“Fica uma lição muito grande da característica da competição e também das qualidades dos adversários que a gente vai enfrentar. A gente tem que ter uma mudança de postura.”
A avaliação é do técnico Marcelo Chamusca após a derrota por 2 a 0 para o Santos, na estreia do Brasileirão. Ela evidencia as necessidades de mudanças no Ceará para a sequência. Por isso, já para o jogo de domingo, contra o São Paulo, o Alvinegro deve evoluir em vários quesitos para obter a primeira vitória.
O primeiro deles é a solidez defensiva, que foi a marca do Vovô na campanha da Série B do ano passado, em que conseguiu o acesso. Na partida contra o Alvinegro Praiano, o Ceará acabou perdendo o jogo em dois erros defensivos.
A aposta na evolução da defesa passa pela mudança que ocorrerá na lateral esquerda. Romário, que não pôde jogar contra o Santos por questões contratuais, volta ao time no lugar de Rafael Carioca, e agrega maior poder de marcação no setor.
Isso será fundamental, tendo em vista que o lateral direito do São Paulo, Régis, é bastante ofensivo e o Tricolor Paulista investe bastante seus ataques por esse lado.
“Contra o São Paulo, temos que nos impor. Dentro do nosso domínio, temos que estar focados para alcançar o nosso objetivo, que é a vitória. Chamusca frisa com a gente a filosofia do jogo a jogo. Não temos muito tempo para pensar e lamentar o que passou. Domingo, junto com o nosso torcedor, iremos em busca da primeira vitória na competição“, afirmou o lateral esquerdo Romário.
O Vovô deverá apresentar também uma melhor fluidez no meio de campo, que é o principal desafio de Marcelo Chamusca. Sem poder contar com Richardson e Ricardinho, dois jogadores fundamentais, o treinador deve optar por Pio ao lado de Juninho na volância, enquanto Arnaldo assume a lateral direita.
Já no setor ofensivo, são duas alternativas: a primeira é utilizar Reina na armação e assim manter o ataque com Wescley, Felipe Azevedo e Arthur. Tal opção seria menos drástica, já que ele não mexeria no ataque.
Outra alternativa é recuar Wescley, para que fique centralizado no lugar que era de Ricardinho e sendo o articulador de jogadas pelo meio, enquanto outro jogador entra no ataque. Aí são várias as opções: Roberto, Douglas Coutinho, Luidy ou Juninho, atacante recém-contratado e que já foi regularizado, estando disponível para estrear.
Ao longo da semana, Marcelo Chamusca tem feito mistério e fechado todos os treinamentos. A intenção é não dar nenhuma pista sobre o time que irá a campo. Certo é que alterações serão feitas, mas independente das peças, a principal mudança que o Alvinegro precisará é de postura.
MUDANÇA
Romário, que não pôde jogar contra o Santos por questões contratuais, volta ao time no lugar de Rafael Carioca
Nenhum comentário:
Postar um comentário