21 de julho. Uma data especial para uma das torcidas mais apaixonadas do país, a do Fluminense. Fundado por Oscar Cox neste mesmo dia no longínquo ano de 1902, o clube das Laranjeiras completa 118 anos de história nesta terça-feira. Em homenagem ao Tricolor Carioca e aos seus torcedores, listamos quatro motivos que explicam o porquê do Fluminense ser, hoje e sempre e independente da fase vivida, um dos clubes mais tradicionais e importantes do futebol brasileiro:
1. Pioneirismo e profissionalização
Completando 118 anos de existência em 2020, o Fluminense foi o primeiro clube a apostar/investir no futebol dentre os chamados 'doze grandes' do Brasil. Na década de 1930, foi uma das principais lideranças na luta pela profissionalização do esporte, que ainda vivia sob a sombra do amadorismo em território tupiniquim. Pelos esforços do clube tricolor, criou-se a Liga Profissional Carioca em 1933, diminuindo consideravelmente o 'êxodo' de atletas para outros mercados sul-americanos.
2. Laranjeiras e outras contribuições à Seleção Brasileira
A história do Fluminense e a história da Seleção Brasileira mais do que dialogam, se entrelaçam. O primeiro jogo da Canarinho foi no Estádio das Laranjeiras, casa do Tricolor Carioca, em 1914. O primeiro título verde e amarelo também foi celebrado na casa tricolor: o Sul-Americano de 1919. O primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo veio dos pés de um jogador do Fluminense, Preguinho, na edição de 1930. E até hoje, o clube carioca está entre os cinco que mais cederam atletas à Seleção.
3. Único detentor da Taça Olímpica
O Fluminense é o único clube de futebol do mundo detentor de uma Taça Olímpica, destacada na imagem acima. A honraria, também chamada de Taça de Honra, era destinada às instituições que mais contribuíam com o desenvolvimento do esporte e do olimpismo. Foi atribuída ao clube carioca pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1949, por seus grandes esforços para o fortalecimento da prática esportiva em solo brasileiro/sul-americano.
4. Modelo de gestão no trabalho de base
Nos primeiros anos da década de 1910, o Fluminense já tinha inaugurado as primeiras categorias infantis/juniores em seu futebol. Hoje, é um dos clubes-modelo no país na formação de jovens atletas, sendo o Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, popularmente conhecido como Xerém, um de seus grandes orgulhos. Somente no ano de 2019, o Tricolor Carioca conquistou nada menos do que 34 taças com seus times de base. Marcelo, Thiago Silva e Fabinho são alguns exemplos de craques da atualidade formados em Xerém.
Varjota Esportes - Ce. / MSN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário