Desde que chegou ao River Plate, Marcelo Gallardo ganhou ao menos um título de competição eliminatória por ano. O treinador já é conhecido em Nuñez como "Rei de Copas". O retrospecto na Libertadores é impressionante, mas nem tanto contra clubes brasileiros.
Em 59 jogos comandando o River Plate na Libertadores, Gallardo perdeu apenas nove partidas. Só que destas derrotas, três foram contra equipes brasileiras. O argentino venceu apenas dois jogos contra times do Brasil no torneio, com três derrotas e sete empates.
Cruzeiro (em 2015), São Paulo (2016) e Grêmio (2018) são os brasileiros que venceram o River com Gallardo como técnico na Libertadores. Mineiros e gaúchos, porém, acabaram eliminados no agregado. Afinal, Gallardo tem a fama de "copeiro" não por acaso.
O treinador argentino também já foi campeão contra uma equipe brasileira, e em 2019: depois de ter perdido por 1 a 0 em Curitiba, o River fez 3 a 0 no Athletico Paranaense em Nuñez e conquistou a Recopa Sul-Americana. Considerando outras competições continentais, Gallardo perdeu para outro time brasileiro, em 2015: com gols de Bruno Rangel, a Chapecoense venceu os Millionarios por 2 a 1, em Chapecó. Mas, na volta... O River avançou na Sul-Americana de qualquer forma.
O outro time brasileiro a vencer Gallardo é o Vasco, mas quando o treinador ainda não estava no River. Em 2012, o Cruz-Maltino venceu o Nacional, do Uruguai, por 2 a 1, na única Libertadores de Gallardo fora de Nuñez.
De qualquer forma, o retrospecto de Gallardo na Libertadores é impressionante, principalmente se falarmos do período vitorioso no River Plate. Finalista e campeão duas vezes, Gallardo só não chegou ao menos nas semifinais com os Millionarios em 2016, quando acabou eliminado nas oitavas pelo Independiente del Valle. É o tamanho do desafio da turma de Jesus e companhia.
Varjota Esportes - Ce. / MSN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário