Para repetir a escrita, o Brasil entra em campo contra o Japão. Além da estreia na Copa das Confederações, está em jogo a manutenção de uma ´freguesia": a Seleção Brasileira nunca foi derrotada pelos japoneses. Em nove jogos, sendo cinco amistosos e três oficiais, os brasileiros venceram sete vezes e empataram duas. Marcaram 28 gols e sofreram quatro.
O último confronto entre as equipes aconteceu no dia 16 de outubro de 2012 e foi uma das últimas partidas do selecionado nacional sob comando do treinador Mano Menezes - anunciado como técnico do Flamengo na última quinta-feira - que, dois jogos depois, seria demitido e trocado por Luiz Felipe Scolari.
A seleção canarinho venceu por 4 a 0 no amistoso disputado na cidade polonesa de Wroclan. Os gols foram marcados por Neymar, dois, Kaká e Paulinho. Em relação ao grupo comandado por Scolari, a equipe foi muito modificada. Muitos jogadores que participaram daquele amistoso, não estão incluídos no elenco convocado para a Copa das Confederações.
Tecnologia do gol
A Fifa utilizará durante o torneio a tecnologia da linha do gol (GLT, na sigla em inglês) que também será utilizada na Copa do Mundo 2014.
O sistema, idêntico ao que foi usado no Mundial de Clubes do ano passado (mas produzido por uma empresa diferente, a alemã GoalControl), funciona com 14 câmeras de alta velocidade instaladas nas coberturas de cada um dos seis estádios onde acontecerão os jogos.
Apontadas para a linha do gol, elas captam 500 imagens por segundo, fazendo uma leitura 3D da bola e enviando o resultado para um software que processa a imagem. A confirmação do gol é enviada para o árbitro.
"Essa tecnologia é algo que muitos fãs estavam esperando", disse Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa.
Massimo Busacca, chefe de arbitragem da Fifa, disse que a tecnologia não retira poder dos árbitros, que continuarão responsáveis por validar o gol.
"É importante lembrar aos árbitros que não é uma grande mudança. É apenas um apoio a um lance muito difícil", avaliou.
Confira os selecionados de Felipão
Distrito Federal prepara festa
Brasília. Segundo maior cidade nordestina fora do Nordeste (a primeira é São Paulo/SP), a cidade de Ceilândia, no Distrito Federal, preparou uma verdadeira festa para os nordestinos radicados em Brasília e que não podem acompanhar ao vivo o jogo de abertura da Copa das Confederações, neste sábado, no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Mais de 400 mil pessoas devem comparecer à área central da Capital Federal. Fora do Estádio Mané Garrincha, a festa será na Esplanada dos Ministérios FOTO: REUTERS
Vários telões foram espalhados pela cidade e os donos de bares e quiosques estão fazendo promoções de bebidas e comidas típicas para os torcedores acompanharem o evento.
"Vamos ver daqui, e torcer muito, comendo carne de sol, macaxeira, bebendo cerveja. Nossa torcida será a mesma, só que muito mais barata", afirmou Francisca Paula Domingas, dona de um dos quiosques da Feira Livre da Ceilândia.
Não só as pistas de acesso à área central de Brasília foram enfeitadas para receber este único jogo que acontece na Capital Federal. A maioria dos bares e restaurantes de toda a cidade fazem alusão ao evento, "vestidos" nas cores verde e amarela.
Além de Brasil x Japão, os turistas e moradores que não gostarem de futebol, terão programações o dia inteiro para curtir este dia histórico. Até o comércio irá parar para acompanhar as festividades em Brasília.
A expectativa é juntar mais de 400 mil pessoas na área central da cidade, no estádio ocorrerá na abertura oficial e, fora dele, os shows ficarão localizados na Esplanada dos Ministérios. Gustavo Lima, o grupo Revelação e a Banda Asa de Águia se apresentam antes e depois da partida.
Além das atrações musicais serão instalados nove telões de alta resolução para exibição do embate de estreia.
Protesto
Mais de seis mil agentes de segurança estão trabalhando nas ruas de Brasília. O reforço vem a calhar, uma vez que Brasília vive uma onde de protestos do movimento "Copa Pra Quê?".
Ontem, o grupo, formado por aproximadamente 400 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, fecharam seis faixas de rolamento do Eixo Monumental, próximo ao Estádio Nacional. O grupo usou faixas e queimou pneus para protestar contra a Copa do Mundo.
"Nossa reivindicação principal é contra a política de investimento de dinheiro em outras áreas fundamentais que não a saúde e educação", disse Priscila Brito, membro do Conselho Popular da Copa.
Conheça os palcos do espetáculo
ANE SILVEIRADA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Chico Pezão com a Seleção Brasileira
A torcida cearense vai contar com um apoio de alta qualidade durante a Copa das Confederações. O personagem Chico Pezão, do programa Garras da Patrulha, da TV Diário, será oficialmente o mascote das mídias sociais do Sistema Verdes Mares durante o torneio.
Quadros interativos do personagem do programa "Nas Garras da Patrulha" irão interagir com o público
Ao todo, sete quadros interativos irão oferecer a oportunidade ao usuário de interagir com essa fera do Mulambo Futebol Clube, por intermédio do Facebook. Palpite para o jogo, divulgação de notícias da Seleção, o quadro de substituições de jogadores, entre outras, são algumas das ações que serão promovidas durante os jogos.
"O Chico Pezão é um personagem cearense criado com base na nossa veia humorística. Ele é um personagem que vai fazer com que nós possamos curtir, se divertir e brincar em cima desse grande evento, que é a Copa das Confederações", afirma Ildefonso Rodrigues, diretor editor do Diário do Nordeste.
Quem é o craque?
Um dos principais personagens do programa Garras da Patrulha, o Chico Pezão é o craque do Mulambo Futebol Clube, time que representa a 5º divisão do futebol cearense. Com seu humor e ironia, retrata o meio esportivo, satirizando a forma padrão dos jogadores responderem a entrevistas durante os jogos.
Quem quiser acompanhar as aventuras do Chico Pezão, basta acompanhar as fan pages do Facebook dos veículos de comunicação do Sistema Verdes Mares.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário