A fase definitivamente virou para o Atlético Mineiro neste Campeonato Brasileiro. O que antes se apresentava como uma briga contra o rebaixamento, agora vira foco na Libertadores. E graças ao grande resultado conquistado pelo Atlético no clássico deste domingo contra o rival Cruzeiro.
A equipe atleticana saiu atrás, parecia que não iria conseguir reagir, mas contou com o brilho de Robinho que, inspiradíssimo no segundo tempo, comandou uma grande virada contra o Cruzeiro no Mineirão e deu a vitória ao Atlético pelo placar de 3 a 1.
Além da vitória, o resultado serviu para quebrar o retrospecto da equipe atleticana contra o rival no Mineirão. Com o resultado, o tabu que durava mais de dois anos sem vitória em cima do rival no estádio acabou.
A última vitória dos atleticanos contra o Cruzeiro no estádio ocorreu em 19 de abril de 2015, pelo Campeonato Mineiro, quando Lucas Pratto, hoje no São Paulo, marcou os dois gols da vitória por 2 a 1.
Quebra do tabu e retrospecto positivo contra o rival no ano. A vitória deu ao Atlético Mineiro a vantagem em confrontos contra o Cruzeiro em 2017. Antes da partida de hoje, retrospecto igual: duas vitórias para cada um e um empate. Agora, o Atlético termina a temporada com mais vitórias no clássico de Minas.
Na tabela, o resultado fez o Atlético chegar aos 41 pontos na tabela e ficar no 10º lugar. Já o Cruzeiro, garantido na Libertadores, segue com 47 pontos na 5ª posição.
Em campo, o que se viu foi uma primeira etapa equilibrada nos números. As duas equipes finalizaram sete vezes, mas que mais levou perigo foi Cruzeiro, que criou oportunidades e obrigou uma boa intervenção do goleiro Victor.
Com 22 minutos, Hudson pegou a bola da intermediária e arriscou de longe. A bola passou à direita do goleiro atleticano. Dois minutos depois, foi a vez de Diego Barbosa aproveitar ótima tabela e finalizar para uma ótima defesa de Victor.
Só que depois não teve como. De Arrascaeta fez linda jogada e tocou para Diogo Barbosa. O lateral cruzou para Rafinha que só ajeitou para Thiago Neves pegar um belo chute de primeira e abrir o placar no Mineirão.
A pressão não cessava, e o Cruzeiro teve mais duas oportunidades de ampliar o placar ainda antes do intervalo com Rafinha e Arrascaeta, mas não concluiu em gol.
A segunda etapa começou e mostrava o Cruzeiro melhor, com Rafinha chutando uma bola no travessão de Victor. Só que a reação atleticana que parecia improvável aconteceu.
Aos 15 minutos, Fábio Santos cruzou na área, Fred desviou e sobrou para Otero completar de cabeça e devolver o Atlético ao jogo. E não demorou para os atleticanos conseguirem a virada.
Com 21 minutos, Robinho recebeu de Fábio Santos, cortou o marcador e bateu colocado no canto rasteiro. E, do mesmo modo, só que com mais plasticidade e no alto, Robinho fez o segundo dele – um golaço – que decidiu o clássico para o Atlético no Mineirão.
Agora, na busca por uma vaga na Libertadores, o Atlético Mineiro vai receber o Botafogo no próximo domingo, no Independência. Já o Cruzeiro, sem muitas ambições no campeonato, visita o embalado Palmeiras em São Paulo, segunda-feira, dia 30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário