Com defesas de Mayssa, Brasil vence Montenegro no handebol feminino Goleira substitui Chana no segundo tempo e ajuda seleção a obter segunda vitória em Londres por 27 a 25 em cima da equipe europeia


Depois de derrotar com esforço a Croácia na estreia, a seleção feminina de handebol do Brasil conseguiu uma nova vitória em Londres. Na partida realizada na Caixa de Cobre e válida pela 2ª rodada do Grupo A, as meninas bateram Montenegro por 27 a 25, nesta segunda-feira, com destaque para a goleira reserva Mayssa na etapa final. O próximo compromisso da seleção brasileira será contra a anfitriã Grã-Bretanha, na quarta-feira, às 12h15m (de Brasília).
Seleção feminina comemora segunda vitória em Londres, dessa vez contra Montenegro (Foto: Reuters)
Presente em todas as Olimpíadas desde Sydney 2000, Chana aos poucos dá lugar a Mayssa no gol brasileiro. Contra Montenegro, a paraibana brilhou, efetuou várias defesas no segundo tempo (quando substituiu a experiente jogadora) e teve papel importante na vitória verde--amarela. A alternância na meta, porém, não é uma briga pela vaga de titular.
- Estamos muito unidas, eu e a Mayssa. Sabemos que esta é uma competição muito longa, não tem como jogar todas as partidas. Teríamos que trocar e ela estava preparada. Ontem a gente conversou sobre isso, e eu tinha certeza de que ela ia fechar o gol. Ela entrou muito bem. Fez boas defesas. Dá muito ânimo para as jogadoras quando a goleira defende boas bolas - reconheceu Chana.
Feliz com o rendimento, Mayssa sentiu um pouco de nervosismo. Defendendo o país pela primeira vez em Londres, a goleira se acalmou rapidamente para então montar um "paredão humano" embaixo das traves e se credenciar a futura substituta de Chana.
- Eu senti um pouquinho a borboleta no estômago, mas foi rápido, passou. Eu me sinto preparada mesmo - afirmou Mayssa.
O Brasil chegou a quatro pontos, mesma pontuação da Rússia, e ocupa a segunda colocação do grupo. A seleção perde a liderança no saldo de gols, já que tem três contra 24 das russas. Montenegro e Croácia, com dois pontos cada, estão em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Ainda zeradas, Angola e a lanterna Grã-Bretanha fecham a classificação.
O torneio de handebol feminino em Londres conta com 12 seleções, divididas em dois grupos de seis. As quatro melhores de cada chave passam para as quartas de final. A partir dessa fase, os jogos são eliminatórios.
Primeiro tempo equilibrado
O Brasil saiu na frente logo aos 43s, com um gol de Duda. Porém, aos 5 minutos, Montenegro já estava com a vantagem de 4 a 2 na partida. As brasileiras levaram mais 6 para conseguir o empate, deixando o placar em 7 a 7.
Eduarda Amorim, handebol feminino a partida é Brasil x Montenegro (Foto: Agência AFP)Duda marcou seis gols e foi a vice-artilheira da
seleção na partida (Foto: Agência AFP)
Aos 15, Bulatovic foi penalizada, e Montenegro teve que ficar 2 minutos com uma jogadora a menos. Fernanda e Alexandra fizeram valer a superioridade númerica e recolocaram o Brasil à frente: 9 a 7. Porém, em um minuto, Montenegro empatou a partida. Aos 23, a seleção conseguiu obter pela primeira vez uma vantagem de três gols no jogo: 13 a 10. Porém, as europeias reagiram e viraram o marcador, indo para o intervalo com 16 a 15 a seu favor.
Mayssa fecha o gol, e Brasil garante vitória
Montenegro começou bem o segundo tempo, com gol de Miljanic, mas, dois minutos depois, Duda e Samira deixaram tudo igual. Mayssa, substituindo Chana na etapa final, evitou por três vezes um gol montenegrino. Com as defesas da goleira, a seleção se animou. Aos 4, Deonise, Alexandra e Duda deixaram o Brasil três gols à frente das adversárias: 20 a 17. Dois minutos depois, Mayssa apareceu outras duas vezes para manter a vantagem brasileira.
Aos 8, porém, a arqueira não foi capaz de salvar o gol de Savic. Quando a reação de Montenegro parecia criar corpo, Bulatovic foi penalizada pela terceira vez, sem poder retornar novamente à partida. Na sequência, Daniela fez para o Brasil, e Miljanic devolveu na mesma moeda. Alexandra converteu um pênalti aos 12, mas, no minuto seguinte, Lazovic diminuiu: 22 a 20. Aos 15, Ana Paula marcou e, na sequência, viu Mayssa operar duas novas defesas.
Aos 18, Katarina converteu um pênalti, mas Ana Paula tratou de marcar para o Brasil. Um minuto depois, Mayssa demonstrou reflexo ao defender uma bola no chão. Aos 23, Katarina anotou outro. No minuto seguinte, Alexandra aproveitou um rebote e fez seu sétimo gol no confronto, enquanto Duda foi eliminada pela terceira punição.
Aos 27, Lazovic marcou, mas, em seguida, Daniela manteve a vantagem de três gols. Aos 28, Popovic marcou e, no contra-ataque, Savic encostou no placar: 26 a 25. No minuto final, Alexandra aumentou a vantagem e decretou a vitória brasileira por 27 a 25. 

 Varjota  Esportes - Ce.    /    Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário