saiba mais
Diante da ameaça de paralisação dos operários, que será votada em assembléia após o Carnaval, os responsáveis pelas obras do Maracanã correm contra o tempo para entregar o estádio à Fifa dentro do prazo. A maior preocupação no momento é a instalação das quase 80 mil cadeiras, que ainda não tem data para começar.
Com previsão inicial para ser inaugurada em fevereiro, a reforma deve durar até maio, apesar de a entidade máxima do futebol ter apontado o dia 15 de abril como data-limite para os seis estádios que receberão jogos da Copa das Confederações. Alguns assentos já foram entregues e estão no Estádio de Atletismo Célio de Barros, localizado no próprio complexo do Maracanã. A maior parte, no entanto, ainda não está no local, e ainda não há previsão para que a montagem comece, de acordo com o consórcio que administra a obra. O Castelão, por exemplo, demorou cerca de um mês e meio para ter todas as cadeiras instaladas (a arena de Fortaleza, já pronta, tem capacidade para quase 64 mil pessoas).
Empresa contratada para fabricar e entregar as cadeiras do Maracanã, a Giroflex afirmou não ter autorização do consórcio para dar informações sobre os assentos. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp), Nilson Duarte, confirmou que a instalação das cadeiras é a maior preocupação no momento.
- Por enquanto, apenas as cadeiras para amostra estão instaladas. Vai ser uma correria. Acho que a instalação será concluída somente próximo ao prazo de entrega do Maracanã – disse Nilson Duarte.
A cobertura do Maracanã, por sua vez, está sendo erguida. Por falta de mão de obra qualificada no Brasil, alpinistas da Alemanha foram contratados para ajudar no processo, que deve ser concluído em meados de março, apesar de o trabalho ser complexo e o consórcio responsável pelas obras não confirmar a data de conclusão.
O campo de jogo está sendo preparado para receber o gramado, e o plantio no estádio está previsto para ser iniciado no dia 26 deste mês. Por causa das mudanças para se adaptar aos padrões da Fifa para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, o campo do Maracanã deixará de ter a dimensão de 110 m x 75 m e passará a ter 105 m x 68 m.
A grama que será colocada no palco das finais dos dois torneios da Fifa já está praticamente pronta em uma fazenda no distrito de Sampaio Corrêa, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, à espera da autorização do consórcio responsável pelas obras para a instalação.
Jogo-teste deve mudar para 28 de abril
Previsto para o dia 24 de abril, o primeiro jogo-teste do Maracanã deve ser transferido para 28 do mesmo mês. A partida, que está sendo organizada pelo governo do Rio de Janeiro, ainda não tem os times definidos e terá como público apenas os operários do estádio e seus familiares. Não haverá venda de ingressos ou outros convidados.
Previsto para ser concluído no dia 28 deste mês, o Maracanã só deve ter seu trabalho finalizado em abril, na data-limite imposta pela Fifa. O estádio, no entanto, só será entregue à entidade no final de maio, a 20 dias do início da Copa das Confederações. O estádio receberá três jogos do torneio, e outros sete da Copa do Mundo de 2014. Desde o fim de novembro, o consórcio diz que a arena está 80% pronta e poucas informações têm sido passadas sobre o progresso da obra.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário