Nesta quarta-feira (22), o Bahia goleou o Náutico por 4 a 1, em Pituaçu, e garantiu a vaga para o mata-mata da Copa Nordeste. Em campo, além de uma boa atuação e de um grande resultado, o Tricolor de Aço também chamou atenção por um detalhe diferente (e impactante) em sua camisa: a marca do Sistema Único de Saúde (SUS).
Engajado, o Tricolor aproveitou o retorno do Nordestão para fazer, como é de costume no clube baiano, mais uma grande campanha de conscientização – assim como fez na luta contra o óleo que invadiu o litoral brasileiro, no combate ao assédio nas arquibancadas, em favor da comunidade LGBTQ etc. – e, agora, de homenagem à linha de frente da luta contra o Covid-19.
“A marca do SUS na camisa do Esporte Clube Bahia é um sinal de que acreditamos nesse imenso Brasil que fica de pé e enfrenta os problemas. Nosso afeto também aos profissionais de limpeza, rodoviários, educadores, policiais, e a todos que fazem a história desse país”, destacou Guilherme Bellintani, presidente do clube, em seu Twitter.
Com o gesto, além de mostrar que é dos clubes mais envolvidos em questões sociais do planeta, o Bahia também mostrou aos demais times e parte da população a importância e o quanto é preciso cuidar e proteger o SUS, que vive ameaçado e sucateado, e seus profissionais, que trabalham cotidianamente sob condições surreais para atender a milhões de brasileiros.
A princípio, o manto com a marca do Sistema Único de Saúde seria apenas para os jogadores. Contudo, com o sucesso nas redes sociais, o Tricolor Baiano decidiu colocá-lo à venda, em uma edição especial e limitada. O dinheiro arrecadado com os royalties “será revertido em materiais para uma unidade SUS em Salvador”.
Varjota Esportes - Ce. / MSN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário