O brasileiro Marcelo Melo está na final de Wimbledon e, de quebra, ainda voltará a ser o tenista número 1 do mundo no ranking de duplas. O mineiro e o polonês Lukasz Kubot derrubaram o finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers, principais favoritos, por 6/3 6/7 6/2 4/6 9/7 em 3h32 de partida nesta quinta-feira.
Com a vitória, Melo voltará a liderar o ranking mundial individual de duplas, posição ocupada atualmente por Kontinen, na próxima segunda-feira. Ele ocupou o posto de número 1 por 26 semanas durante 2015 e 2016. Foi a 13ª vitória consecutiva da dupla. Eles somam dois títulos em torneios na grama preparatórios para o Grand Slam britânico no ATP 500 de Stuttgart e no ATP 250 de s-Hertogenbosch, na Holanda. É a sexta final da temporada, somando-se ao vice em Indian Wells e aos títulos em Miami e Madri.
Marcelo Melo e Lukasz Kubot vencem e estão nas semifinais em Wimbledon (Foto: David Ramos / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images/AFP)
Melo e Kubot começaram melhor e não enfrentaram um break point sequer na primeira parcial. Com ótimo desempenho no serviço, eles largaram na frente. Os adversários conseguiram uma quebra no set seguinte e a decisão foi para o tiebreak. No detalhe, o brasileiro sentiu e cometeu uma dupla-falta no momento decisivo. Melo e Kubot voltaram a dominar com o serviço no terceiro set e conseguiram abrir vantagem novamente.
A tensão predominou na parcial seguinte e foi a vez dos adversários brilharem para forçar o quinto set. Sacando na frente, Kubot e Melo se mantiveram firmes e não cederam. Em um set sem chances de quebras até a decisão, Melo brilhou na rede e Kubot devolveu melhor para levar a vitória.
- Não dá nem para descrever a felicidade com a vitória. Um jogo duríssimo, diante de uma dupla duríssima. Outra conquista foi ter voltado a número 1 do mundo. Fiquei muito feliz também. Foram duas vitórias em um mesmo dia, mas ainda falta um jogo para chegar ao sonho que é conquistar o título em Wimbledon. Foi um grande dia. Passamos à final, voltei a número 1, mas agora é acalmar, aproveitar a sexta-feira para dar uma tranquilizada e ir com tudo para a final. Precisamos seguir o que estamos fazendo até aqui, focar o jogo a jogo, e tentar imprimir nosso ritmo desde o começo - afirmou.
É a segunda vez na carreira que o mineiro atinge a decisão do Grand Slam britânico. Ele foi vice-campeão no ano de 2013 ao lado do croata Ivan Dodig. Wimbledon é o único torneio que o Brasil não possui um título sequer na chave profissional na Era Aberta, desde 1968.
Na final, eles aguardam os vencedores do confronto entre os croatas Nikola Mektic e Franko Skugor, e o austríaco Oliver Marach e o também croata Mate Pavic. A final de duplas será no sábado, após a decisão de simples feminina, programada para 9h30.
Bruno Soares avança e alcança a semifinal de duplas mistas
Quem também venceu foi o brasileiro Bruno Soares. Cabeça de chave 2, Soares e Vesnina derrotaram o o alemão Andre Begemann e a norte-americana Nicole Melichar com 7/5 e 6/4 na manhã desta quinta-feira.
- Foi o nosso melhor jogo. Estamos jogando bem. Agora é seguir. Estamos a um passo da final e vamos seguir firme aqui, com expectativa boa. É sempre bom estar nos momentos finais de um Grand Slam - analisou o mineiro.
Vesnina e Soares comemoram vitória nas quartas de Wimbledon (Foto: Reprodução)
Nesta sexta, valendo vaga na final do Grand Slam britânico, Bruno e Vesnina, que foram campeões do Australian Open, no ano passado, enfrentam o finlandês Henri Kontinen e a inglesa Heather Watson, por volta de 13h pelo horário de Brasília.
Há quatro anos, Bruno Soares foi vice de duplas mistas em Wimbledon, com Lisa Raymond. Na categoria ele tem três trofeus de Grand Slam - dois no US Open e um na Austrália.
O Brasil teve 100% de aproveitamento nesta sexta. Para fechar o dia, gaúcho Marcelo Demoliner e a espanhola Maria José Martinez derrotaram o croata Mate Pavic e a ucraniana Lyudmyla Kichenok por 6/3, 2/6 e 6/3. Eles enfrentam os principais favoritos na semifinal de duplas, o britânico Jamie Murray e a suíça Martina Hingis, por volta de 12h pelo horário de Brasília.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário