© Grande Prêmio F1 2019; GP DO AZERBAIJÃO; BAKU; SÁBADO; MERCEDES; VALTTERI BOTTAS
Muita coisa mudou para Valtteri Bottas de um ano para outro no Azerbaijão. O piloto que perdeu uma vitória com duas voltas para o fim em 2018 teve o momento de glória neste domingo (28): Bottas se manteve na frente de Lewis Hamilton desde a largada e, volta após volta, construiu aquela que viria a ser a segunda vitória na temporada 2019.
Com Hamilton no segundo lugar, a Mercedes conseguiu uma nova dobradinha, a quarta seguida. Mais do que melhorar estatísticas, os prateados alcançam nova vitória sobre a Ferrari. Sebastian Vettel cruzou a linha de chegada em terceiro, incapaz de atacar os dois primeiros colocados.
Max Verstappen, mais distante, levou um novo quarto lugar com uma Red Bull que ainda não parece capaz de brigar com Mercedes e Ferrari. O quinto lugar coube a Charles Leclerc, que teve uma prova de altos e baixos: o monegasco chegou a pintar como candidato à vitória após mostrar ritmo muito forte na primeira metade da corrida, mas logo murchou conforme os italianos falharam em fazer a estratégia funcionar.
O pelotão intermediário teve Sergio Pérez, que tanto se dá bem com Baku, como melhor piloto. O mexicano cruzou a linha de chegada em sexto, superando Carlos Sainz Jr. e Lando Norris. Lance Stroll, nono, e Kimi Räikkönen, décimo após largar do pit-lane, fecharam a zona de pontos.
Paddockast #15: Você manja mais de Fórmula 1 do que Flavio Gomes?
Saiba como foi o GP do Azerbaijão de Fórmula 1:
Paddockast #15: Você manja mais de Fórmula 1 do que Flavio Gomes?
Saiba como foi o GP do Azerbaijão de Fórmula 1:
A largada aconteceu do jeito que Valtteri Bottas queria. O finlandês, apesar de largar um pouco pior do que Lewis Hamilton, fechou as primeiras curvas na primeira colocação, se defendendo de ataques por dentro. Sebastian Vettel não teve chances de fazer algo na primeira volta, contentando-se com o terceiro lugar.
Ultrapassagem mesmo, só de quarto para trás. Sergio Pérez melhorou a já boa posição de largada com uma ultrapassagem sobre Max Verstappen. Lando Norris, Daniil Kvyat, Carlos Sainz Jr., Daniel Ricciardo e Charles Leclerc fecharam a zona de pontos. Sim, Leclerc perdeu duas posições após largar em oitavo.
Cair para décimo significa que Leclerc precisava fazer ultrapassagens com alguma urgência. No segundo giro, Ricciardo foi deixado para trás. Uma volta depois, a vítima foi Kvyat.
Na frente, ficava claro que a Ferrari tinha dificuldades de acompanhar a Mercedes. Vettel girava aproximadamente 1s mais lento do que Bottas e Hamilton, fechando a volta 4 pouco mais de 6s atrás do líder. Hamilton, entre os dois, devia 2s8 para Bottas.
#iconeimagem A largada do GP do Azerbaijão (Foto: AFP)Quem também tinha contratempos era Verstappen, mas de outra natureza. O holandês estava preso de Pérez até que, na sexta volta, encontrou o caminho na reta principal. O tempo perdido atrás da Racing Point significou um déficit de 4s para Vettel. Além disso, Leclerc, que logo apareceu na frente de todos do pelotão intermediário, surgia apenas 2s atrás de Max. Isso levando em conta que Charles estava com pneus médios, e não macios.
Os primeiros pits aconteceram na volta 7. Kvyat, que despencava com pneus usados no Q3, abriu os trabalhos. Räikkönen, que largou dos boxes, Magnussen, Hülkenberg e Giovinazzi fizeram o mesmo.
Na frente, a vida de Leclerc se tornava melhor. Verstappen perdia tempo rapidamente, consequência de problemas de frenagem na Red Bull #33. Na altura da volta 9, Charles já conseguia fazer a ultrapassagem para surgir em quarto.
Falando em Red Bull, Gasly fazia uma bela corrida de recuperação. Depois de largar dos boxes, o francês já estava misturado com o pelotão intermediário e brigando de igual para igual com Sainz.
Vettel, que definitivamente não tinha conseguia seguir a dupla da Mercedes, logo viu Leclerc no espelho retrovisor. O alemão, que chegava a ser 1s2 mais lento por volta, optou por fazer a parada antes de Charles firmar a ultrapassagem. Sebastian voltou à pista em quinto, enquanto o monegasco ficava com pista livre para voar baixo.
A Mercedes reagiu ao momento da Ferrari. Seja pela parada de Vettel, agora com pneus novos; seja pelo grande momento de Leclerc com médios; Bottas e Hamilton foram buscar pneus novos. Era a vez dos dois prateados usarem médios também.
Como poderia se imaginar, a dupla da Mercedes começou a anular o ritmo superior de Leclerc. Tanto Bottas quanto Hamilton conseguiam girar voltas 1s melhores. Restava saber até que ponto a Ferrari deixaria Charles na pista.
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. Varjota Esportes - Ce. / MSN. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário