Para brigar por títulos, ainda falta muita coisa. Mas, rodada a rodada do Campeonato Paulista, o Palmeiras mostra a seu torcedor que, com alguns reforços, é possível sonhar. Mesmo com deficiências, impressiona o espírito de luta da equipe que, na noite desta quinta-feira, apagou a má impressão deixada com o empate por 3 a 3 com o XV de Piracicaba, no último domingo. Com Barcos inspirado e muita vibração durante 90 minutos, o Verdão foi absoluto em campo e poderia até ter saído de campo com um placar mais dilatado do que os 2 a 0 que marcou sobre o Atlético Sorocaba, resultado obtido ainda no primeiro tempo.
Curiosamente, os artilheiros do jogo foram os mesmos que já haviam balançado as redes adversárias no domingo: Márcio Araújo e Henrique. O volante, um dos atletas mais criticados pela torcida, vive momento especial no clube, já que está perto de completar a marca de 200 jogos. Já o zagueiro, um dos ídolos da torcida, mostra neste início de ano que tem tudo para recuperar o seu melhor futebol, que havia caído muito de rendimento na reta final do último Campeonato Brasileiro, quando o time acabou rebaixado.
Com o triunfo, o terceiro em seis partidas, a equipe voltou a subir na tabela de classificação e fechou a sexta rodada na quinta colocação, com 11 pontos, apenas três a menos que o líder Santos. Já o Sorocaba, que vinha de vitória, voltou a se aproximar da zona de rebaixamento. A equipe comandada por Estevam Soares tem apenas cinco pontos, um a mais que o União Barbarense, que abre o grupo dos ameaçados do estadual.
saiba mais
O próximo jogo do Palmeiras será contra o Mogi Mirim, domingo, às 19h30m, na casa do adversário. O Verdão ainda não poderá contar com os recém-contratados Kleber, do Porto, e Ronny, ex-Figueirense, que serão apresentados nesta sexta-feira. Além deles, a diretoria negocia com Weldinho, lateral do Corinthians, e Vilson, zagueiro do Grêmio. Já o Atlético Sorocaba encara o Penapolense, em Penápolis, às 17h, também no domingo.
Verdão domina e faz 2 a 0 com tranquilidade no primeiro tempo
Um primeiro tempo sem sustos. Mesmo sem Valdivia, machucado, o Verdão fez tudo que seu torcedor e o técnico Gilson Kleina esperam. Atuou de maneira equilibrada, contou com o apoio dos laterais e foi perigoso durante os 45 minutos. Sem o chileno, o treinador apostou em Patrick Vieira, que fez um trio interessante com Juninho e Wesley pela esquerda.
Do outro lado, as jogadas surgiam dos pés de Ayrton, Maikon Leite e Márcio Araújo, que vive uma fase de artilheiro. Logo aos cinco minutos, após cruzamento de Juninho, a bola sobrou para o volante, que bateu de pé direito e saiu para o abraço: 1 a 0. Festa para o meio-campista, que havia deixado sua marca no empate por 3 a 3 com o XV de Piracicaba, no último domingo.
O gol desmontou a estratégia do Sorocaba. Aos 11, Maikon Leite, de pé esquerdo, acertou a trave direita de Marcelo Moretto. Aos 14, um dos poucos sustos para a galera alviverde: ao tentar cortar cruzamento de Jorge Preá, Ayrton quase marcou contra. Com espaço à vontade para jogar, o Verdão ampliou sua vantagem aos 30, com Henrique. Mérito total da jogada para Maikon Leite, que deu o drible da vaca em Willian Simões, foi ao fundo e cruzou na medida para o zagueiro.
Verdão deixa escapar chance de goleada
Apesar das alterações feitas por Estevam Soares no Sorocaba (Gerson e Misael nas vagas de Thiago Baiano e Carlinhos), o Palmeiras seguiu com a partida sob seu controle. Com 18 minutos, a equipe já havia perdido duas chances claras. Na primeira, Barcos, aos 11, recebeu na pequena área, cortou o marcador e bateu firme, para grande defesa de Marcelo Moretto. Na segunda, aos 25, Henrique recebeu na área e, em vez de chutar, rolou para Maikon Leite que, sozinho na área e cara a cara com o goleiro rival, fez o mais difícil e bateu para fora.
Gilson Kleina aproveitou para fazer testes. Primeiro, sacou Ayrton e colocou Wendel na lateral direita. Na sequência, Wesley deu lugar a Souza, que voltou ao time após se recuperar de uma lesão no joelho esquerdo. O Sorocaba, que tinha vontade mas não tinha qualidade, só foi levar perigo aos 28, quando Da Silva arriscou de longe e Prass espalmou. Logo depois, Márcio Araújo assustou Moretto em chute de longe. Aos 33, Maikon Leite quase fez de cabeça.
É claro que, mesmo com a tranquila vitória, algumas deficiências ficaram nítidas. Patrick Vieira ainda não mostrou qualidade para ser titular. Sem Valdivia, o garoto Ronny, que veio do Figueirense, pode ser uma alternativa interessante. Juninho, que foi voluntarioso no apoio na etapa inicial, sumiu na etapa complementar. Problemas que, com o passar do tempo, Gilson Kleina vai administrando. Até porque os reforços estão chegando e logo Valdivia estará recuperado. Aos poucos, o Verdão começa a se reerguer.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário