Luxemburgo conta com especialista para dar espaço à base no Palmeiras

Copertino trabalhou com Luxemburgo em China e Vasco e o acompanha no Palmeiras (Rafael Ribeiro/Vasco.com.br) © Fornecido por LANCE! Copertino trabalhou com Luxemburgo em China e Vasco e o acompanha no Palmeiras (Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)
O Palmeiras já deixou claro que a utilização das categorias de base será frequente no trabalho de Vanderlei Luxemburgo em 2020, e o técnico conta em sua comissão com um especialista no assunto. Maurício Copertino, seu auxiliar, participou do projeto da CBF que valeu o ouro olímpico em 2016 e, no Vasco, neste ano, fez um acompanhamento de atletas jovens que permitiu, por exemplo, o aproveitamento do atacante Talles Magno, de 17 anos.
No Vasco, a necessidade de utilizar a base, por questões econômicas bem mais graves do que as do Verdão, tinha muito do trabalho do auxiliar, que acompanhava com uma planilha o desempenho de cada um dos jovens observados pela comissão técnica, além de receber informações colhidas pelos analistas de desempenho. Foram 14 os garotos chamados para treinar com Luxemburgo ao longo do Campeonato Brasileiro.
- A gente traz, observa e, no nosso entendimento, de repente, alguns ainda não estão preparados e retornam para o sub-20. Nesse processo, surgiram coisas interessantes. O Vanderlei controla muito isso, além do olhar dele. Quando a gente vê que o atleta é muito top, puxa de vez, como foi o caso do Talles Magno. Não tinha como olhar para aquele cara e não ver que ele era um bom jogador - disse Copertino ao Uol, em entrevista publicada em 28 de novembro.
Zagueiro formado pelo Santos, Maurício Copertino passou por China, Grécia e Arábia Saudita até se aposentar em 2005. Dez anos depois, fez parte da primeira turma da CBF com Licença PRO de Treinador Profissional. Aprimorou seu conhecimento nas categorias de base quando foi auxiliar da Seleções olímpica e sub-20, acompanhando Alexandre Gallo, entre 2013 e 2015 - um ano depois, veio o ouro.
- A passagem pela CBF me deu muito essa cancha de bater o olho no cara e falar 'está pronto'. Não tem essa de idade. Basta o grupo recebê-lo e protegê-lo dentro de campo, as pessoas da comissão darem o apoio, orientar para as coisas boas e segurar a onda nos momentos ruins. Aí, as coisas acontecem, como aconteceu com Talles Magno, Bruno Gomes, Gabriel Pec... Futebol é dessa maneira - falou Copertino ao Uol.
A utilização mais frequente das categorias de base é uma necessidade que Luxemburgo já está ciente. Falou com a diretoria sobre o assunto na reunião que definiu sua contratação, no domingo, e se mostrou disposto a, efetivamente, dar mais espaço. O Palmeiras já confirmou que serão promovidos para 2020 o lateral-esquerdo Lucas Esteves, os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula, o meia Alan e os atacantes Gabriel Veron e Angulo.
Braço direito nesse trabalho, Maurício Copertino será auxiliar de Luxemburgo pela terceira vez. Acompanhou o técnico no Tianjin Quanjian, que disputou a segunda divisão chinesa em 2016, e, também, no Vasco, neste ano. O ex-zagueiro atuou como treinador ainda no Serrano, da segunda divisão carioca de 2016, e no Zhejiang Yiteng, da China, em 2016 (segunda divisão) e 2018 (primeira divisão). Como auxiliar, passou ainda por Figueirense, Atlético-MG, Bahia, Náutico, Avaí e Al Ain (Emirados Árabes Unidos), entre outros.
Vanderlei Luxemburgo dará sua primeira entrevista coletiva em sua quinta passagem pelo clube nesta sexta-feira, em entrevista coletiva marcada para 12h, na Academia de Futebol. O treinador já foi anunciado oficialmente para o cargo no domingo, assinou contrato de duas temporadas e, além de Maurício Copertino, traz o preparador físico Antônio Melo em sua comissão técnica. 

 Varjota Esportes - Ce.         /          MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário