Quem será o craque do Brasileirão? E o artilheiro? Que reforço você gostaria de ter no seu time? E quem seria o jogador mais chato do campeonato? Seu ídolo, quem é?
A pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM em parceria com a revista “Monet”, com 334 jogadores, de 23 equipes do futebol brasileiro, é mais uma prova de que Neymar é “o cara” e “a cara” do Campeonato Brasileiro de 2012.
O santista teve seu nome apontado em respostas a todas essas perguntas. Monopolizou os questionários enviados aos clubes das Séries A e B e comprovou despertar os mais variados sentimentos nos adversários: respeito, medo, admiração, irritação, idolatria até.
Quem fez parte da pesquisa | Quem não fez parte da pesquisa |
---|---|
América-RN, Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, Barueri, Boa Esporte, Botafogo, Bragatino, Ceará, Corinthians, Criciúma, Flamengo, Fluminense, Goiás, Guarani, Guaratinguetá, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano, São Paulo e Sport. | ABC, América-MG, Avaí, Bahia, CRB, Cruzeiro, Figueirense, Grêmio, Internacional, Ipatinga, Palmeiras, Vasco e Vitória. Até o fechamento desta matéria, não estavam cumputados os votos de ASA, Coritiba, Joinville e Paraná, os últimos a chegar |
Aos 20 anos, Neymar recebeu mais votos do que a soma de todos os outros 40 citados para ser o melhor do campeonato: 202 contra 99 “da rapa”. Entre os menos indicados há nomes como Fernando Bob, do Atlético-GO, e Renan Lemos, do Botafogo, além de três atletas cujo forte é a autoestima - votaram em si mesmo. Outros 33 jogadores optaram por não responder.
A indicação a Neymar é um cartaz justo a quem conquistou, em 2011, o prêmio de craque do Brasileirão, da CBF, mesmo com o Santos tendo sido coadjuvante durante toda a competição, em razão da preparação para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa. E a quem, em 2012, já fez 27 gols em 24 jogos, o que credenciou o menino-prodígio a ser também o quinto mais indicado para a artilharia do nacional (confira nesta quinta-feira o favorito dos colegas).
Respeito que, curiosamente, em grande parte vem de baixo. Num universo praticamente idêntico de jogadores (168 da Série A e 166 da B), Neymar foi o preferido de 119 colegas de profissão da segunda divisão e "apenas" 83 da elite. Fruto da confiança que alguns clubes, como São Paulo, Flamengo e Fluminense, depositam em suas estrelas. Lucas, amigo do favorito, foi o segundo mais lembrado, com 22 votos, à frente de Ronaldinho Gaúcho (9), Montillo (8) e Deco (6).
Em pouco mais de três anos como jogador de futebol profissional, Neymar já possui currículo invejável: tricampeão paulista, uma Libertadores e uma Copa do Brasil pelo Santos, além do título sul-americano sub-20 com a Seleção Brasileira. Falta o Campeonato Brasileiro.
A equipe "abriu mão" da disputa na última edição, já que perdeu seus principais jogadores durante a Copa América, além de ter priorizado as fases finais da Libertadores e os treinos para o Mundial. Agora, mesmo ainda vivo na competição sul-americana e com a Olimpíada de Londres pela frente, o camisa 11 deseja estar em campo mais vezes (veja no vídeo ao lado).
- Espero que a gente possa ter mais tempo para focar no Brasileiro e não acontecer como no ano passado, para chegar ao final do campeonato no topo da tabela - avisou o craque.
saiba mais
Neymar vai para seu quarto Brasileiro com média de gols em ascensão. A edição de 2009, seu debut, foi a que o atacante mais jogou (33 partidas) e menos balançou redes: 10 gols. No ano seguinte, entrou em campo 31 vezes e fez 17 gols. Em 2011, comemorou 13 vezes em 21 jogos, média de 0,6. Na atual temporada, tem 1,1 gol por jogo.
Indicador de que o torneio deste ano pode mesmo ser o melhor de sua curta, mas vitoriosa carreira. E de que o Santos pode confirmar a expectativa dos jogadores e ser o principal rival do atual campeão Corinthians na defesa do título.
- Ele realmente desequilibra em jogos decisivos - elogiou Tite, comandante do Timão.
Melhor que Messi... e chato!
Neymar no Guaratinguetá? No Criciúma? No Boa Esporte? Sonhar não custa nada... E os boleiros sonham tabelar e receber bolas do craque. Uma das questões do formulário entregue aos jogadores perguntava que reforço eles gostariam de ver em seus times.
Lionel Messi, eleito nos três últimos anos o melhor do mundo na Fifa, foi lembrado 34 vezes. À frente dele, pelo menos neste quesito, somente Neymar, preferido de 65 atletas para reforçar suas equipes. Ganso, Montillo e o atacante Adriano, apesar da frustrante passagem pelo Corinthians e dos últimos insucessos, completam o top 5.
Um sonho impossível, é bom que se diga. No ano passado, o Santos divulgou acerto para segurar o ídolo até a Copa do Mundo de 2014 e frustrou o interesse dos espanhóis Barcelona e Real Madrid. O valor comentado na época era de 60 milhões de euros, certamente muito superior ao que se encontra nos cofres dos clubes nacionais.
A quantia astronômica, o acerto com o Peixe e a paixão já declarada de Neymar por seu clube tornam surreal a pretensão de 19,5% dos boleiros, que terão de se contentar em enfrentá-lo por mais um Campeonato Brasileiro.
Os dribles, as piruetas depois dos choques, as encenações e a quantidade de cartões amarelos e vermelhos que tudo isso provoca em seus marcadores também não passaram em branco. Além dos gols, que irritam qualquer rival com sangue nas veias, são as principais razões para o atacante ter sido o quarto mais citado como o "chato do Brasileirão", com 11 votos.
Características provavelmente decisivas também para que três jogadores - um atacante e dois meias, a título de curiosidade - o escolhessem quando solicitados para apontar o maior ídolo, categoria que teve votos para os próprios pais e até para Jesus Cristo. Ao menos no Brasileirão, Neymar é onipresente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário