Jogada FUTEVÔLEI A nova onda das praias cearenses

Modalidade de praia vem ganhando novos adeptos em Fortaleza e já possui escolinhas até pela Capital

A prática do futevôlei tem crescido bastante na Praia de Iracema, em Fortaleza. O esporte, no entanto, ainda é mais comum no Rio de Janeiro e possui embaixadores como o ex-jogador de futebol Romário Foto: natinho rodrigues

No aterro da Praia de Iracema uma nova onda vem fazendo a cabeça dos fortalezenses que curtem esportes de praia: o futevôlei. E, para conhecer melhor essa nova tribo, fui pessoalmente assistir a uma aula do professor Rafinha, um verdadeiro mestre no assunto.

Muito praticado em estados como Rio de Janeiro e popularizado pela militância ilustre de estrelas do futebol como o "baixinho" Romário, o futevôlei tem conquistado espaço em terras alencarinas e atraindo cada vez mais adeptos. Um dos grandes responsáveis por essa onda que está tomando conta da Praia de Iracema é o atleta Rafinha, que além de nos contar como foi o início da prática por aqui, deu um verdadeiro show mostrando sua habilidade com os pés.

Segundo o atleta, tudo começou meio por acaso. Depois de participar e se destacar em vários campeonatos tendo vencido dez competições em solo cearense e outras três no Rio Grande do Norte, Rafinha sentiu na pele os efeitos da crise econômica que assolou o país há cerca de dois anos. A perda dos patrocínios que garantiam seu sustento o fez cogitar abandonar o esporte. Foi aí que seu melhor amigo, Pedro Andrade, teve a ideia da escolinha. "Nessa época eu estava tão focado nas competições que nem passava pela minha cabeça dar aulas ou criar um projeto de escolinha. Graças a Deus tudo tem dado certo e por isso costumo dizer que não tenho alunos e sim, amigos", explicou o atleta.

Ele também enfatiza que nada disso seria possível se não fossem as pessoas que lhe deram o apoio necessário.

"No começo foi o Wilker. Eram muitos equipamentos para serem transportados e eu nunca poderia carregar todo o material das aulas sozinho. Íamos de ônibus para os treinos com toda a tralha. Hoje, meu braço direito é o Ricardinho e se não fosse ele eu não poderia estar alimentando o sonho de voltar às competições em 2013, pois, meu alunos são o meu maior patrimônio hoje, e com ele sei que meus alunos estão em boas mãos", declarou.

Curiosidade
Durante a aula, que mais parece um show de acrobacias, muitos curiosos se aproximavam para ver de perto as cortadas de bicicleta que Rafinha fazia com radicalidade e perfeição.

Atualmente, seu maior desafio é voltar às competições, pois, como ele mesmo explica, além de se sentir bastante confiante por estar no auge da forma física, a experiência que ele adquiriu nos últimos anos faz a diferença na hora de definir uma partida importante.

Mais informações:
Para saber mais sobre o futevôlei e ver fotos da modalidade visite o blog Manobra Radical:

http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/

GEORGE NORONHA 
 ESPECIAL PARA O JOGADA       /       Varjota  Esportes - Ce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário