O jogo 1 das Finais da NBA teve um nome de destaque: Pascal Siakam. O jogador do Toronto Raptors fez 32 pontos (82% de aproveitamento) e pegou 8 rebotes na vitória da equipe canadense sobre o Golden State Warriors por 118 a 109, nesta quinta-feira.
O impressionante é pensar que o jogador camaronês até alguns anos atrás queria ser padre!
Criado em Duala, a maior cidade de Camarões, Siakam era o mais novo de quatro irmãos e foi matriculado por seu pai, um apaixonado por basquete, no seminário de St. Andrew's, uma instituição católica, aos 11 anos.
Aos 15, sua vida sofreu uma reviravolta, quando ele decidiu que não iria mais se dedicar à vida religiosa.
Seus irmãos mais velhos ganhavam bolsas de estudos para jogarem basquete em universidades norte-americanas. Apesar disso, nenhum deles chamou atenção dos scouts da NBA por não terem um porte atlético tão dotado. Ao contrário de Saiakam, que tinha os dotes atléticos, mas não era tão fã do esporte.
"Meus irmãos me disseram o tempo todo que eu acabaria jogando basquete", disse Siakam. "Mas eu não queria jogar. Eu queria fazer outra coisa, qualquer coisa além de basquete."
Publicidade para Android e iOS
Tudo mudou quando ele foi ver um camp da NBA na África do Sul com Serge Ibaka. A partir dali, Siakam passou a gostar do esporte e ser descoberto por Luc Mbah a Moute, ala dos Los Angeles Clippers. Desde então, teve uma ascensão meteórica.
Aos 16, mudou-se para o Estados Unidos para jogar em Lewisville, Texas. Foi lapidado nos fundamentos que não havia desenvolvido até então.
As ótimas atuções o fizeram ser recrutado pela Universidade de New Mexico State. Logo em sua segunda temporada, já era um astro do basquete universitário. Ir para o draft da NBA era só uma questão de tempo.
Em 2016, foi recrutado pelo Toronto Raptors na primeira rodada (27ª posição). Após passar um ano de adaptação, quando jogou também pela equipe afiliada na G-League (liga de transição), ele mostrou seu potencial a partir da segunda temporada. Apesar de participar da rotação do elenco, ele ainda não era um dos protagonistas.
Toronto largou na frente na decisão do melhor basquete do mundo
Na atual temporada, Siakam viu seu desempenho decolar. Mesmo com 2,06m, o camaronês mostra habilidade, técnica, velocidade e muita força física. Passou a evoluir nos arremessos de três pontos , sobretudo na "zona morta".
Mesmo com tantas conquistas, Pascal Siakam guarda uma grande tristeza. Seu pai, o maior incentivador de sua carreira, não viu o sucesso do filho caçula. ele faleceu em um acidente de carro, em 2014.
"Faço isso pelo meu pai. Faço pelo meu pai. Entro lá todas as noites sem me preocupar com qualquer coisa que esteja acontecendo. Só tenho um propósito maior", disse Pascal Siakam, após o jogo.
Calendário
Jogo 1, 30/5 (quinta), 22h - Raptors 118 x 109 Warriors
Jogo 2, 2/6 (domingo), 21h - Raptors x Warriors
Jogo 3, 5/6 (quarta), 22h - Warriors x Raptors
Jogo 4, 7/6 (sexta), 22h -Warriors x Raptors
Jogo 5, 10/6 (domingo), 22h - Raptors x Warriors (se necessário)
Jogo 6, 13/6 (quinta), 22h - Warriors x Raptors (se necessário)
Jogo 4, 16/6 (domingo), 21h - Raptors x Warriors (se necessário)
Nenhum comentário:
Postar um comentário