Os 12 adversários do Vovô até o fim da Série A se dividem entre os de cima da tabela, em casa, e os abaixo dele, fora
Analisando os 12 jogos que o Vovô terá até o fim da Série A, divididos igualitariamente entre dentro e fora de casa, uma coincidência se apresenta. Atuando fora de casa, o Ceará enfrentará times que estão abaixo dele na tabela ou que disputam a permanência na Série A com o Alvinegro: Atlético/MG, América/MG, Atlético/PR, Avaí, Grêmio e Bahia.
Jogando em casa, o Vovô enfrentará clubes que estão acima dele: Figueirense, Flamengo, Fluminense, Santos e Corinthians. O Cruzeiro é a exceção e será o último adversário do Vovô no Estádio Presidente Vargas, na 37ªrodada.
O volante Heleno ressaltou que para obter êxito fora de casa, nos chamados "jogos de seis pontos", o Ceará precisa melhorar seu desempenho longe da torcida. "Precisamos ter mais concentração quando atuarmos fora. E sermos mais ousados também. Se entramos como em alguns jogos, como os do São Paulo, Botafogo, não conseguiremos pontuar".
Até então, o desempenho fora de casa do Vovô é de time rebaixado: somou apenas seis pontos (uma vitória, três empates e nove derrotas), enquanto o Coritiba, 16º, soma nove.
O lateral-esquerdo Vicente lembrou que tirar pontos desses adversários será vital para o Vovô permanecer na Série A. "O técnico Estevam Soares já alertou a gente dessa coincidência. Precisamos melhorar nossa campanha fora, jogar bem contra esses times e tirar pontos deles. Facilitará nosso objetivo".
Trunfo
Quando ao desempenho no Presidente Vargas, a torcida não precisa se preocupar. Foram sete vitórias, três empates e três derrotas. A campanha como mandante é de time que briga por vaga na Libertadores. O time tem a 7º melhor campanha com 24 pontos, enquanto o 5º colocado que se classificaria, Fluminense, soma 27.
O goleiro Fernando Henrique confia no desempenho do time diante da torcida. "Aqui no Presidente Vargas, não importa se enfrentaremos times grandes, ou que estão acima da gente. Já vencemos times assim e temos que atropelar quem vier".
Jogando longe da torcida, o camisa 1 dá a receita para o sucesso. "Fora de casa, somar pontos é importante, por se tratar de adversários diretos. Temos que jogar estas partidas com inteligência. A começar diante do Atlético/MG".
Saiba mais
Projeção
Com 30 pontos na Série A, o Vovô hoje tem apenas 16,5% de chance de rebaixamento, segundo o site Chance de Gol. Nunca em uma Série A de pontos corridos com 20 clubes um time caiu com 46 pontos. Para obter a pontuação, o Ceará precisaria de mais 16. Lembrando que o número pode diminuir de acordo com o aproveitamento dos times do Z-4
Ameaçados
Cinco clubes tem mais chances de ficar entre os quatro últimos do que o Ceará: América/MG (99,5 %), Avaí
(95,8 %), Atlético/PR (81,8 %), Atlético/MG (63,7 %) e Bahia (30.7 %)
Treinamento
Os titulares do Vovô voltam a treinar pra valer hoje. Após a segunda-feira de folga, ontem todo elenco trabalhou apenas a parte física no período da tarde. Pela manhã, só os reservas realizaram um jogo treino no Ceten. A ausência ficou por conta de Thiago Humberto, que com dores no púbis, será reavaliado hoje
PRESTIGIADOElogiado por Estevam Soares, Heleno retorna
"O Heleno é um guerreiro. Conto com ele para o jogo contra o Atlético Mineiro". Com estas palavras o técnico Estevam Soares deu moral ao jogador após a vitória contra o Coritiba, que desfalcou o time por suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
O elogio ao jogador, que também faz a função de terceiro zagueiro, não é surpresa entre os treinadores que passam pelo Vovô. PC Gusmão, Dimas Filgueiras e, por último, Vágner Mancini, declararam que Heleno era peça chave no esquema de jogo do clube, mesmo sendo constantemente suspenso por completar séries de três cartões ou expulsões.
Heleno agradece a confiança dos técnicos do Alvinegro. "Fico feliz com o elogio do Estevam. Não tinha ouvido, mas isso só me dá mais motivação para contribuir com o Ceará. Sei da minha importância para o elenco".
Por ter ciência de sua importância para o esquema tático do time, Heleno luta para diminuir as suspensões. "Não culpo os árbitros por me advertirem com cartões e sim a mim mesmo. Estou colhendo o que plantei lá atrás. Mas eu sei que posso mudar isso e ser menos suspenso. Quem sabe a partir de agora ou no ano que vem", projeta.
Heleno diz que a confiança dos jogadores voltou com a vitória contra o Coritiba, que quebrou a sequência de seis jogos sem vencer no returno. "Estou confiante para retornar, assim como o grupo todo de jogadores está depois da vitória".
Com a motivação lá em cima, Heleno espera que o Ceará mude uma característica negativa quando toma gols fora de casa.
Sem meias palavras, o jogador alerta. "Quanto tomamos um gol, ficamos cabisbaixos, sentimos bastante. Quando corremos atrás do placar, tomamos o segundo, o terceiro. E aí fica difícil. É tomar um gol e ficar com a mesma postura. Temos que acreditar que podemos fazer gols também e entrar de novo na partida".
Desfalques
Se Heleno retorna de suspensão, o volante Eusébio cumprirá a automática diante do Atlético Mineiro. O jogador tomou o terceiro cartão amarelo contra o Coritiba na última rodada.
O técnico Estevam Soares iniciará os treinamentos com bola com os titulares hoje e começa a definir a equipe para enfrentar os mineiros no domingo.
VLADIMIR MARQUESREPÓRTER
DN / Varjota Esportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário