Com quase o dobro de gols, Fortaleza tem ataque mais positivo que Uniclinic Balanço mostra que equipes são as duas de melhor performance no Cearense, mas Tricolor leva vantagem ampla em gols marcados. Confrontos foram equilibrados

Mais uma edição do Campeonato Cearense vai chegando ao fim. Há 55 anos, uma final da competição não reunia times da Capital que não fossem Fortaleza, Ceará e Ferroviário jogando entre si. Desta vez, o Uniclinic chega como novidade e com respaldo pela boa campanha. O GloboEsporte.com/ce comparou os números da trajetória dos dois times que brigam pelo título do estadual em 2016. Sabia que o Fortaleza tem o melhor saldo de gols da temporada e o Uniclinic teve um dos menores públicos pagantes da competição? O primeiro jogo decisivo na caminhada pela taça será no domingo (1º), na Arena Castelão, a partir das 16 horas.

Uniclinic x Fortaleza Campeonato Cearense Arena Castelão Daniel Sobralense (Foto: Kid Júnior/Agência Diário) 
01
PRIMEIRA FASE

Arte Fortaleza Uniclinic Campeonato Cearense campanhas 1 (Foto: Arte/Sebastião Mota)Campanhas de Leão e Águia foram bem semalhantes (Foto: Arte/Sebastião Mota)
Na primeira fase do Cearense, em 2016, as duas equipes caminharam praticamente juntas na pontuação. Compondo o grupo A1, a diferença de um ponto entre os 19 do Tricolor do Pici e os 18 da Águia de Precabura ficou na derrota a mais que o time comandado por Maurílio Silva sofreu e no único empate do Leão. Foram oito jogos para cada time e uma campanha quase idêntica nas dez rodadas iniciais. 

Apesar da semelhança nos resultados finais, o Fortaleza conseguiu ser mais regular em campo. Entre a segunda rodada, quando estreou na competição, e a quinta, o time do Pici emendou uma sequência de quatro vitórias interrompida apenas por um empate. Em seguida, na 9ª rodada, a equipe foi vencida pelo Uniclinic, única derrota na primeira fase. Já o adversário, foi mais inconstante e alternou entre vitórias, não passando de duas seguidas, e derrotas. No entanto, o Uniclinic venceu as duas últimas e decisivas partidas.

Disparidade também entre ataque das equipes. O Leão conseguiu ser mais eficiente na ofensiva e balançou as redes adversárias 19 vezes. Enquanto isso, o Uniclinic marcou 13 gols. Na defesa, um "equilíbrio negativo". O Tricolor sofreu oito gols e a Águia, nove.
02
SEGUNDA FASE

Arte Fortaleza Uniclinic Campeonato Cearense campanhas 2 (Foto: Arte/Sebastião Mota)Leão se classificou com antecedência. Águia levou mais tempo (Foto: Arte/Sebastião Mota)
Na segunda fase, já em grupo único, certa diferença entre as equipes é mais perceptível. O Fortaleza perdeu apenas um jogo enquanto o Uniclinic sofreu três derrotas. Nos empates, dois para o Tricolor e um para o time da Precabura. Em seis jogos, a sequência foi mais positiva para o Leão que se manteve estável. O Uniclinic caiu no rendimento e se distanciou na pontuação. As equipes somaram 11 e 7 pontos, respectivamente.

Essa etapa, o Fortaleza iniciou com duas vitórias em sequência, sendo uma delas em Clássico-Rei, ainda na segunda rodada. Depois ficou no empate com o Guarani de Juazeiro e venceu novamente. Assim, o time garantiu classificação antecipada e liderou o grupo. Já o time da Precabura estreou com derrota, venceu o Guarany de Sobral, ficou no empate com o Ceará e voltou a vencer apenas diante do Guaraju, já na quarta rodada. O time encerrou a fase com duas derrotas, mas avançou em segundo colocado para as semis.

Nos gols, novamente diferença entre os grupos. Com o ataque mais positivo, o Leão marcou sete vezes, enquanto o Uniclinic fez apenas quatro gols. No entanto, a maior disparidade fica nos gols sofridos. A defesa tricolor se segurou e levou apenas três gols enquanto a do adversário, sete.
03
SEMIFINAIS

Arte Fortaleza Uniclinic Campeonato Cearense campanhas 3 (Foto: Arte/Sebastião Mota)Campanhas foram bem díspares nas semifinais (Foto: Arte/Sebastião Mota)
Após a segunda fase, finalizada em 30 de março, pausa de duas semanas. Na semifinal, que iniciou em 16 de abril, o Fortaleza encarou o Guarany de Sobral pelo grupo C1. No primeiro jogo, uma vitória sólida por 3 a 1. Na partida de volta, na Arena Castelão, um empate sufocante de 4 a 4, apesar do apoio da torcida. Contra o Guarani de Juazeiro, o Uniclinic venceu a primeira, mas perdeu a segunda. Resultado igual ao do time do Cariri. Mas jogando por resultados iguais, a equipe da Precabura conquistou a vaga inédita na final do Cearense.

Nos gols, o Leão seguiu melhor. Em apenas dois jogos, marcou sete vezes. Já o Uniclinic, apenas duas. No entanto, no quesito gols sofridos, o Uniclinic foi melhor. Equipe levou somente dois gols contra cinco do Fortaleza.
04
DEFESA X ATAQUE

Sem dúvida, a força ofensiva do Fortaleza fez toda a diferença na campanha da equipe. Ao todo, foram 33 gols marcados. Quase o dobro do rival finalista Uniclinic, que balançou as redes adversárias 19 vezes. No entanto, o calo das equipes fica na defesa. Respectivamente, cada uma levou 16 e 18 gols.

Sport x Fortaleza Copa do Nordeste (Foto: LC Moreira / Estadão Conteúdo) 
05 
ARTILHARIA

Entre os dez primeiros na artilharia do Cearense, os finalistas têm o maiores marcadores na lista. Uniclinic aparece duas vezes no ranking, como o Ceará, mas tem 12 gols marcados enquanto o Alvinegro tem nove. Diogo, é vice-artilheiro, com sete gols, e Enercino aparece em quarto, com cinco. 

Com o ataque mais positivo, o Fortaleza lidera a tabela com Anselmo, nove gols, e tem Daniel (três) e Everton (três), em nono e décimo, respectivamente.
Icasa, Uniclinic, Campeonato Cearense, PV (Foto: Crisneive Silveira)

06
PÚBLICO

Fora de campo, os times têm uma disparidade nítida: a torcida. Enquanto o Fortaleza está entre os três maiores jogos com maior público pagante, o Uniclinic aparece na estatística entre os menores, chegando a apenas 13 pagantes no jogo contra o Itapipoca, na 8ª rodada. Fortaleza x Ceará recebeu 24.312 torcedores na Arena Castelão, na segunda fase do campeonato. 

  Varjota  Esportes - Ce.        /         .Globoesporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário