Roger Gaúcho abriu o caminho da vitória do Ceará sobre o Tupi-MG (Foto: Bruno Ribeiro)
Time reserva, má fase e jogadores de defesa improvisados no meio-campo. Tudo parecia caminhar para não dar certo para o Ceará, diante de um Tupi-MG bem na Série C do Campeonato Brasileiro, jogando em casa e que dificultou a vida alvinegra no jogo de ida, em Fortaleza. Mas a história do jogo mostrou um cenário diferente. Com um gol do garoto Arthur, vindo do time sub-20 do Vovô, o time cearense venceu por 2 a 1, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Sem vencer há 12 partidas, o Ceará precisava de um bom resultado para frear a pressão sobre jogadores, comissão técnica e diretoria. E a utilização de um time reserva não dava esperanças ao torcedor. Do outro lado, o Tupi-MG vinha com mais favoritismo, principalmente porque tinha conseguido arrancar um 0 a 0 no primeiro jogo de ida e tinha a torcida a seu favor.
O Ceará espera agora sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. A partir dessa fase, os times que disputam a Copa Libertadores também integram a competição. Já o Tupi-MG está fora da competição.
O Vovô retorna a campo no próximo sábado (25), na Arena Castelão, contra o Mogi Mirim, às 21 horas, pela Série B. O Tupi-MG joga com o Brasil de Pelotas, no interior gaúcho, no domingo (26), às 16 horas, na Série C.
SAIBA MAIS
Confira como foi o lance a lance do jogo
Veja a tabela atualizada da Copa do Brasil
Com muita névoa
Sob forte cerração, Tupi e Ceará iniciaram uma partida bem movimentada. Sem vantagem para nenhuma das duas equipes, a partida se tornou mais intensa. Nos primeiros minutos, a equipe mineira tomou a iniciativa e levou perigo em duas oportunidades. Daí em diante, o Vovô começou a ganhar no meio-campo e, em forte chute de Roger Gaúcho, da entrada da área, abriu o placar.
O jogo seguiu bem movimentado, mas os passes errados eram o ponto baixo. Com isso, a qualidade técnica caiu na metade da etapa, dando a impressão de que os times se preservariam para o segundo tempo. Mas depois dos 30 minutos, o Tupi resolveu apertar de novo. Principalmente, depois da saída de Carlão, que fazia boa marcação à frente da zaga. Resultado foi que Marco Goiano emendou chute e sobra de bola, da entrada da área, e empatou. Luís Carlos ainda tentou buscar, mas não havia mais tempo. O empate seria o resultado até o intervalo.
Tupi-MG ainda tentou o gol da vitória, após o empate, mas foi o Ceará que decidiu com gol de Arthur (Foto: Bruno Ribeiro)
Duas expulsões e pressão
Diante da vantagem, o Ceará começou a etapa final mais comedido e esperando a atitude da equipe do Tupi, que não poderia ser outra que não fosse ir ao ataque. Mas os homens de frente não finalizavam bem. Com isso, o Vovô foi se soltando mais, arriscando passes em profundidade e chutes de longe. Os lances nem sempre eram bem sucedidos, mas assustavam. Fernandinho mandou dois bons chutes a gol. Em um deles, Glaysson se esforçou além da conta para defender. Nesse meio tempo, os mineiros perderam Genalvo, expulso.
Mais ainda o Ceará foi para cima com a expulsão. No entanto, não contava com a mudança de postura do Tupi, que não se retraiu e resolveu atacar com mais firmeza. O técnico Leston Júnior colocou mais dois atacantes em campo e provocou uma marcação mais dura do Ceará, que resultou na expulsão de Everton, o mais inconstante em campo pela equipe cearense.
Desta feita, foi o Tupi que foi surpreendido. Em vez de se fechar, o Vovô se arriscou no ataque. E em jogada de Fernandinho, que entrou bem no meio-campo alvinegro, o garoto Arthur escorou para as redes, dando a vaga ao Alvinegro de Porangabuçu nas oitavas da Copa do Brasil.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário