De gol em gol, Rafael Sobis supera desconfiança e se firma no Tricolor Atacante, que chegou ao Flu em baixa, já marcou oito gols no Brasileirão e ainda não sofreu lesão alguma: 'Está muito mais maduro', disse Abel Braga


Dia 21 de julho. No aniversário de 109 anos do Fluminense, três reforços foram apresentados nas Laranjeiras. Se Martinuccio, destaque do Peñarol-URU na Libertadores, era o craque e Lanzini, revelação do River Plate-ARG, a promessa, Rafael Sobis atendia pelo nome de incógnita. Na primeira entrevista coletiva, o atacante só respondeu a perguntas sobre a sua condição física e antigas contusões. Para os torcedores, a aposta do técnico Abel Braga e da diretoria tricolor parecia arriscada. Pouco mais de três meses depois, o camisa 23 já conseguiu provar o seu valor. De gol em gol (confira os dois últimos, sobre o Ceará, no vídeo acima), chutou para longe a desconfiança dos tricolores. E o melhor de tudo: sem sofrer lesão alguma.
- A desconfiança existia por parte da imprensa e da torcida. Mas eu nunca duvidei do Sobis. O conheço há um bom tempo e sei de sua capacidade. Ele não está jogando bem só agora. A boa fase já é uma realidade. Rafael exerce uma função importante na equipe. É o mesmo atacante dos tempos de Internacional, mas está muito mais maduro. Eu diria até completo taticamente. Sobis continua decidindo os jogos importantes, como diante do Ceará - elogiou o técnico Abel Braga, que comandou o jogador pela primeira vez em 2006, no Internacional.
Rafael Sobis no Flu em 2011
 
20 jogos
12 vitórias
2 empates
6 derrotas
8 gols (sete no segundo turno)
2 assistências
 
49 finalizações
chutes - 42 
cabeceios - 6
cobranças de falta - 1

216 passes
certos - 198
errados - 18

12 faltas cometidas
22 faltas recebidas
3 impedimentos
18 desarmes 
1 cartão amarelo
0 cartão vermelho
Revelado pelo clube gaúcho, Sobis teve uma passagem pelo Betis-ESP antes de ser vendido ao Al Jazira, dos Emirados Árabes, do então técnico Abel. Na Arábia, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em maio de 2009. No ano passado, foi emprestado ao Colorado, onde permaneceu até chegar às Laranjeiras. O fim da passagem por Porto Alegre reservou ainda uma inflamação no mesmo joelho operado.
Além das lesões, os gramados duros das Laranjeiras e do Engenhão, locais de treinos e jogos do Fluminense, respectivamente, eram vistos internamente nas Laranjeiras como um obstáculo a mais para o atacante superar. Mas aos poucos Sobis conseguiu ultrapassar as barreiras, conquistar seu lugar no time titular e cair nas graças da torcida tricolor. As lesões também ficaram para trás. Desde que foi contratado, ele não ficou fora de nenhuma partida por problema médico.
E os números do atacante no Brasileirão comprovam a boa fase. Em 20 jogos, sendo 12 como titular, Rafael Sobis marcou oito gols (sete apenas no segundo turno) e deu duas assistências. O jogador tem tem se mostrado uma espécie de amuleto do Fluminense. Das seis partidas em que Sobis deixou a sua marca, o Tricolor venceu cinco. Com ele em campo, o aproveitamento é de quase 64%.
- Não preciso nem elogiá-lo. Rafael Sobis é um grande jogador, de Seleção Brasileira e já jogou na Europa. Recentemente decidiu alguns títulos para o Internacional. É claro que precisou de ritmo de jogo e tempo para conhecer o grupo. Mas já se firmou e está bem ambientado. Aos poucos, vai se soltar ainda mais. Contamos com Sobis para seguirmos na luta pelo título brasileiro - explicou o volante Diguinho.
Rafael Sobis comemora o seu gol contra o São Paulo, no Morumbi (Foto: Eliária Andrade / Globo)
Titular nas últimas cinco partidas do Fluminense, Rafael Sobis ainda quer mais. Com contrato até o dia 1º de agosto de 2012, o atacante sonha com a vaga na próxima Libertadores e até com o título brasileiro. De gol em gol, a desconfiança já ficou para trás. Agora só faltam as conquistas para a festa ficar completa. 
Globoesporte.com  /  Varjota  Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário