A estreia no Campeonato Brasileiro não foi a esperada pelo Fluminense, que acabou derrotado pelo São Paulo, dentro de casa, por 2 a 0. As cobranças sobre o elenco voltaram, com protestos da torcida na sede e pedidos para que Abel Braga, que está trabalhando nos Emirados Árabes Unidos e só assume o comando em junho, antecipe sua volta ao Brasil. Neste tenso cenário que o Tricolor busca a reação no Brasileirão neste domingo, quando visita o Atlético-GO às 18h30 (horário de Brasília) no Serra Dourada, em Goiânia, pela segunda rodada. Ao contrário dos cariocas, o Dragão, que se sagrou campeão goiano, está embalado pelo triunfo de 1 a 0 sobre o Coritiba, semana passada.
Enquanto Abel Braga não chega cabe ao interino Enderson Moreira comandar a equipe dentro de campo. O treinador reconheceu que uma vitória sobre o Atlético-GO se torna fundamental para que o elenco tenha tranquilidade para trabalhar na sequência da temporada.
"O Fluminense não esperava o resultado negativo no primeiro jogo, pois atuamos em casa e infelizmente acabamos sendo superados pelo São Paulo. A dificuldade realmente foi grande e agora teremos que recuperar como visitantes os pontos perdidos no Rio de Janeiro. Ganhar do Atlético Goianiense passou a ser fundamental para que a gente tenha tranquilidade para trabalhar na sequência da competição", disse Enderson.
Os jogadores do Fluminense também consideram importante a vitória sob pena de a pressão no clube aumentar consideravelmente. Porém eles esperam muitas dificuldades, pois o triunfo do Atlético na estreia ligou o sinal de alerta nas Laranjeiras.
"Nós precisamos muito desta vitória, mas é importante termos consciência de que está longe de ser um jogo fácil. O Atlético ganhou o primeiro jogo e com isso pegou embalo para fazer a sua primeira partida dentro de casa. O time deles vem atravessando um bom momento, acabou de ser campeão goiano e vai contar com o apoio integral de sua torcida. Vamos precisar de muita cautela e de muito empenho para superarmos esse obstáculo e retornarmos para o Rio de Janeiro com a conquista dos três pontos", afirmou o zagueiro Gum.
Para este compromisso Enderson Moreira vai contar com o retorno do atacante Fred, que não enfrentou o São Paulo por conta de uma crise de amigdalite. O artilheiro vai formar dupla de frente com o jovem Matheus Carvalho, que se destacou nos treinos da semana e barrou Rafael Moura. Outro que perde posição é o volante Diogo, que vai ser sacado para a entrada do colombiano Valencia.
Pelo lado do Atlético-GO, o técnico Paulo César Gusmão vem procurando trabalhar o aspecto psicológico dos jogadores, para que eles não se empolguem demais com a vitória na estreia do Brasileirão.
"Nós temos que lembrar que a nossa prioridade é nos mantermos na primeira divisão e por isso não podemos nos iludir com o que aconteceu na primeira partida do Campeonato Brasileiro contra o Coritiba. Vamos encontrar muitas dificuldades contra o Fluminense e mais uma vez será preciso muita obediência tática para que o resultado possa voltar a ser positivo para o nosso lado. O Fluminense é um adversário muito perigoso, com jogadores de nível de seleção brasileira e por isso teremos que atuar no nosso limite", explicou PC Gusmão, que já dirigiu o Fluminense e é um profundo conhecedor do futebol carioca, já que no início deste ano estava no comando técnico do Vasco.
O treinador o Atlético vai manter a base da estreia, mas tem uma dúvida no setor defensivo. O zagueiro Gilson, que se recupera de uma lesão muscular na coxa direita, é dúvida. Caso seja vetado, Paulo Henrique deve assumir a posição. O goleiro Márcio, recuperado de lesão no ombro direito, tem presença assegurada. Para este jogo o time goiano não poderá deixar nem no banco de reservas o goleiro Rafael e o lateral esquerdo Gerson, ambos emprestados pelo Fluminense até o fim do ano. Uma clausula contratual impede a escalação dos dois diante do Tricolor.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO X FLUMINENSE-RJ
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 29 de maio de 2011, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Salvio Fagundes Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Erich Bandeira (Fifa-PE)
ATLÉTICO-GO: Márcio; Adriano, Gílson (Paulo Henrique), Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Ramalho e Vitor Junior; Marcão e Felipe
Técnico: Paulo César Gusmão
FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio César; Edinho, Valencia, Deco e Darío Conca; Matheus Carvalho e Fred
Técnico: Enderson Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário