Enquanto os organizadores/protagonistas de algumas das principais ligas da Europa buscam alternativas viáveis para a retomada da bola rolando - respeitando, é claro, as medidas de prevenção e segurança obrigatórias -, a Holanda foi por um caminho completamente inverso.
Após as autoridades políticas locais estenderem o isolamento total [lockdown] até o início de setembro, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) declarou como encerrada a Eredivisie, a primeira divisão do Campeonato Holandês. A competição foi encerrada com oito rodadas ainda por disputar, sem que haja um campeão ou rebaixados.
Como destaca o Globoesporte, o Ajax, que liderava o torneio no momento da paralisação nos critérios de desempate - tinha a mesma pontuação do AZ Alkmaar, mas levava vantagem no saldo de gols -, ficará com a vaga direta para a próxima Champions League. O AZ, então, disputará as fases preliminares (playoffs). Feyenoord, PSV, Willem II, Utrecht e Vitesse estarão na próxima edição da Liga Europa.
Apesar de controversa, a decisão foi tomada em conjunto com os clubes e teve como principal motivação a tentativa de preservação do calendário 2020/21. Com o lockdown total no país até setembro, a temporada 2019/20 provavelmente adentraria o mês de outubro, cenário que já prejudicaria o início da próxima temporada.
Varjota Esportes - Ce. / MSN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário