Julien Faubert chegou ao Real Madrid em janeiro de 2009. Foi uma contratação surpreendente, para dizer o mínimo. O meia-atacante francês estava no West Ham e assinou por empréstimo até o final daquela temporada depois que o clube merengue desembolsou 1,5 milhão de euros.
A passagem no Santiago Bernabéu foi curta. O jogador entrou em campo somente em duas ocasiões e atuou um total de 54 minutos sem brilho. Em 2017, o jornal Marca elegeu o francês como uma das piores contratações da história do Real Madrid.
Tinha tudo para ser uma daquelas histórias para se esquecer. Mas não foi.
Isso porque Faubert, que protagonizou um de seus momentos mais "emocionantes" no Real quando foi flagrado "dormindo" no banco de reservas durante uma partida da equipe, se tornou inspiração para uma série de TV. "Mercato", que mostrará os bastidores do mercado de transferências do futebol e tem como ponto de partida justamente a surpreendente ida de Julian Faubert ao Real Madrid, foi escrita pelo empresário Yvan Le Mée, responsável por ter intermediado a negociação.
"Ninguém entendeu a transferência de Faubert", disse o empresário em entrevista publicada pelo jornal Marca na última quarta-feira (22). "Juande Ramos (técnico do Real Madrid na ocasião) queria um ala direito, porque Robben não vinha bem. Eles (Real) queriam Valencia, que estava no Wigan, mas não conseguiram assinar com ele. A alternativa era Faubert, porque Juande o conhecia."
"Tudo foi feito no último dia (da janela de transferências). Pegamos um avião para Madri muito rapidamente, quase sem tempo, apenas algumas horas antes do fechamento do mercado. Não foi um truque de mágica, mas foi uma soma de circunstâncias que levou Faubert ao Real, e isso é um pouco da base da série, porque todos me perguntavam como era possível que um jogador que parecia não ter o nível necessário fosse para o Madrid", completou.
No entanto, Yvan Le Mée explica que a série não se trata apenas de Faubert. Mas, sim, de tudo que envolve os bastidores das transferências no mundo da bola. A série ainda não está disponível em nenhuma plataforma ou canal de TV.
"Queremos mostrar o mercado de futebol por dentro. Nossa intenção é mostrar o que acontece, algo autêntico, real, e que as pessoas entendam. Criamos uma espécie de La Casa de Papel do futebol."
Francês achou que ligação do Real era 'trote'
Não é exagero quando se diz que a ida de Faubert ao Real Madrid foi uma surpresa. Tanto é, que o próprio jogador não acreditou quando atendeu a ligação de um representante do clube espanhol.
"Estava no ônibus a caminho de um jogo contra o Fulham. Recebi uma ligação de um sujeito que me disse: 'Olá, trabalho para o Real Madrid e tenho que falar contigo.' Respondi que tinha que me preparar para um jogo importante e não tinha tempo para essas besteiras. E desliguei o celular", contou o jogador em uma entrevista ao The Athletic em março deste ano.
"Depois do jogo, tinha recebido cerca de 30 mensagens de texto e 50 mensagens de voz. Foi aí que percebi que era algo sério. Falei com o meu empresário e ele confirmou. Quando percebi que era verdade, rezei para que tudo corresse bem."
A contratação deu certo, mas o período em Madri não foi lá grande coisa. Retornou ao West Ham após passagem frustrada e apenas dois jogos pelo Real.
Sobre a polêmica "dormida" no banco de reservas, o francês explicou que tudo, na verdade, não passou de um mal-entendido.
"Estava sentado no banco e fechei os olhos por 30 segundos. Ficaram irritadíssimos e disseram que eu dormia no banco porque não jogava. O presidente me disse que precisava ser mais cuidadoso porque havia sempre câmeras e fotógrafos por todos os lados. Definitivamente, aprendi muito com essa experiência", argumentou.
Atualmente, Faubert defende o Bordeaux, da França. Antes disso, ele vestiu a camisa do Elazigspor, da Turquia.
Varjota Esportes - Ce. / MSN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário