui Barbosa). Além de radicalizar na competição internacional, Rodolfo Ramos "Gugu" também arrasou na primeira etapa do Circuito Brasileiro Street, disputado paralelamente ao Mundial Pro. A vitória na etapa do Circuito WSC valeu a "Gugu" 1000 pontos no ranking internacional. Na segunda posição, Phil Zwijsen "Phlilly" marcou 950, enquanto Kelvin Hoefler Rodrigues, que terminou na terceira colocação, somou 903 pontos. No Desafio Amador 1 tivemos Suênio Campos na primeira posição, seguido por Hallison Pardal e Anderson Resende

O brasileiro Rodolfo Ramos "Gugu" dominou a terceira etapa do Circuito WSC - Mundial de Skate Pro 2011. O evento foi encerrado, ontem, na pista do Parque do Cocó (Av. Rui Barbosa).

Além de radicalizar na competição internacional, Rodolfo Ramos "Gugu" também arrasou na primeira etapa do Circuito Brasileiro Street, disputado paralelamente ao Mundial Pro.

A vitória na etapa do Circuito WSC valeu a "Gugu" 1000 pontos no ranking internacional. Na segunda posição, Phil Zwijsen "Phlilly" marcou 950, enquanto Kelvin Hoefler Rodrigues, que terminou na terceira colocação, somou 903 pontos.

No Desafio Amador 1 tivemos Suênio Campos na primeira posição, seguido por Hallison Pardal e Anderson Resende.
Clique para Ampliar
A etapa do Mundial de Skate reuniu feras da modalidade, que agitaram o público com manobras radicais 
FOTO: ALEX COSTA

Lucas é o termômetro tricolor Sempre que Lucas balança a rede, o São Paulo sai de campo vitorioso. Foi assim contra o Figueirense e em mais sete ocasiões

A torcida são-paulina já está ficando mal acostumada. Sempre que Lucas balança a rede, o Tricolor sai vitorioso de campo. 

Foi assim anteontem, na suada vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, e nas outras sete vezes em que o camisa 7 deixou sua marca desde a promoção dele ao time principal do São Paulo, em agosto de 2010.

"Fico muito feliz com esses números. Espero que seja sempre assim. Mas o mais importante é o São Paulo sair com a vitória. Só procuro fazer o meu melhor", disse Lucas, autor do tento salvador contra o Figueira aos 47 do segundo tempo.

Não bastasse o fato de ser tão eficiente, neste ano o jovem de 18 anos  também está se especializando em fazer belos gols. O do triunfo diante dos catarinenses foi o quarto golaço do atleta na temporada. Antes daquele lindo chute de fora da área, ele já havia  dado  toques de classe ao marcar contra Santo André (3 a 0, no Paulistão), Mirassol (1 a 0, também no estadual) e  Fluminense (2 a 0, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

"Não interessa se o gol é feio ou  bonito, o importante é marcar. Minha característica é pegar a bola e partir para cima do adversário. Sempre procuro concluir em gol. Mas, como eu disse, o importante é a equipe vencer", afirmou Lucas.
Na próxima quarta-feira, o meia se apresenta à seleção brasileira. Ele tem boas chances de ser titular nos amistosos contra a Holanda, no sábado, e a Romênia, três dias depois. O segundo jogo será no Pacaembu. Por isso, é provável que Lucas também  esteja em campo no dia seguinte, contra o Atlético-MG, em Sete Lagoas, pela terceira rodada do Brasileiro. 

DAVID ABRAMVEZT
DIÁRIO SP

Shevchenko anuncia aposentadoria DIÁRIO SP

O atacante  ucrâniano  Andrei Shevchenko, atualmente no Dínamo de Kiev, anunciou nesta segunda-feira que vai pendurar as chuteiras após a Eurocopa de 2012. O jogador  espera fazer sua despedida em grande  estilo pela seleção da Ucrânia. "Estamos preparados para jogar da melhor forma possível.  Acho que podemos desafiar os favoritos para o título" declarou. O artilheiro, revelado no próprio Dínamo, teve passagens por Milan e Chelsea. E foi no time milanês que alcançou sua melhor fase, conquistando a Liga dos Campeões em 2003.

Goleiro espera contar com Gilberto no Botafogo

Com belas atuações, Fernando Henrique e Iarley estão na seleção da 2ª rodada da Série A


Thaís Jorge 
 
Portal Esportes O POVO   
 
Após realizar defesas incríveis diante do Internacional, na vitória do Ceará por 1 a 0, o goleiro Fernando Henrique foi considerado o melhor jogador na seleção da 2ª rodada do Troféu Armando Nogueira, que elege os melhores atletas do Brasileirão. 

Fernando Henrique ganhou nota 8,5, sendo considerado o craque da última rodada. Já o atacante Iarley também entrou na seleção, com nota 7,5. O jogador, que chegou a ser homenageado antes da partida pelo Inter, foi o autor do gol que deu a vitória ao Ceará.
 
“Você fazer um gol e receber o aplauso de uma torcida contrária, acho que isso é histórico. Não é todo dia que acontece nos gramados. Esse reconhecimento pra mim é muito gratificante", declarou Iarley.
 
Reapresentação 
 
Após a vitória fora de casa, o Ceará inicia nesta terça-feira (31) a preparação para a partida contra o Botafogo,  válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será realizado no próximo sábado, no estádio Presidente Vargas.
 
Nesta segunda, a equipe ganhou folga. De acordo com o superintendente de futebol do Ceará, Fred Gomes, todos os jogadores que retornaram do Sul do País estão aptos a participar dos treinamentos na semana.
 
A única preocupação do Ceará continua sendo o lateral-direito Boiadeiro, que segue se recuperando de uma entorse no tornozelo.
 

Seis reforços do Fortaleza já estão na Capital; Outros nove chegam até quarta


Bruno Balacó 
Portal Esportes O POVO  
As vésperas de reiniciar os trabalhos visando a preparação para a Série C do Campeonato Brasileiro, os reforços recentemente anunciados pela diretoria do Fortaleza começam a chegar. 

Até o fim desta segunda-feira (30) 10 dos 17 contratados já terão desembarcado na capital cearense. 

Segundo a diretoria do clube, seis atletas já chegaram: o goleiro Marcelo Bonan, o zagueiro Júlio César, o lateral-direito Márcio Gabriel, o volante Magal, o meia Luciano Sorriso e o atacante Gustavo.   

Com previsão de chegada pela noite estão os zagueiros Dezinho, os volantes Escobar e Russo, além do atacante Wellington Amorim.  

E o desembarque de reforços tricolores no Aeroporto Pinto Martins será movimentado nesta terça-feira com o zagueiro Lino e Bonfim, além do atacante Lelê, e na quarta-feira, com a chegada do meia Esley e do lateral-esquerdo João Victor.
Ainda sem data de chegada estão o goleiro Lopes e o atacante Rodrigo Dantas, ambos ex-atletas do Remo, eliminado do Campeonato Paraense este fim de semana.
O RETORNO 
A reapresentação do Fortaleza, comandado pelo técnico Ferdinando Teixeira, está marcada para a tarde da próxima quarta-feira, dia 1º de junho. Às 17h30min deste dia haverá a apresentação do elenco tricolor para a Série C, na sala de imprensa do clube, no Pici.  
EM NEGOCIAÇÃO
A diretoria do Fortaleza confirmou ainda que o clube segue negociando com o meia Luciano Henrique e o atacante Vinícius, que defenderam o clube no Campeonato Cearense deste ano. 
Os dirigentes tricolores tentam ainda acerto com o meia canhoto Andrezinho, que teve passagens por São Paulo e Ponte Preta. 
VEJA A SITUAÇÃO DO ELENCO DO FORTALEZA
Marcelo Bonan é um dos novos contratados de Fortaleza que já está na Capital (Foto: Banco de Dados O POVO )Chegada prevista para esta quarta-feira
Esley (meia)
João Victor (lateral-esquerdo)

Sem data de apresentação
Lopes (goleiro) 
Rodrigo Dantas (atacante)