Técnico de 24 anos quer ser grande revelação da Copa São Paulo Campeão paulista sub-15 com o Audax, Lucas Macorin tenta driblar preconceito pela pouca idade e ter a chance de dirigir uma equipe profissional


Lucas quer ser o mais jovem técnico do Brasil a dirigir uma equipe profissional (Foto: Divulgação/Osasco Audax)Lucas sonha em ser o técnico mais jovem do Brasil a comandar um time profissional  (Foto: Osasco Audax)
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é conhecida por revelar jovens promessas para o futebol. Foi assim com Rogério Ceni, Djalminha, Edu, Raí, Kaká, Neymar e tantos outros. Mas na edição deste ano, é um jovem técnico que espera chamar atenção e despontar como revelação do torneio. Aos 24 anos, Lucas Macorin, do Audax, sonha em ser um dos técnicos mais jovens a comandar uma equipe profissional no Brasil. Antes disso, persegue o título da Copinha com o time de Osasco.  
O jovem comandante assumiu a equipe sub-20 do Audax no fim da última temporada, após ser campeão paulista sub-15, desbancando times como Palmeiras, São Paulo e Santos. Antes de tentar a sorte como treinador, Lucas quis ser jogador, mas seguidas lesões o fizeram escolher outro caminho para trilhar dentro do futebol. 
– Tentei jogar bola até os 17 anos, mas tive uma lesão. No ano seguinte, tive outra e passei a estudar o futebol. Então, comecei a entrar na parte técnica. Ainda me confundem com jogador. A linguagem é igual e facilita de uma certa forma o contato com os jogadores, mas em outra parte dificulta. A partir do momento em que começa o trabalho, temos de tratar com respeito o atleta e vice-versa – conta.
Acho muito difícil um time grande me dar a oportunidade de dirigir a equipe profissional. É a cultura do futebol brasileiro"
Lucas Macorin, técnico de 24 anos
Exemplos de jovens treinadores não faltam no futebol brasileiro e internacional. Com a mesma idade de Lucas Macorin, Dado Cavalcanti - atual treinador do Paysandu - foi campeão rondoniense com o Ulbra, em 2006. Com 31 anos, Renan Freitas dirige o Oeste de Itápolis, time que disputa o Paulistão e a Série B do Campeonato Brasileiro. Já na Europa, Julian Nagelsmann é o técnico mais novo da Bundesliga, ele comanda o Hoffenheim aos 28 anos.  
Além do jovem treinador, a forma de jogar do Audax também tem chamado atenção na Copa SP. São raros os momentos em que o time isola a bola ou dá chutão. No tiro de meta, o time, na maioria das vez, opta por sair jogando. A tática nem sempre dá certo (veja no vídeo abaixo uma tentativa frustrada de sair jogando na derrota para o São Paulo), mas a característica, segundo o treinador, é a “escola Audax” de atuar - o estilo já vinha chamando atenção no Campeonato Paulista.
Apesar do bom futebol apresentado, da boa campanha na Copinha e até mesmo do título estadual sub-15, Macorin admite que será difícil assumir um time profissional no momento. Ele diz que é muito difícil para os times apostarem em treinadores jovens. Mas seguirá sonhando. 
– Acho muito difícil um time grande me dar a oportunidade de dirigir a equipe profissional. É a cultura do futebol brasileiro. Para os diretores terem um respaldo maior, eles preferem colocar um treinador mais experiente. Meu objetivo é ser campeão da Copa SP. Então, vou pensar no futuro – afirma.
Em três jogos na primeira fase, o Audax venceu o Tirandentes-CE, por 4 a 0, o Paulista de Jundiaí, por 6 a 1 e acabou derrotado pelo São Paulo, por 3 a 1, no duelo que valia a liderança do Grupo 17. Com seis pontos e o segundo lugar assegurado, o time de Osasco terá pela frente na fase de mata-mata o Figueirense, melhor time do Grupo 18.  
– Não ficamos na primeira colocação, acabamos perdendo ela para o São Paulo, mas agora temos a segunda fase e zera tudo. Vamos para o mata-mata – disse o ténico do Audax.  
Audax e Figueirense se enfrentam no próximo sábado, às 17h, no estádio José Liberatti, em Osasco, por uma vaga nas oitavas de final da Copinha. 
Lucas Macorin assumiu o sub-20 do Audax no fim da última temporada, após ser campeão paulista sub-15 (Foto: Divulgação/Osasco Audax) 
 
  Varjota  Esportes - Ce.         /           Globoesporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário