Roberto Dinamite relembra a conquista do Brasileiro de 1974, que completa 47 anos neste domingo

 Uma das maiores conquistas da história do Vasco completa 47 anos neste domingo. Trata-se do primeiro título do Campeonato Brasileiro da história do clube carioca em 1974 ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1. Em entrevista à VascoTV, Roberto Dinamite relembrou o feito, citou que foi o seu primeiro momento como titular do Cruz-Maltino, e falou sobre o elenco que ergueu aquele troféu.

Time -base do Vasco na conquista do Campeonato Brasileiro de 1974 (Foto: Acervo LANCE!)© Time -base do Vasco na conquista do Campeonato Brasileiro de 1974 (Foto: Acervo LANCE!) Time -base do Vasco na conquista do Campeonato Brasileiro de 1974 (Foto: Acervo LANCE!) 

- 47 anos do primeiro título brasileiro do Vasco. nós vencemos aqui o Cruzeiro por 2 a 1. Para mim foi motivo de orgulho, pois foi o meu primeiro Campeonato Brasileiro como titular do Vasco. O Vasco foi campeão e eu fui o artilheiro da competição. E ali começou uma trajetória, eu tinha 19 para 20 anos e me tornava pela primeira vez artilheiro e o clube campeão pela primeira vez do Brasileiro - disse Dinamite, e acrescentou:

- Um momento único e muito especial. Com 20 anos, eu era o garoto do time, Meus companheiro em sua grande maioria já estavam com 25 para lá. E isso foi muito importante neste início, pois quando eu comecei a fazer gols nesse campeonato, eu passei a ter uma marcação mais forte, uma chagada mais forte dos adversários. Esses meus companheiros de equipes que eram Andrada, Paulo César, Alfinete, Alcir, Ademir, Zanata, Jorginho Carvoeiro, eu e Luís Carlos, esse era o time. Eles me deram uma força muito legal nesse campeonato - completou.

Vasco - 1974© Comemoração do gol de Jorginho Carvoeiro (Foto: Acervo LANCE!) Vasco - 1974

Comemoração do gol de Jorginho Carvoeiro (Foto: Acervo LANCE!)

A página oficial do Campeonato Brasileiro no Twitter também fez uma postagem relembrando o título do Vasco, que foi o primeiro a conquistar a competição entre os cariocas. Na conquista, Dinamite foi artilheiro com 16 gols e iniciava sua carreira que marcou o coração de cada torcedor vascaíno, com muitos gols e feitos históricos.

Na decisão, o Vasco derrotou o Cruzeiro em um Maracanã lotado (mais de 110 mil pessoas) com a magia do antigo estádio com arquibancada e geral. Ademir abriu o placar no primeiro tempo, mas Nelinho empatou para a Raposa na etapa final. Aos 33, Jorginho Carvoeiro marcou o gol do título e enlouqueceu a torcida vascaína no Maracanã. 

- Duas coisas que me marcavam muito eram arquibancada e geral. Era um momento que vocês estava muito mais próximo do torcedor. Era algo que fazia o nosso coração no gol bater a mais de 100. Quando você voltava para o meio seu coração já volta ao normal, batia a 60 e entrava no ritmo de jogo novamente - frisou Roberto.

FICHA DA FINAL:

Vasco da Gama 2×1 Cruzeiro

Data:

01/08/1974

Local: Maracanã

Público: 112.993 pagantes

Árbitro: Armando Marques

Gols: Ademir 14/1ºT (VAS), Nelinho 19/2ºT (CRU) e Jorginho Carvoeiro 33/2ºT (VAS).

Vasco: Andrada, Fidélis, Miguel, Moisés, Alfinete; Alcir, Zanata; Jorginho Carvoeiro, Ademir, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Técnico: Mário Travaglini

Cruzeiro: Vítor, Nelinho, Perfumo, Darci Menezes, Vanderley, Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Roberto Batata, Palhinha (Joãozinho) e Eduardo (Baiano). Técnico: Ílton Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário